quinta-feira, 15 de outubro de 2009

A beleza fabricada e a mentira que acreditamos

Hoje é uma daquelas estórias. Estórias que todas nós, mulheres ficamos entrelaçadas com as mentiras que vimos, ouvimos e absorvemos, a mais conhecida como a beleza fabricada, onde os padrões de beleza são totalmente distorcidos, onde a estética domina a saúde e todo e qualquer preço é válido para pagar a ditadura do endeusamento. Já fui gordinha, mas tb já fui de passar 4hrs direto em academia. Segundos os dados do DMH ,



  • cerca de 8 milhões de americanos possuem um tipo de distúrbio alimentar, sendo 7 milhões de mulheres e 1 milhão de homens.

  • 1 entre 200 mulheres americanas sofre de anorexia

  • Entre 100 mulheres americanas , 2-3 sofrem de bulimia

  • Quase metada da população americana conhece alguém com distúrbio alimentar.

  • Estima-se que 10-15% da população com bulimia e anorexia é masculina.


    Nós mulheres temos acreditado por décadas e décadas que ter aquele cabelo perfeito, aquela cintura linda, aquele bumbum empinado garante o nosso lugar nas relações sociais e até garante regalias que antes não nos eram disponíveis. Nossas avós , mães e nós mesmas temos passado essa mentira de geração à geração, movimentando um império capitalista em prol do superficial, do fútil, a custo de um esforço que não vai escapar da velhice de da força da gravidade. Não estou dizendo aqui que sou contra maquiagem e contra a pessoa se cuidar, ou até conhecer as novas tendências, mas quando a vida de uma mulher gira em torno de maquiagem e de tudo que a moda faz, ela torna-se um joguete do capitalismo e do consumismo, o que as agências de publicidade adoram.


    Todas nós sabemos que a beleza atualmente não é mais um conceito, é uma ditadura : ou nós enquadramos ou estamos fora. Você já sentiu velha, feia e gorda ao olhar um catálogo da Victoria's Secret(meu caso) ou folhear uma revista Nova? Eu já! Já saí de lá depressiva por acreditar que aquele padrão é o certo, quando eu QUE ESTUDEI PUBLICIDADE SEI BEM QUE ELES ADULTERAM A FOTO DA MODELO DE TODAS AS MANEIRAS, QUE TEM A NUANCE DE CORES, DA SATURAÇÃO , DA NITIDEZ E BRILHO E CAMADAS E FILTROS DO ESPELHO MÁGICO CHAMADO PHOTOSHOP, QUE TRANSFORMA ATÉ O MAIS SAPO DA LAGOA EM PRÍNCIPE ENCANTADO.






    O meu reclame do plim-plim hoje vai para Ralph Lauren (tb conhecido nos EUA como RL) , que demitiu a modelo Filippa Hamilton, de 23 anos, por ser muito gorda para vestir as roupas de sua grife. Ela trabalhava para a agência desde os 15 anos. Hamilton pesa 54 quilos , dona de uma altura de 1,77cm. Ela é a modelo da foto ao lado... 6 meses após a demissão de Filippa, circulou- se na internet uma foto da nova campanha de RL( eles ainda continuaram a usar as fotos dela para a campanha) com a foto da modelo, mas em versão adulterada. O pior de tudo foi a cara de pau do querido RL dizer que a foto foi feita no Japão e que quando ele soube já estava "vazada"nos EUA, que eles estavam cuidando das investigações , pq há 42 anos eles tinham construído uma marca cujo a excelência na arte era algo fundamental, PORÉM NADA FOI COMENTADO EM DEFESA DA MODELO. Eu não acredito nele nem de cabeça pra baixo porque um homem desse tem uma empresa, uma marca e uma reputação a perder. Ele vai sair ileso e a coitada da Hamilton vai ter sua imagem prejudicada. Achei muita falta de consideração demití-la e nem cuidar da imagem da "funcionária". Essa foi a resposta de Hamilton à entrevista dada à Fashion+Beauty:


    Eu acho que eles [ Ralph Lauren] devem um grande pedido de desculpas às mulheres americanas. Estou orgulhosa do meu corpo e acredito que uma modelo deveria ter uma aparência saudável
    .



  • CONFIRA A MATÉRIA NA ÍNTERGRA nesse site



    Fica aqui à minha indignação não somente ao RL, mas todas essas marcas que lucram em cima das nossas inseguranças e conto de fadas prometido não dura algumas horas, e quando voltamos para casa, temos que encarar a nossa abóbora, pq a maquiagem precisa ser tirada, as inseguranças precisam ser encaradas e a nossa identidade precisa ser apreciada.

    Que possamos fazer a diferença nas nossas vidas e na vida das outras mulheres tb, aprendendo a cultivar um novo tipo de beleza , a beleza da nossa identidade :)!

    Confiram os vídeos :




























ESSE COMERCIAL ME FEZ CHORAR !!!!!











Aqui vai o nosso momento de reflexão , e que todas nós possamos encorajar umas as outras a manter isso na nossa mente e no nosso coração :


A beleza é enganosa, e a formosura é passageira;mas a mulher que teme o Senhor será elogiada.Que ela receba arecompensa merecida, e as suas obras sejam elogiadas à porta da cidade.

( Provérbios 31: 30-31)

9 comentários:

  1. Ola Gisley!

    Gorda essa menina?!?!?! Creedo! Nao deu para assistir os videos:( Mas, devemos investir em uma geracao que ama o corpo que Deus deu, cuidar dele sim! De forma saudavel, porue devemos cuidar com amor tudo que Deus nos du e nao destruir.

    Ah, minha familia nao esteve aqui nao:( Aquela foto e no aeroporto em Fortaleza, quando estavamos voando de volta para ca:) Mas, mamis vem para o nascimento e primeiras semanas de Luisa:)

    Fica em paz!

    ResponderExcluir
  2. Oie Tícia,

    Poisé , eu tb fiquei passada, engomada e engavetada!!O cuidado do corpo deve ser saudável sempre, nem demais e nem insuficiente, mas como vc colocou bem, eu acho que na vida tudo é uma questão de esquilíbrio.

    Se cuidar bem
    Se exercitar
    Se alimentar bem
    Se amar bem tb, o corpo que Deus nos deu :)!

    Aposto como vc deve estar super feliz que sua mamis está vindo passar as primeiras semanas com vc!

    ResponderExcluir
  3. Gisley,

    ooooobrigada pelo elogio:) Nao tem como nao ficar alegre com "vda" crescendo" dentro da gente:) Eh mua bencao de Deus e agradecemos diariamente meeeesmo por isso:) Menina se mamis nao viesse eu estaria "perdida":) Sei que maternidade eh istinto (espera-se), mas prefiro previnir com mamis por aqui:) rsrsrs

    Abraco e fica em paz!

    ResponderExcluir
  4. É ridículo mesmo o que a sociedade impõe hoje em dia.
    Tudo na vida tem que ter equilibrio como vc mesma falou e nós humanos as vezes tendemos a exagerar para mais ou menos!

    Ah! Gisley queria vc aqui para uma companheira de caminhada/corrida depois do trabalho, já pensou? O corpo agradece, né não?

    ResponderExcluir
  5. Oie Débora,

    Conferi no youtube a entrevista dada pela modelo à um jornal americano.Tem tudo lá na íntegra!

    Caminhar tendo uma companheira é sempre muito 10! O tempo passa e a gente nem sente :)!!!

    Pra eu ir p/ academia, tenho que caminhar 20 min p/ ir e mais 20 p/ voltar..Já é um mini-exercício! Estou me preparando emocionalmente para encarar as aulas de ciclismo :P!

    ResponderExcluir
  6. Gi, adorei esse seu post.. pura verdade... Ja tinha visto alguns videos antes.. Realmente, passamos a vida interia sonhando en ser essas mulheres que nao existem......
    Quanto Gym.. ta ficando em forma em menina.. eu to parada..muito..muito..muito trabalho... e mais treinamento e aula... nem tenhi condicoes emocionais e fisicas pra voltar (assumur mais um compromisso) pro gym... tenho casa pra cuidar..filhos pra criar e emprego pra dedicar e aula pra suceder... Nao sei mais aonde tirar tempo......comeca o desgaste emocional....... tao cansada que da voltade de chorar........Mas acredito que depois de toda essa maratona vem a compencaco... bola pra frente........ Meus treinamentos estao comecando... mais cursos.. sorry se nao tenho tanto tempo pra vir aqui...mas e puxado mesmo!bjs e saudades!

    ResponderExcluir
  7. Oi Gi, obrigada por seu comentário!

    Penso como você também. Não sou contra a vaidade, mas acho que as mulheres têm sido bastante manipuladas pela indústria da beleza.

    O que não sabia dessa história da Ralph Lauren e que me deixou bastante chocada, foi esse argumento dele de que "a foto foi feita no Japão". Soou muito mal.

    Bjokas e boa semana!

    ResponderExcluir
  8. Adoreiiii... vi todos os vídeos e amei!!! Especialmente pq eu preciso me policiar pq eu me preocupo muito ainda com minha beleza exterior... já melhorei muito de antigamente, que era rata de academia, e hj estou o contrário... kkkkkk... não passo mais nem perto! Mas, eu me preocupo com pele manchada de sol, com idade, com aquela protuberância a mais na barriga... sendo que eu tinha barriga de tanquinho... Massss... hj eu já sei que isso não é o mais importante... e hj eu tento me cuidar pra me sentir bem comigo mesma!!! Mas claro que o me sentir bem comigo mesma tem tudo a ver com o padrão que nos é imposto pela mídia... eu queria clarear meus dentes, clarear minha pele, tirar algumas manchinhas que eu já tenho... hj eu vivo no protetor solar... Mas valeu, Gi, valeu mesmo... foi um pouco de puxão de orelha pra mim tb!!! Bjssss....

    ResponderExcluir
  9. Adorei esse post! A gente tem que se amar, se cuidar, se respeitar e se aceitar acima de tudo, porque cada um de nós é único!

    Beijão,
    Desencana mina

    ResponderExcluir

Exporte pensamentos e idéias vc tb!
Aqui, elas chegam rápido e vc não paga nada :)!
Divirta-se e volte sempre :)!

Por favor, deixe e-mail e nome de contato caso não tenha blog ou conta do google.

AVISO: Caso não goste ou não se indentifique com o material aqui exposto, vc tem todo o direito de ir ao topo da página do lado direito e apertar o X.

Não espere que nenhum(a) blogueiro(a) mude o formato ou conteúdo do blog para adequar à sua comodidade/pensamento.


A autora se faz no direito de reprovar todo e qualquer conteúdo que não traga nada à acrescentar ao blog.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...