quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Respire e cresça....



Essa frase do título do blog é uma frase muito comum dita nas aulas de Body Balance, que é um mix de yoga, pilates e tai chi... Sempre que praticava essa aula, notei uma diferença no meu sistema imunológico e de como eu encarava certas questões como a preocupação e a ansiedade.

Body Balance me ensinou sobre equilíbrio,sobre resistência, fazer as coisas no meu ritmo e tb a pausar. Ontem, no meu devocional, desci de pára-quedas no Salmo 40, e Deus trouxe muita coisa à minha atenção...

Nesse Salmo, Davi fala sobre onde e como ele se encontrava, e onde ele estava hj...


  • Coloquei toda a minha esperança no Senhor; ele se inclinou para mim e ouviu o meu socorro.Ele me tirou de um poço de destruição, de um atoleiro de lama,pôs meus pés sobre uma rocha e firmou-me em um local seguro. ( v.1-2).

Lições aprendidas nas vitórias são lições facilmente esquecidas. Tenho aprendido que na basta ter apenas esperança no Senhor, mas toda a minha esperança precisa estar Nele. Preciso constantemente trazer a minha mente de onde eu estava e quem eu era e o que me tornei por causa Dele.Lembrar que Ele não falha, que Ele tem o melhor pra mim. As pessoas são inconstantes, tudo nesse mundo é tão relativo.Quem não precisa de alguém seguro e imutável a qual se apegar? Só Nele.

  • Pôs um novo cântico na minha boca, um hino de louvor ao nosso Deus. Muitos verão isso e temerão, confiarão no Senhor.( v 3). Se fôssemos avaliados hj, como as pessoas diriam que representamos Jesus aqui na terra? Que percepção teriam: Um coração agradecido e cheio de alegria ou alguém que constantemente reclama, que nada está bom, inconstatemente insatisfeita, impaciente, rabugenta, controladora,hedonista e ingrata? Quando Deus faz maravilhas nas nossas vidas, deixamos as pessoas saber ou facilmente nos esquecemos do bem que Ele nos têm feito(Salmo 40:5)?

  • Gratidão, essa é a chave. Ela nos ajuda a ter a perspectiva certa sobre as coisas. Tb ajuda a não nos preocupar e não ficar ansiosos. Na gratidão, me tranquilizo, pois sem que numa crise de ansiedade, posso recorrer à Deus, que tudo governa. Ele tem todo o poder em Suas mãos, por isso não preciso "sofrer por antencipação" algo que não posso resolver. Ajuda na preocupação pq eu não sei o que o futuro me aguarda.Como o salmista falou, Deus se inclinou para Ele e ouviu seu grito de socorro. Tanto a ansiedade como a preocupação sugam o melhor de nós. A preocupação se torna uma constante e revela o quanto queremos fazer de nós mesmos deuses menores, capazes de controlar tudo e a todos. O que ganhamos com isso é um dia drenante, focando nossa atenção e energia em assuntos que não nos levam à nada, impossibilitando que as nossas tarefas sejam realizadas com total esmero e dedicação. Ficamos assim, no piloto automático, e algumas vezes o caso é tão sério que paralisamos geral, deixando a mente ser tomada por tudo o que nos pertuba, vivendo pela metade, principalmente nos relacionamentos, dando a metade da nossa atenção, dedicação e tempo, estando presente só de espírito.

  • Vc cuida da sua mente? Vc cuida do que vc pensa? Vc já parou para pensar sobre o que você pensa? Se não, você está correndo um grande risco de colocar as melhores oportunidades do seu dia a perder. Segundo Walter B. Kinight, seu amanhã vai ser determinado pelas escolhas que você fará hj. Um melhor amanhã começa hj. Preciso compartilhar algo engraçado.Sempre orava pedindo a Deus para que tocasse o coração do meu marido para demonstrar mais amor por mim, depois de várias orações não respondidas, comecei a orar pedindo a Deus que me fizesse mais ciente de como o meu marido demonstra o amor dele por mim e estou surpreendida com os resultados. Ás vezes tudo o que precisamos é uma ajustada na perspectiva.

  • Dicas pessoais para superar a ansiedade e a preocupação:

  • Digo a mim mesma : a resposta dessa questão não vai chegar em 1 segundo se eu tiver essa crise de ansiedade agora. Não vai chegar mais rápido. De que adianta ficar louca da cabeça?

  • Ouço música relaxante. Chame do que vc quiser: elevator music, lounge music, instrumental , música celta. Ajuda demais!!!Principalmente na hora de dormir. Recomendo Enya, Secret Garden, Kenny G, etc...

  • Ligo para a minha mentora. Preocupação dividida é meia preocupação nas costas. Conversar com outra pessoa me ajuda a ver as coisas como elas são.

  • Dedico tempo para fazer coisas que me dão prazer. Pelo menos uma vez por semana assisto um filme, vou às minhas aulas de inglês na biblioteca de downtown, faço zumba, leio e almoço com alguém. A gente pensa que isso é uma besteira, mas ajuda a relaxar bastante e ver que existe um mundo além do nosso umbigo, do nosso mundinho e as nossas tão chamadas preocupações.

  • Paro para rir. Ontem mesmo tirei 10 minutinhos para ir no Youtube assistir o episódio "Mucho Mouse"do Tom& Jerry. É aquele que o Jerry dança, que ele é um toureiro. Muito funny! Rir é fundamental.

  • Ter um versículo bíblico em mente e orar meditando nele. Se vc não tiver um plano de ação para proteger sua caixola nervosa nos dias de cachorro louco, seu dia vai ser comprometido. A ansiedade e a preocupação não escolhem uma hora para bater na porta da sua mente.

  • Na hora da crise, ter uma folha de papel e escrever. Ontem mesmo pude me analisar dentro do ônibus e quando cheguei em casa, li sobre o que tinha escrito e orei a respeito. A maioria das coisas que escrevi foram medos irreais.

Essas são só algumas, existem muitas outras. Se vc tb sofre desse mal , por favor compartilhe sobre seus planos de ação para nocautear a preocupação e ansiedade. Um futuro melhor começa hj. Depende da gente, e quando esses momentos chegarem de novo, paremos e pausemos e digamos : Respire e cresça! Ninguém disse que ia ser fácil, então pq achar que tudo deveria cair na nossas mãos?





2 comentários:

  1. Muito bom o seu texto, adorei!Agradeço por ter compartilhado comigo! Bjs e boa semana!

    ResponderExcluir
  2. Que legal receber sua visita lá no Blog. Para mim não tem mesmo como aqueles bons anos 80 e 90. Gostei do seu Blog, das informações e muitooooo deste post. Vou voltar outras vezes tá? Vou te colocar na minha listinha. Ainda estou engatinhando por aqui, rsrsrs. Bjossss

    ResponderExcluir

Exporte pensamentos e idéias vc tb!
Aqui, elas chegam rápido e vc não paga nada :)!
Divirta-se e volte sempre :)!

Por favor, deixe e-mail e nome de contato caso não tenha blog ou conta do google.

AVISO: Caso não goste ou não se indentifique com o material aqui exposto, vc tem todo o direito de ir ao topo da página do lado direito e apertar o X.

Não espere que nenhum(a) blogueiro(a) mude o formato ou conteúdo do blog para adequar à sua comodidade/pensamento.


A autora se faz no direito de reprovar todo e qualquer conteúdo que não traga nada à acrescentar ao blog.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...