quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Dos círculos sociais

Lendo o meu devocional essa semana, parei para pensar nas amizades que um dia já fiz e as que ainda farei.

Aproveitei para fazer um raio X nas escolhas que fiz nesses 27 anos. Algumas muito boas, outras nem tão boas assim.

Ano passado, me perguntei qual deveria ser o parâmetro para uma boa amizade. Várias respostas vieram a mente, mas mesmo isso não me impediu de me ferir e me decepcionar com as pessoas[ lê-se ser traída, trocada, abandonada, etc]. Nesses 27 anos, a coisa mais certa que descobri foi que "quem é amigo de todos , não é de ninguém"[provérbio popular]. Não dá pra ser amigo de quem sacaneia teu amigo, e aquele que é amigo desse, é mais sacana que o que sacaneou. Certas pontes se constroem, outras se queimam. Aos que dizem que ser possível ser amigos de todos ( eu falo de amizade mesmo, não coleguismo!) tenho visto duas coisas: 1) eles acabam se queimando / 2) eles queimam os outros/ 3) eles queimam o próprio filme à medida que queimam os outros. Na própria Bíblia vemos referências entre dois mundos que colidem :

  • você não pode servir a 2 senhores: terá que amar um e odiar a outro ( Mateus 6:24)
  • qualquer que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus ( Tiago4: 4)
  • Não podeis servir Deus e a Mamóm( deus das finanças: designado para descrever o amor ao dinheiro) - [Lucas 16:13]


Apesar de tudo que passei nesses 27 anos, meus conceitos não foram bons os suficientes para filtrar quem era digno de confiança e que não era, daí tudo passou a ter mais sentido quando eu pausei para meditar no salmo 101. O mais interessante foi ver que Davi, antes de mais nada, decidiu ser uma pessoa de integridade. Ele começou na vertical. Ele começou no seu relacionamento com Deus.

Cantarei a misericórdia e o juízo ;a ti Senhor, cantarei.Andarei em minha casa com um coração sincero. Aqui ele começa a dizer que ele há de contar sobre as grandezas de Deus. Quando cantamos, é porque estamos alegres, mas aqui Davi disse que cantaria sobre Deus: sua pessoa, seus feitos. Tudo começou por Ele!O ser perfeito, imutável, fiel, perfeito e justo, porém ele não parou por aí! Ele disse que andaria com um coração sincero.Pq? Pq quando estamos em casa, não temos máscaras.Mesmo que estejamos sozinhos em casa, Deus nos vê. Por isso o salmista diz andaria com um coração "sem cera", sem rodeio, sem falsidade diante do Senhor.

Não porei coisa má diante dos meus olhos.Odeio a obra daqueles que se desviam, isso não se apagará a mim. O caldo está começando a engrossar.Davi promete estar em alerta a tudo o que ele vê. A palavra "má" tem conotação de algo que é torpe[ segundo o dicionário Michaels: TORPE:desonesto, indecoroso,infame, vergonhoso,indecente, obsceno, sórdido, asqueroso, nojento, repugnante, maculado, manchado,sujo].Confesso que olhando para trás, eu ignorei sinais que eram tão claros pra mim, começando por mim mesma. Várias vezes eu negociei por menos, disse para mim mesma "isso aqui é besteira, tem problema não- contanto que eu não seja adicta, tá beleza!" E consequentemente comecei a atrair amizades que estavam no mesmo barco. Note que Davi não diz "eu odeio essas pessoas". Ele diz "odeio as obras daqueles que se desviam", pq? Pq tudo que é torpe, vai tirar vc da sua meta. Vai te atrasar, não vai somar.Vai ser desperdício de energia. Vc vai girar em círculos constantemente. Vai te fazer instável, e como a Bíblia nos diz, uma pessoa instável[vacilante] é inconstante em todos os seus caminhos( Tiago 1: 8). É como as ondas do mar: vai e volta. Hj quer uma coisa, amanhã quer outra. Não se decide. Não tem um conjunto de valores pelo qual é estabelecido a tomada de decisões. Entra em roubada de graça, começa uma meta e não termina, abandona. Entra ano e sai ano e a mesma vidinha.


  • O interessante de "não porei coisa má diante dos meus olhos" significa : Não irei atrás de situações, pessoas, ou valores que vão bloquear a minha caminhada e as minhas metas. Imagine um maratonista parando toda vez que algo diferente acontecesse na estrada. Ou quem sabe um ciclista? "Rapaz peraí que vou aqui beber um cafézinho aqui." Vc acha que um atleta desse está com o foco certo? Eu sei que vc diria que não, mas muitas vezes é isso que fazemos. Abrimos a porta dos nossos corações para situações que não vão somar.

Longe de mim estará o coração perverso; não conhecerei o mal. Vc já viu pessoas compartilharem certas opiniões sobre outras pessoas e até mesmo próprios pensamentos que vc já disse assim: "pôxa vida, mas fulando tem a mente muito suja. Só pensa mal dos outros". Talvez até vc mesmo(a) tenha feito isso? Eu já, mas acredita pq? Pq puz coisas más diante dos meus olhos e achei que não tinha como me afetar. Os antônimos para torpe que foram citados pelo dicionário Michaels são nobre e elevado. Permita se encher de coisas que não são nobres e elevadas e não demora muito o nosso coração, não demora muito a gente começa a dar um de detetive, achando que sabemos tudo o que se passa no coração e na mente dos outros. Doeu-me muito quando fiquei sabendo que um dos familiares do meu esposo tinha dito a minha sogra que eu só tinha vindo buscar um green card. Meses depois foi mencionado em uma conversa de família que esta pessoa era muito desonesta e manipuladora nos seus negócios. SEM DÚVIDA QUE ESSA PESSOA NÃO PODERIA PENSAR DIFERENTE DE MIM. Se ela era desonesta, pq [ na mente dela] eu não seria? Vc já viveu situações assim?

Aquele que difama seu próximo as escondidas, eu o destruirei; aquele que tem o coração altivo e soberbo, não tolerarei. Na NIV, ele diz que "farei calar" aquele que difama o próximo. Aqui é o divisor de águas. Vc ama churrascar as pessoas?Aos seus olhos só quem presta é vc? Vc tem amigos assim? Que mal podem esperar p/ fazer espetinho de outras pessoas? Como já dizia o velho samba: "ASSIM COMO ELE FALA DE VC PRA MIM, TB METE O MALHO DE MIM PRA VC". Eu achava que tinha como ser amiga de gente assim, mas como o samba diz, mas apenas faça algo que eles não gostem, que logo logo vc vai ser a próxima da lista! Vc tolera gente orgulhosa e arrogante? Das duas uma : ou vc se torna um deles, ou vc vai ter que cair fora, mas em cima do muro não dá pra ficar.

  • Meus olhos estarão sobre os fiéis da terra, para que habitem comigo, o que anda no caminho perfeito[íntegro], esse me servirá. Uma pessoa fiel à vc é uma pessoa que é íntegra. Dá pra ser fiel sem ser íntegro? A resposta é : sem chance! Davi disse que os que são fiéis e tem um estilo de vida íntegro habitarão com ele [terão comunhão, dividirão de coisas em comum].
  • O que usa de fraude[ engano, desonestidade] não habitará na minha casa; o que profere mentiras não estará firme perante os meus olhos. Vc é conivente com pessoas desonestas? Vc é uma pessoa honesta ou vc acha que se vc der um jeitinho brasileiro[ contanto que ninguém saiba] não tem problema? E o que conta mentiras? Vc mente pra ser aceito? Tem medo da rejeição? Já pagou um preço alto por mentir? Já lidou com impostores antes? Vc já foi um impostor? Dá pra mentir e permanecer firme aos olhos dos outros? Sem condições.
  • Fica aqui essa reflexão para que a gente se analise e analise as nossas amizades. Uma vez fiquei super chocada quando uma amiga americana compartilhou que sua amiga de 13 anos de amizade tinha transado com seu marido( hj ex marido), mas ela tb mencionou que essa "amiga" tinha tido 3 filhos de 3 homens diferentes. Bom, não foi de se admirar que ela acabou dormindo com o da minha amiga tb, não é? Eu não acho que uma "amiga" dessa seja seletiva e responsável. O pior foi a pessoa não puder ter enxergado isso...

  • Eu tb várias vezes achei que se eu fosse amigo de fofoqueiro, eles não iriam fofocar de mim, se eu fosse amiga de encrequeiro, eles não iriam arranjar problemas comigo.

Mentira, engano, fofoca, arrogância , orgulho e perversidade são conceitos que a gente lê numa revista de tablóide, mas jamais devem ser conceitos que venham permear as nossas vidas e amizades. Não digo aqui que deves procurar pessoas perfeitas, pq estas não existem, mas se vc ver que algumas de suas amizades[ ou até mesmo vc] possui alguns desses traços e estão procurando mudança e querem progredir, tanto vc será uma pessoa para ser manter como tb as suas amizades, mas se vc ou se as suas amizades possuem um desses traços e você acha que não tem pq mudar nada, sinto muito, sinal vermelho! Alguém vai te dar tchau ou terás que dar tchau a alguém, pq só o que está morto é que não muda.

9 comentários:

  1. è realmente um post de reflexão. Me vi nesse texto muitas vezes, alguma delas entrando numa cilada, outras sendo a pessoa que leva o amigo pra cilada. Ninguém é perfeito.
    Imagino que uma amizade de verdade nunca acaba, ela pode se distanciar as vezes pq as duas pessoas dividem mundos e pensamentos diferentes (acho que isso aconteceu muito com alguns no Brasil), mas não significa de forma alguma que não somos amigos apenas pq não nos falamos todos os dias, mas que as nossas vidas tomaram rumos diferentes e que as minha prioridades são outras. Mas o amor continua, o carinho continua e as oracões também.
    O mais legal é saber que eles estão lá por mim e sempre que volto há celebracäo juntos.
    Bom, infelizmente meus amigos estão lá. Aqui tenho muitos colegas, parceiros de lanche e só!

    Mas eu me arrependo muito por muitas vezes ter dado mal testemunho para alguns amigos!

    ResponderExcluir
  2. Debora,
    ------

    Concordo com tudo que vc disse, ninguém é perfeito.Tb me peguei entrando em ciladas e outras sendo pedra de tropeço para pessoas.

    Tb tenho amigos que são diferentes de mim, inclusive meu melhor amigo[meu marido], e os amo muito. A diferença não é algo ruim. Ela enriquece.Se todo mundo fosse igual a gente seria uma chatice em potencial.Gostei muito da maneira como vc abordou: não é pq vc gosta de chocolate e outra pessoa detesta que vcs não podem ser amigas,porém,existem certos valores que, quando ignorados, podem causar danos tanto a nós mesmos e aos amigos.

    A reflexão que fiz nesse salmo foi justamente sobre isso:fofoca, desonestidade, orgulho, arrogância e mentira são conceitos não-negociáveis, e quando a gente negocia, a gente se queima.As pessoas podem até compartilhar dos mesmos hobbies e outras atividades,até da mesma forma de pensar, mas se essas coisas mencionadas acima permanecerem,a amizade tem poucas chances de sobreviver.

    Essa semana tive uma "surpresa". Alguém que dizia ser amiga nossa ( minha e do Mateus) estava de amizade com alguém que ela sabia que tinha sacaneado a gente na maior, sem medo de ser feliz[ além de ser contra tudo o que essa pessoa tinha feito, agora estava "friends" com ela].Essa pessoa infelismente[creio eu], não sei se por imaturidade ou por falta de bom senso, acredita que há como ser amiga dos dois e se dar bem[ aqui não é o caso de ter personalidades diferentes, o buraco é mais embaixo mesmo]. Ela acha que dá p/ negociar. Essa mesma"amiga" ligou uma vez para dizer que"certa pessoa" tinha dito isso assim assado de mim. Ora, se tivesse vergonha na cara, teria dito o nome da pessoa, mas como gosta da fofoca e esperasse que meu marido fosse perguntar o nome , não disse.Nessa atitude já se mostrou não ser confiável nem a mim e nem a outra pessoa da qual ela falava.

    Infelizmente amigos verdadeiros estão cada vez mais em extinção[ acho que todo mundo tem notado isso de alguma forma] e nesses 27 anos tenho aprendido a observar mais as pessoas e não se apressar ou não ir com tanta sede ao pote, tenho usado o recurso do salmo 101 para dá norte à mim mesma[de como ser uma boa amiga] e de como escolher minhas amizades.

    ResponderExcluir
  3. É um post longo (confesso que a esta hora da noite e com o sono a pesar, apenas consegui fazer uma leitura na diagonal)! A frase que o remeta é uma conclusão forte e verdadeira. E acho que vou voltar à tua reflexão com menos sono e mais atenção. Na Quarta-feira de Cinzas, recebi o sinal na testa e durante a meia-hora que estive na Igreja, como quase sempre acontece, senti-me tão tocada, com uma vontade de chorar. Não era chorar por algo específico, mas por sentir que Deus está sempre lá e me ama. (Bem, talvez o sono também me dificulte a escrita!) Obrigada pela visita ao Eira do Sol e pelo seu comentário!
    Até breve.

    ResponderExcluir
  4. Oie Ana,

    muito obg pela sua visita:) - realmente o sono as vezes consegue tirar o melhor de nós quando o assunto é leitura.

    Tb obg por compartilhar que vc tem sentido vontade chorar por saber que Deus está tão perto.É verdade, ele está sempre perto. Como costumamos a dizer no Brasil: "Tão perto quanto o ar que eu respiro, tão certo como o amanhã que se levanta".

    Espero te ver por aqui mais vezes
    Tenha um ótimo final de semana :)!

    ResponderExcluir
  5. Gostei muito do post, Gi...
    N sei pq, ou como, mas estava pensando EXATAMENTE sobre isso! Caraca!
    VC tá certíssima. Eu piamente acredito q cada vez q encontramos um erro em nossos amigos, podemos tb encontrar um erro nosso, pois se somos enganados é pq nos deixamos enganar, se alguém espalha um segredo é pq antes deles espalharem, a gente abriu a boca antes e assim por diante.
    E quantas vezes a gente assistiu um amigo enganando os outros achando q o mesmo n nos enganaria e depois fomos os próximos a ser enganados?
    hahaha

    Ow palhaçada... Mas é td super válido pq se somos espertas, aprendemos com a vida! ;)

    Eu tb já abri o bocão, falei d+, confiei em quem n devia confiar (Ow queixo páia!)... Falei de besta!

    haha

    Esse meu comment tá super canalha, mas o pior é q eu penso e começo a rir mesmo... é melhor rir q chorar. Mas acima de tudo: APRENDER!


    Saudade! ;)


    Ei! Faz q nem a Beyoncé! Diz "To the left, to the left" p esse povo!

    ResponderExcluir
  6. Gi, ta muito chique o negocio aqui...tem ate musiquinha............. Quanto o post sobre amisades.... acho que todos estamos num processo de evolucao.... e tem burradas nesse longo caminho...Mais cedo o mais tarde a gente aprende......... Uma coisa que reparei na minha vida foi q quando vc nao e feliz e nao esta com a pessoa que ama..sentir amado e amar... a vida e uma novela.... passar horas no tell falando mal e reclamando da vida... sempre procura motivos pra reclamar..ate mesmo das pessoas que te rodeiam. Processo longo esse de amar e amar o proximo! Hj optei pra sempre torcer pro melhor pro meus inimigos e mui-amigos... e melhor eles sucederem doque cair no infermo.. A vida e uma jogo que todo mundo tem que vencer.....
    Mas mudando de saco pra maleta.... Ai que eu to penando com esse Ingles... ai me saco..nao sei se vou conseguir terminar as aulas em tempo...e minhas nota em ingles e uma tragedia.... Orem pro mim..... Sorry eu to muito frustrada.. to tentando proofread textos em ingles..mas ta brabo... nao entendo pq nao pego de vez esse treco..nao entra na cabeca... e com a mentalidade que eu to agora em relacao a isso... preciso parar... esfriar a cabeca pra tar mais apta pra absorver isso tudo... Well amanha eu vou no templo...vai ser melhor.......Amanha e aniver do sograo..nao tenho ideia oq dar pra ele... well beijos querida e sucesso sempre.....como e q esta teu processo da imigracao? bjs bye

    ResponderExcluir
  7. Becks,

    Gostei como vc sintetizou tudo: o melhor de tudo é aprender.É assim que a gente amadurece.Dá uns coices aqui e outros ali,mas a gente começa a ficar mais esperta e "lê" melhor as pessoas!

    Já dei muito murro em ponta de faca, porém tenho aprendido que o mais importante não é de onde eu vim mas para onde estou indo.Estou [finalmente] aprendendo a separar as coisas e a não "punir"as novas pessoas na minha vida.Tem sido um aprendizado bom. Desafiante mas recompensador!

    O importante é não cometer o mesmo erro outra vez!

    gde abraço!

    Vivi
    ---- ,

    Gostei muito do seu insight.O melhor que podemos fazer aos nossos inimigos é desejá-los toda a sorte do mundo, pq do contrário estaremos bebendo veneno esperando que eles morram.A falta de perdão mostra que aquela pessoa ainda possuem algum controle sobre nossas vidas. E como eles dizem em inglês: Viva bem.Essa é a melhor vingança.Esse é o meu motto agora!

    Não existe melhor remédio do que viver sua vida numa boa, rising above do que tudo o que aconteceu.Deus é mais e ele quer que vivamos muito felizes.Lembro-me de quantas vezes "penei" pq não conseguia entender a parábola do veneno. KKKKKKKKKKK!

    Vou estar orando por vc! Persevere,não desista!O mais difícil foi aquele emprego que te drenada e vc conseguiu completar suas metas! Vc é uma mulher guerreira! Vc vai vencer, disso eu tenho ctz!

    Bjus!

    ResponderExcluir
  8. Adorei esse post, tem tudo haver o que você diz, e já que menciona e compara a bíblia te deixo meu versiculo favorito que está justo no meio da bíblia (Salmo 118:8)"Melhor confiar em Jehova que confiar no homem."
    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Achei muito interessane a afirmação de que não se pode ser amigo de todos... Cada um pensa de uma forma, e os pensamentos podem ser totalmente contraditórios, por isso os amigos são escolhidos dentre aqueles que tem pensamentos similares aos nossos. Isso, invariavelmente, produz alguns inimigos, é inevitável. Excelente post!
    Sobre morar na Grécia, é bom, eles tem valores sólidos como o respeito à família e a religiosidade, mas este período tem sido difícil para todos devido à crise econômica.
    É muito bom ler os posts de alguém com tanta fé como você, que Deus lhe dê força para o anunciar através do seu blog!
    Bj
    Adri

    ResponderExcluir

Exporte pensamentos e idéias vc tb!
Aqui, elas chegam rápido e vc não paga nada :)!
Divirta-se e volte sempre :)!

Por favor, deixe e-mail e nome de contato caso não tenha blog ou conta do google.

AVISO: Caso não goste ou não se indentifique com o material aqui exposto, vc tem todo o direito de ir ao topo da página do lado direito e apertar o X.

Não espere que nenhum(a) blogueiro(a) mude o formato ou conteúdo do blog para adequar à sua comodidade/pensamento.


A autora se faz no direito de reprovar todo e qualquer conteúdo que não traga nada à acrescentar ao blog.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...