segunda-feira, 5 de abril de 2010

Das colisões culturais


Olá gente. Essa semana começou assim, digamos, desafiante. Eu mudei de sede do meu curso de inglês.Agora o curso em que vou só fica há 10 min da minha casa de ônibus. Meus classmates parecem bem mais abertos e dispostos a conversar, mas tem um que sempre tira todo mundo do sério: o coreano.

Não sei quanto de vocês já estudou, trabalhou ou até teve convivência com um coreano,como não conheço muitos, preciso de umas dicas das pessoas que convivem. A impressão que eu e os meus classmates têm dele é que é metido a inteligente, "engessado", mandão e mal-educado. Sinceramente, hoje me deu vontade de rasgar o resto dos olhos que ele tinha!

Hoje a nossa aula foi na sala de vídeo. Assistimos um episódio de Friends e estudamos o vocabulário. Eu estava a conversar com uma panamena, quando de repente

Coréia diz: silêncio! estamos na biblioteca! Vocês falam alto demais!
Eu: estamos só conversando e a aula ainda não começou!
Coréia: estamos na biblioteca! não pode conversar assim!
Eu[ em processo de vaporização]: é muito fácil de resolver esse problema! Fecha essa porta aí! ( e apontei pra porta).

Daí pensei,não, agora ele vai sossegar, né?Foram dados exemplares de revista para que pudéssemos fazer a leitura.Quem estava distribuindo? exatamente! Sr. Zoim Rasgado! Ele dá uma revista pra minha colega de classe, quando eu estendo a mão pra que ele me dê uma :

Coréia:não, divida sua leitura com ela
Eu : ?!?!?!?!?( olhando bem sério pra ele)
Coréia: não é que eu odeie vc, vc entende né?
Eu : é lógico que vc não me odeia, se vc me odiar , vc é que está encrencado, pq ninguém se mete a besta com mulher latina! (ô que a panamena se acabou de rir!)

Como se não fosse o bastante, as outras classmates que conversam antes da leitura ser iniciada levaram um sermão dele. "Silêncio!"( e batendo palma , como se a gente fosse um bando de menino no colégio militar.O que rolava na minha cabeça ? "MARCHA SOLDADO, CABEÇA DE PAPEL, SE NÃO MARCHAR DIREITO, VAI PRESO POR QUARTEL").

Tive que respirar e abstrair, pq eu estava pra explodir!Fizemos uma leitura relacionada à um pintor artista de Michigan que está apresentando sua exposição em Jacksonville. No final do texto ele pergunta à professora qual era o propósito daquele artigo e no que aquilo se aplicava à aula. Ela explicou. Ele responde: "Não estou interessado nisso!".  Quase que eu dizia : POIS VÁ PRA CASA REZAR PRO BUDA,  SEU CARA DE CONCHA!

Eu, como vi que a professora ficou numa saia justa,  EU RESPONDI: O propósito desse texto é deixar os alunos a par do que está a acontecer  em Jacksonville. Está ligada à cultura que estamos inseridos e ao nosso cotidianoAchei o texto muito válido, pois é bom estar por dentro dos eventos da nossa cidade.. Eu amei esse texto e com ctz vou visitar a exposição desse artista!

Cadê que ele disse alguma coisa? Fechei os zóim entreaberto dele!

Depois do episódio de FRIENDS, ficou a perguntar muitas coisas que não tinham precisão nenhuma, e eu notei que a professora estava tendo jogo de cintura para não explodir com ele.

Mas e aí gente? Será que isso é cultural ou é uma tremenda falta de educação?
O final você escolhe, você decide!

23 comentários:

  1. Fofa, acho que esse caso é isolado, viu?
    Eu conheçi 4 coreanas no meu curso. 3 na primeira turma e 1 nessa de agora. elas são todas fofas, educadas, singelas, umas coisinhas. dá vontade de levar pra casa. Os japoneses também. Os asiáticos são muito educados e polidos, o que os confere um ar de ingenuidade e doçura. Gostei de todos os asiáticos que conheci.

    Acho que é a natureza dele que é assim mesmo. Infelizmente, nem todo mundo é "normal". Esse ai tem o ego lá em cima. Meus pêsames!

    Beijos e boa semana!

    ResponderExcluir
  2. Vc decide! ahahaha Vc é uma graça!

    Olha, como sua colega aí de cima, tb estudei com um coreano super gente boa. Ele não ficava interrompendo a aula não...as perguntas dele eram bem inteligentes. Ele era um cara inteligente e simpático, sempre sorrindo.

    Acho que o problema está nesse rapaz mesmo...

    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Bom Gisley, acho que pessoas dificeis tem em todas as culturas, hein? Eu nunca tive muito contato com coreanos, pra mim eles sempre me pareceram tão serenos. Acho que talvez seja algo mesmo de personalidade. Nem todo mundo consegue se comunicar com todo mundo.
    Então paciência minha irmã, muita paciência que uma hora dessas ele vai aprendendo como conviver em sociedade.

    Boa semana

    ResponderExcluir
  4. Não faco a menor ideia, pois não conheco nenhum coreano, mas é difícil a convivência com pessoas de culturas e educacões diversas, passo por isso também na escola.
    Beijo

    ResponderExcluir
  5. Poisé meninas!
    Estou checando com vcs, pq tb não sabia se esse era o jeitão deles ou não....Pelos seus comentários, parece que ele dá má fama aos bons coreanos, hein?

    Bjos a todas!

    ResponderExcluir
  6. há gente boa e gente em todos as cidades e países.

    ResponderExcluir
  7. vixe parece que são similares a chineses...trabalhei com um que era um porrinho tb, ele falava mt enrolado e tinha raiva qd a gente não entendia, meus zoi faltava sair da caixa toda vez que ele diazia "dai-tuuuu" demorei séculos até entender que era drive-thru,rsrsrs...mas depois que me acostumei com a quela cara feia de jeito marrento acabou a té q eu gostava dele,rsrsrsrs

    ResponderExcluir
  8. Gisley vim retribuir a gentileza e aproveitei pra xeretar seu blog... Menina mas que divertida sua forma de postar, a gnt lê e nem vê o tempo passar. Realmente mt bom esse blog, vou virar visitante assídua! Grande bj e valeu por calar a boca do coréia kkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  9. Avogi,

    é verdade! Mas eu ainda acho que ele dá aos bons coreanos uma má fama, mas, fazer o quê cidadão?

    Dora,
    parece que as coisas estão se confirmando.Tinham outras asiáticas na sala que não se misturaram..Não sei pq..Tão sérias, acho que se tivessem sorrido,a cara tinha esfarelado!

    Olá Marcela :)!
    seja bem-vinda por aqui!
    Eu tento escrever do jeito que falo.Acho que daí vem o elemento engraçado do blog! Muito obg pelos elogios! Volte sempre, a porta está escancarada :)!

    ResponderExcluir
  10. rsssss...és muito engraçada e bem humorada! Um beijo,linda semana,chica

    ResponderExcluir
  11. Oie Chica,
    muito obg!Confesso que tento mas às vezes tem certas coisas que faz a gente pirar da caixola :P!

    ResponderExcluir
  12. Bem, achei o cara muito mal educado!!
    Acredito que não seja cultural não!
    O que posso te dizer é q vc tem que ter paciência, e muita! E te desejar boa sorte!
    rsrsrsrsrsrs
    Ótima semana pra ti!
    xeroooooooooooooo

    ResponderExcluir
  13. Oi querida, tudo bem? Vim agradecer sua visita e seu comentario no blog Templo da Sintonia, adoramos viu? Lá escrevo junto com a minha amiga Neguinha.
    Gostaria de aproveitar e te convidar a visitar meus dois blogs pessoais e me seguir caso queira ta?
    Adorei seu cantinho e ja estou lhe seguindo para vir sempre aqui.
    Boa semana, beijos.

    http://deliriosdamiss.blogspot.com/

    http://cantinhodamissrj.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  14. Ellen,
    tb achei pura falta de educação desde o começo e já que outras pessoas disseram que os coreanos não são assim, creio que o problema seja ele.Até lá muita paciência mesmo, se não vou dá um ROIUKEN nele kkkkkkkkkkk!

    Oie Miss Simpatia,
    grata pelo retorno da sua visita por aqui!compartilhe os seus insights e volte sempre!

    ResponderExcluir
  15. Minha linda, você me fez chorar com o comentário que deixou em meu blogger!
    Você é uma pessoa de muita sensibilidade, e tem com certeza o dom do amor em sua vida, o dom mais precioso de alguém.
    As vezes ficamos tristes, mas sabemos que logo passará, amanhã é realmente um novo dia! e é isso que tem me fortalecido, acreditar no amanhã...Tenho certeza que a saudade de sua familia deve ser IMENSA!Espero conhecer um pouco mais de vc Gi e você tbm, conhecerá um pouco mais de mim, no meu espaço, pois escrevo em mistérios, ou claramente, conseguindo com isso aliviar meu coração.

    Tenha certeza que ganhou uma amiga!
    Fica com Deus e sempre que precisar conversar, conte comigo.

    ResponderExcluir
  16. Que cultural nada menina!
    Todo curso SEMPRE tem alguém assim, metido a saber mais, a falar mais, metido a corrigir o professor, etc.
    Na minha turma na Bélgica tinha uma menina da Romênia que era muito chata, ficava falando na frente da professora e não deixava os outros alunos responderem quando eram diretamente perguntados.
    Agora na minha sala também tem um, não sei qual é a nacionalidade, mas ele mora na Holanda há 17 anos e é claro, sabe mais da língua do que todos nós recém-chegados; ainda que saiba muito menos do que deveria depois de tanto tempo aqui.
    Me lembro da minha turminha de inglês também tinha um assim, e ele até hoje é meu amigo, rs, mas isso depois de muitas discussões em sala de aula.
    E por fim, quando eu dava aulas no cursinho de inglês…várias pestes!

    ResponderExcluir
  17. Estou passando aqui para retribuir sua visita ao Arca, conhecer o seu espaço, do qual me tornei seguidora e desejar-lhe muito sucesso em sua nova etapa de vida. Beijos.

    ResponderExcluir
  18. Só enquanto eu respirar, vou lembrar vc,
    Seu post me fez refletir muito, pois nessa semana estive com esses questionamentos sobre crescer e ser criança, e todas as coisas que costumavam a nos fazer felizes, a vida festiva :)!Estou aprendendo a caminhar 1 dia de cada vez.Bom saber que existem pessoas na blogosfera com quem se identificam com a gente e apesar de estarmos distantes, sabemos que todo mundo passa por coisas similares, e ao ler os blogs é como se vêssemos no espelho :)!
    Bjos querida e obg por passar aqui por compartilhar.

    Amaline,
    Eu estudei com alguns europeus e eu tive essa experiência com os russos.Bem mandões e gostam de corrigir as pessoas, mas com um Chin-Chin essa é a primeira vez.Agora muito jogo de cintura,né? Eu tive a impressão que ele não respeita nenhuma mulher.

    Maria José,
    esse espaço está sempre aberto pra vc! Obg por ter decido se juntar a todos nós na minha trilha! Volte sempre :)!

    ResponderExcluir
  19. Ai que nervoso! Meu sangue sobre rapidinho com esse tipo de coisas! rs.
    Mas em todo lugar tem esse 'metido a inteligente', né?! É incrível...

    Boa sorte nas outras aulas, e se segura pra não bater nele.. rs

    Beijocas!

    ResponderExcluir
  20. Pois existe gente estúpida em todo o sítio. Não sei se teria tanta calma. Parabéns!

    ResponderExcluir
  21. HAUHAUAHAUHAUAHAUH poxa vida, tem gente que dá vontade de afogar no primeiro lago que aparece!

    mas é assim mesmo... não é pelo fato de ser coreano e sim pelo fato de não saber conviver com outras pessoas!

    bjo

    ResponderExcluir
  22. Nhaaa eu tenho quedinha básica por orientais *_* mas nunk conheci um de verdade verdadeira ^^

    Conheci descendentes e todos eles meigos e inteligentes. Mal educados tem em tudo que é canto. Na minha facul tem um pé-no-s*** ><

    O cara leva netbook só pra pesquisar no google e tentar deixar o professor em uma situ complikda xD Metido a nerd com google nem vale pow! xDDD

    =***

    ResponderExcluir
  23. Mas que rapazinho folgado gente!!! haha

    Eu acho que o problema eh ele mesmo, nao o fato de ele ser coreano. Eu nao conheco muitos mas os que conheci eram super "na deles", sem incomodar ninguem, educados (ou digamos mais reservados), esse aih tem um problema serissimo:
    FALTA DE SEMANCOL!

    ResponderExcluir

Exporte pensamentos e idéias vc tb!
Aqui, elas chegam rápido e vc não paga nada :)!
Divirta-se e volte sempre :)!

Por favor, deixe e-mail e nome de contato caso não tenha blog ou conta do google.

AVISO: Caso não goste ou não se indentifique com o material aqui exposto, vc tem todo o direito de ir ao topo da página do lado direito e apertar o X.

Não espere que nenhum(a) blogueiro(a) mude o formato ou conteúdo do blog para adequar à sua comodidade/pensamento.


A autora se faz no direito de reprovar todo e qualquer conteúdo que não traga nada à acrescentar ao blog.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...