sexta-feira, 28 de maio de 2010

Template ou Background?

Pra que serve? Qual é a diferença? Qual é o melhor?

Alright, falemos um pouquinho desses dois elementos que podem dar um tchan na sua página, além de oferecer vários modelos pra lá de versáteis.

Comecemos com o template: de uma forma simples, o template é o tipo de layout que já vem com tudo pronto! É super prático, chama atenção, dá um tchan na sua página, mas poucas alterações podem ser feitas nele[até onde eu saiba, afinal não sou nenhuma expert em template]. Bom pra quem quer manter o mesmo template forever. Se vc não é Maria Layout como eu, o template funciona pra vc!

Gisley, achei meu template! Como faço pra colocar no meu blog? 

Vá em  Painel
Clique em LAYOUT ( do lado de Configurações e Gerar Receita).
Na seção de layout, vc vai clicar em Editar HTML.
Se vc quer usar o layout recent em um futuro não muito distante, vale a pena clicar em Baixar Modelo Completo.
Depois disso clique em BROWSE, ache o arquivo do template que vc quer e clique em FAZER UPLOAD.

Feito isso, clique em SALVAR MODELO.

Gisley!!!! Perdi tudo o que tinha de elemento extra! Feedjit, música, fotos, citações, relógio, etc !!! EXATO, essa é a desvantagem do template. Quando vc o muda, precisa inserir todos esses elementos novamente um por um. Outra desvantagem é que se vc coloca muita foto, música e outros elementos e a sua página não possui um template clean, é possível que fique muito poluída visualmente.  

Background :  Depois que eu conheci o background, decidi aposentar o template. Pq? Pq ele não danifica sua caixa de comentários, conserva tudo o que vc tem e te dá mais liberdade pra mexer com fonte e outras coisas mais. Recomendo pra quem é Maria Layout como eu! Vc pode mudar 40 e 10 vezes sem ter que adicionar todos os elementos extras tudo de novo.

Dica: Pra aproveitar o melhor do seu background, aconselho a usar como base o Modelo de Layout MÍNIMA do Blogger que vc pode escolher em LAYOUT > ESCOLHER NOVO MODELO. Daí vc seleciona esse e salva. Ele é um daqueles modelos clássicos. Agora se vc quiser algo mais ousado, vc faz conforme as suas preferências.

Após ter feito esse passo, vc vai em LAYOUT  e clique em ELEMENTOS DE PÁGINA.

Vc vai clicar em ADICIONAR UMA GADGET
Escolha a opção HTML/ JAVA SCRIPT
Copie e cole  o código do background em Conteúdo
Clique em SALVAR.

Pronto, tá feito!

Agora é com vc. Eu tive experiências ótimas com templates, mas tb já tive péssimas. Acho que depende de cada um, mas o Background na minha opinião ainda é a melhor pedida.

Fica a dica pra quem quiser tentar um dos dois.

PARA COMENTAR NESSE POST, CLIQUE EM READ USER'S COMMENTS

13 comentários:

  1. Gi, tava sentindo falta dos seus posts mulher! Ontem tava pensando em voce... haha, nos seus videos.

    Eu tenho que fazer uma aula de Speech na faculdade, e eu morro de vergonha de falar em publico (se bem que jah to bem melhor nisso - tenho vergonha mas nao tenho mais medo) mesmo assim... tem duas opcoes de aula, a tradicional e a online. A tradicional eh normal mesmo, a gente vai p faculdade e faz as apresentacoes na aula mesmo p os alunos da nossa sala verem.
    Jah a online eh com videos. Eu teria que falar sobre certo assunto no video e postar no blackboard p todos verem. Pensei logo em voce... que adora um videozinho e sempre se sai bem!

    Agora eu odeio me ver em video, ouvir minha propria voz credo. Agora to aqui, nao sei o que eh pior, enfrentar o medo de ir falar na frente de um monte de gente ou enfrentar o medo de ter que encarar minha propria cara e voz nos videos!!! hahahahah

    ResponderExcluir
  2. haha, Mas Gi, aih eh que ta. Se eu tiver que fazer eu faco, com vergonha ou nao. Mas eu queria uma opcao "mais facil" e nenhuma das duas eh.
    Quando eu fiz faculdade no Brasil eu tive que apresentar meu TCC no final do curso pra poder me formar, e era individual, menina, nao lembro de onde saiu mas eu apresentei na frente do povo, com microfone (que eu odeio) e tudo! Tirei 10 mulher. Agora me pergunte se eu lembro de alguma coisa??? Eh ruim hein. Acho que Baixou algo ali em mim, e depois que acabou o santo foi embora, e eu fiquei ali haha.

    Eu nao tenho vergonha, vergonha. Aqui aprendi a ser desinibida, falo na sala de aula, levanto a mao p meter meu "bedelho" nas opinioes dos outros, falando ingles certo ou errado, mas na hora de subir na frente dos outros p apresentar algo aih o bixo pega. Eu odeio ser o centro das atencoes, me da calafrio. Eu faco, mas FORCADA! Por isso tava aqui tentando descobrir o que seria menos pior, a aula de speech tradicional ou a online nos videos. haha. Jah fiz aula online e tradicional, gosto das duas. Mas essa de Speech ta me pegando. Nao sei o que eh, ta me dando calafrio. Acho que vou fazer que nem voce, "treinando" pelos videos. Mas nao vou postar os meus nao. Alias, nem eu quero me ver, haha, vou mandar Bryan ver p mim e analisar.

    ResponderExcluir
  3. Oi Gi, já mudei tanto o layout, mas eu nunca mudei o template pq tenho medo de perder a funcionalidade do blog. Mas o Blogger está com novas opções para o usuário, são outros templates, backgrounds e cores que ele oferece agora. não sei se vc já viu. Legal suas dicas! Bjs

    ResponderExcluir
  4. Ótima dica, vou passar pra uma amiga que tá doida pra mudar o dela.

    Beijo

    ResponderExcluir
  5. Show de post!!! Ainda não me familiarizei com algumas ferramentas e você me tirou muitas dúvidas. Bjossss

    ResponderExcluir
  6. OI Gisley!! Menina,muito bom esse post. Eu sou uma tristeza com ferramentas da net, o meu negócio é o word. kakakkaka
    Ei vc sabe da Deby??? Estou preoucpada e não tenho o e-mail dela.
    Beijão e ótimo feriado!!

    ResponderExcluir
  7. é vero esse background vinheram revolucionar,kkkkkk...mas amo mecher num html e um dia ainda aprendo,kkkkkkk

    ResponderExcluir
  8. muito bom... mas ainda fico na maria tradicional mesmo rsrsrs.... Muito ótimas suas dicas!
    Super beijo e que Deus continue te abençoando

    ResponderExcluir
  9. Adorei! Já mudei td nos meus blogs!
    rsrsrsrs
    Passa lá pra ver!
    Espero q vc goste tb!
    Xero.

    ResponderExcluir
  10. A mulher arrasa na tecnologia!

    vc sabia que, com seus vídeos, vc não é só uma blogger, mas uma vlogger?

    vc tá chique, bem!

    bjs!

    ResponderExcluir
  11. Excelente dica. A minha mana Patty é que faz esse trabalho para mim, eu sou muito preguiçosa, mas realmente colocar tudo certinho outra vez é muito aborrecido. Beijinhos.

    ResponderExcluir
  12. Oi Gi!! menina eu sou adepta do backgrouds tb...outro dia fui mudar o template e zás..perdi tudo...tive que apelar pra marido entrar lá e resolver pra mim!! Ufa!!!
    se tivesse lido seu post antes, nem tinha tentado mexer...rs..
    beijo

    ResponderExcluir
  13. ah saudades de vir aqui..mas sem net e triste.kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk...se cuida.bjs

    ResponderExcluir

Exporte pensamentos e idéias vc tb!
Aqui, elas chegam rápido e vc não paga nada :)!
Divirta-se e volte sempre :)!

Por favor, deixe e-mail e nome de contato caso não tenha blog ou conta do google.

AVISO: Caso não goste ou não se indentifique com o material aqui exposto, vc tem todo o direito de ir ao topo da página do lado direito e apertar o X.

Não espere que nenhum(a) blogueiro(a) mude o formato ou conteúdo do blog para adequar à sua comodidade/pensamento.


A autora se faz no direito de reprovar todo e qualquer conteúdo que não traga nada à acrescentar ao blog.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...