quinta-feira, 2 de setembro de 2010

02.07.10 - Os fluorescentes e os horários

Horário. Esse negócio é bem levado à sério por aqui. Os fluorescentes ( vulgo americanos) em geral, são pessoas pontuais.Eu costumava a ser pontual no Brasil,mas desde que me entendo por exportada,eu aderi a algo que eu decidi chamar de  síndrome do o'clock( por exemplo, se eles dizem five o'clock, quer dizer cinco em ponto, mas é em ponto meeeeeesmoooooooo!!!!!!).

Eles tem um provérbio para os horários:

If you're early, you're on time,
 If you're on time, you're late ,
But if you're late, you're REALLY LATE.

Gisley, eu sei inglês, mas nem assim eu entendi o que esses grings quiseram dizer com isso....

Let's break it down para a população entender ...

If you're early, you're on time ( Se você chega adiantado, vc chega na hora/ é pontual). Pq? Pq significa que quando o evento começar, vc já estará lá.No entanto, vc está dentro da síndrome do o'clock, o que faz vc ganhar pontinhos com os fluorescentes/

If you're on time, you're late.( Se vc chega na hora, tá atrasado). Significa que vc não é pra chegar na hora que o evento começa, é pra vc já estar lá, pq se vc não está, as pessoas tem que esperar vc encontrar uma vaga e estacionar.Então meu caro, temos a seguinte operação de adição :

 hora que vc estacionou + até vc chegar no local = atraso na certa.

If you're late, you're REALLY LATE.( Se vc está atrasado, vc está demasiadamente atrasado). Olha que esse povo detesta quem se atrasa.Na cultura americana, quem se atrasa é visto como mal-educado, desrespeitoso e deselegante, mas aqui não estamos falando daquele atraso avisado, mas daquela pessoa que ama entradas espetaculares, que acha que a festa, o evento só começa quando ela chega que se o povo não concorda, ela ficam com raiva, sabe? Mas sabe o que eu tenho confirmado sobre o povo que tem mania de atraso? Eles tem problemas de organizar prioridades. Se vc sabe que vc precisa está num aniversário às 19hs, não vá começar a fazer as suas unhas 17:30 da tarde, pelo amordi, né ? Sem condições.

Por aqui, se eles dizem que o jantar vai ser servido às 19hs, quer vc esteja lá ou quer vc se atrase, não tem conversa, 19hs todo mundo estará jantando e fim de papo.Quem chegou, chegou .Quem não chegou pega o bonde andando.

E vcs expotadas, como é que funciona esse negócio dos horários nas terras gringas de vcs? O negócio é mais frouxo ou eles tem algum tipo de sistema?

PARA OS MADE IN BRAZIL :  Como vc ver a questão dos horários  na cultura brasileira? Vc é a favor do atraso ou do pontualismo? Já se deu mal por causa dos atrasos dos outros?

12 comentários:

  1. Minha querida, eu sempre fui pontual e vivia recebendo elogios por isso, principalmente no trabalho. Geralmente, repórter chega atrasado por vários fatores, mas eu conseguia chegar na hora. Eu não gosto de deixar ninguém esperando. Aqui, vivo super bem com o horário dos americanos. Pense no quanto é bom saber vc marcar algo na sua casa ás sete e ter certeza de que os convidados vão chegar de fato no horário.Vc não precisa ficar feito tonta esperando, esperando até alguém aparecer.
    Eu tb acho falta de respeito e de educação deixar o outro esperando.
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Haha, esse post eh legal Gi. Eu jah acostumei e sempre chego cedo, bem cedo. Prefiro chegar cedo e esperar do que deixar os outros me esperando. Jah fiz muito de calcular o horario pra tentar chegar na hora certa, mas sempre acontecia certos imprevistos e eu acabava chegando tarde. Com o tempo fui calculando o tempo com muita antecedencia pra chegar cedo e tem funcionado.

    ResponderExcluir
  3. Olá,sou nova por aqui e amei seu jeito de escrever...
    Quanto a atrasos, eu fico irada quando alguem se atrasa, eu tenho a mania de chegar sempre pelo menos 10 minutos antes do marcado.
    Acho o fim você se organizar e a pessoa simplesmente esquecer de chegar na hora, devo ter alma americana,kkkk.
    PS: Seu marido é um gato. Parabéns!

    ResponderExcluir
  4. Aqui na Alemanha é tão importante quanto. Talvez até mais. Pq até o transporte público é pontual. Se está lá no painel dizendo que vai passar às 11h57, tenha certeza que irá passar às 11h57. ;)
    Mas, para mim, nem foi um choque cultural, pois sempre me preocupei em cumprir prazos e horários.

    bjs!

    ResponderExcluir
  5. Eu sempre sou muito pontual e aprecio essa característica em outras pessoas. Claro que acontecem atrasos, mas sao raros e detesto que os outros se atrasem comigo.
    Aqui a questão da pontualidade também é levada a sério (até escrevi um post sobre isso), no dia do meu casamento que estava marcado para as 15h eu cheguei lá as 15h em ponto, pq aqui nem a noiva tem direito de se atrasar!

    ResponderExcluir
  6. Gisley, estou morrendo de rir. Aqui tb é assim. Os cabeças-de-queijo são como os fluorescentes na vida social e tb nos horários de serviços: o ônibus passa aos 58, 13 e 28 (ou 33)minutos da hora. O trem aos 23 minutos, por exemplo. Que tal? e passa mesmo hahahahaha E as lojas fecham as portas às 17h ou 18h e dane-se se vc estiver uns 30 cm da porta :-P Perdeu. Beijocas

    ResponderExcluir
  7. menina eu sempre me dou mal nessa questão horário, já aconteceu deu eu chegar numa festa de aniversário antes do aniversariante, ano passado fiz um jantar de aniversário e disse que serviria o dito jantar às 9h, antes seria servido tira gostos, essas coisas, pois bem, o povo teve a descortesia de chegar quase na hora que tinha dito q serviria o prato principal, odeio de todo coração atrasos, acho a maior falta de educação, aqui onde moro não espere pontualidade, essa palavra não faz parte do vocabulário da grande maioria dos locais.

    ResponderExcluir
  8. Eu sempre fui muito pontual, e detesto me atrasar. não gosto também de quem se atrasa. Meu lema é: não deixo ninguém esperando, mas também não gosto de esperar ninguém!!!

    Beijo e bom finde!!!

    ResponderExcluir
  9. Vixiiii!!! Isso de horário é complicado, depende de muitos fatores, rsrsr. Bom... sempre fui pontual e gosto da pontualidade, acho respeitoso, cordial. Mas sabemos que por aqui, digo minha terrinha, as coisas nem sempre funcionam no horário marcado, então não adianta estressar, uma boa oportunidade de treinar a paciência. Bjosss

    ResponderExcluir
  10. Eba, que saudades de ver teus posts, agora vc está a todo o vapor. Mt bom!

    Aqui em Istambul, nem se quisessemos ser pontuais poderíamos. O trânsito é louco, e todo mundo ja sabe disso e sempre dá um desconto.

    Bom...pra uma brasuca, nada mal ne! :)

    Mas eu não sou de chegar atrasada, não mt. Não gosto de deixar ninguém esperando.

    Beijocas

    ResponderExcluir
  11. Olá Gisley!

    Obrigada pela visitinha ao mosaicos!

    Falando em pontualidade, o mineiro acha que só tem que ser pontual profissionalmente, e não no social.
    Eu, apesar de ser mineira, amo a pontualidade, e acho uma tremenda falta de educação fazer as pessoas esperarem.

    Beijinhos prá você, e tenha um excelente final de semana.

    Fica com Deus

    Cid@

    ResponderExcluir
  12. Aqui na Noruega também se preza a pontualidade. Eu sou pontual, e acho pontualidade importante. Não acho legal os que não são, acho falta de respeito, claro, 10 minutos a mais não faz tanta diferenca em algumas situacões, mas algumas vezes a gente faz reuniões de brasileiras aqui e sempre chegam super atrasadas, marcamos meio-dia, por exemplo, já teve gente que chegou as 15hs, não dá pra ficar esperando pra comer.
    Se marcarem comigo não gosto que me deixem esperando,não faco ninguém esperar, tempo é importante demais, o meu e o dos outros. Outro dia marquei com uma amiga pra ir passear na cidade, na hora que eu estava saindo de casa ela ligou pedindo pra adiarmos uma hora, depois de uma hora eu fui saindo e quando já estava no lugar marcado ela me liga dizendo que não ia mais, além de atrasada foi furona, deletei.

    Também é muita falta de educacäo chegar atrasado, deixar os outros esperando, chegar no meio de alguma coisa, como um jantar ou reunião.

    Beijo

    ResponderExcluir

Exporte pensamentos e idéias vc tb!
Aqui, elas chegam rápido e vc não paga nada :)!
Divirta-se e volte sempre :)!

Por favor, deixe e-mail e nome de contato caso não tenha blog ou conta do google.

AVISO: Caso não goste ou não se indentifique com o material aqui exposto, vc tem todo o direito de ir ao topo da página do lado direito e apertar o X.

Não espere que nenhum(a) blogueiro(a) mude o formato ou conteúdo do blog para adequar à sua comodidade/pensamento.


A autora se faz no direito de reprovar todo e qualquer conteúdo que não traga nada à acrescentar ao blog.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...