quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Blogagem Coletiva - O AMOR

Fui desafiada pela Cíntia do blog Meu Cantinho para estar compartilhando sobre o amor.


Você sabia que o amor tem 5 linguagens? Tem sim e entender um pouco mais sobre elas é essencial . Nesses próximos momentos vou estar compartilhando coisas simples porém às vezes tão esquecidas no nosso cotidiano louco de cada dia. Pego carona em algumas frases e ilustrações do autor Gary Chapman. Espero que todos se divirtam-se. E lembre-se que a sua linguagem pode ser diferente do seu(ua) cônjuge. Eu escolhi em especial essa linguagem pq acredito que não há um casal que não precise dessa aqui...




O AMOR E A COMUNICAÇÃO :COMO AS PALAVRAS AFETAM POSITIVA E NEGATIVAMENTE NA RELAÇÃO CONJUGAL...



"O amor não trata com leviandade, não se ensoberbece."( 1 Coríntios 13:4).




 PALAVRAS DE AFIRMAÇÃO

Tb conhecida como elogio ou palavras de encorajamento, apreciação. Casal que é casal precisa conversar sempre. Se a sua comunicação com seu(ua) cônjuge já não é mais a mesma e vc sente que tem uma parede no meio de vcs, é provável que as palavras que vcs têm usado não tenham sido as mais adequadas para fazer do seu lar um oásis. A Bíblia nos diz que ...


A morte e a vida estão no poder da língua (Prov l8; 21). Com ela podemos edificar ou podemos desmoralizar, ferir e distorcer até a visão que a pessoa tem de si mesma.Gente, isso deve ser levado muito a sério, pq não se pode voltar atrás no que foi dito, daquele momento em diante só vão existir marcas.

Um vez ouvi uma mulher dizendo que queria muito uma TV plasma de muitas polegadas(não me lembro quantas agora).O marido disse que ela só comprava por cima do cadáver dele( bad move right there!), daí ela responde ao lado dele e na frente de outras pessoas:" Quando ele morrer, eu vou ter minha TV, daí não preciso comprar caixão, enterro ele mesmo dentro da caixa da TV que já é grande".

FONTE: GOOGLE.
Eu vi que ela estava sorrindo, meio que brincando, notei que ele tentou disfarçar como se não tivesse afetado, mas com ctz que ele ficou sem graça. Não sei gente, sou totalmente contra qualquer piada que coloque o casamento pra baixo, qualquer piadinha por mais bobinha que seja que venha denegrir a imagem da pessoa.Começa com uma besteirinha aqui e ali, se acostuma com essa falta de gentileza e  depois quão longe é longe demais? Quando não haver mais comunicação nenhuma e vcs se sentirem dois estranhos dentro de casa? Não deixe chegar à esse ponto.Mude essa situação já! 

A ansiedade no coração deixa o homem abatido, mas uma boa palavra o alegra.( Provérbios 12:25). Vc já teve aqueles dias de se sentir super inseguro(a) ou ansioso(a) por alguma coisa e daí vc escutou aquela palavra motivadora de um amigo(a), familiar e mudou o seu dia?Uma palava de ânimo é tudo nessas horas não é mesmo? Principalmente quando tudo estiver desmoronando. 

Vc sabia que o mundo lá fora pode dizer que seu(ua) cônjuge é feio, é isso ou aquilo, mas quando ele(a) vier pra casa e encontrar palavras amorosas esperando por ele(a), tudo o que foi dito lá fora não tem relevância.No final do dia, é o que vc diz sobre ele(a) que vai pesar .

Esposa, vc já parou pra elogiar algo que o seu marido faz super bem? - se vc não tiver tempo pra isso, eu lhe garanto que outra mulher  vai encontrar tempo pra elogiá-lo. Não faça ele se perguntar pq vc não nota o que as outras mulheres admiram nele.

Esposo,vc já reparou no tempo que a sua esposa leva pra se arrumar? Que ao invés de ficar reclamando pq ela demora tanto pra quando vcs vão sair , é pq ela faz isso pra se sentir bonita pra vc?Que é pra vc que ela se arruma?  Se vc não repara no visual da sua esposa, outro homem vai reparar sem problema nenhum.Não faça ela se perguntar pq vc não vê e nem aprecia o que os outros homens notam nela.

O casamento não precisa mudar vcs, mas vc podem mudar o casamento. Faça uso das palavras de apreciação e vc vai ver grandes mudanças.Já tentou elogiá-lo(a) em público? Toda vida que meu marido faz isso eu me sinto a mulher mais poderosa do mundo.Sinceramente :)!  

Na fase do namoro é muito comum ter aquele cuidado de dizer palavras que não firam.Creio que esse cuidado não precisa acabar quando o casamento começa. Aqui dou algumas diquinhas ( gente são coisas tão simples!) de como vc pode expressar palavras de afirmação um ao outro: 

"Querida, o jantar estava delicioso". 

"Querido, obrigado por cuidar das crianças enquanto eu estava no shopping". 

"Já te disse o quanto vc está bonita hj? ". 

" Amor, gosto do espírito de líder que vc tem e por vc ser um homem honesto e íntegro no ambiente de trabalho". 

Vc sabia que causa muita frustração e desapontamento quando vc elogia alguém por algo bobo que ela fez mas não tem a menor educação ou sensibilidade de agradecer algo que seu esposo(a) fez por vc? Isso causa nele(a) mágoa, dando a impressão que ele(a) vive com outra pessoa dentro de casa.  A última pessoa que seu (ua) marido(mulher) precisa se sentir desvalorizado(a) nessa terra é por vc, e isso afetará na intimidade do casal tb.

Em um conflito, não ataque a pessoa e sim o problema. Fale como o problema afeta vc e afeta a relação.Expresse preocupação em resolver a situação ao invés de acusar o próximo.Nessa vida ainda é mais importante ser feliz do que está certo. Gente, sei que não é fácil e até teve dias que eu e o Mateus tivemos que olhar um pro outro e dizer: Amor, sinceramente, hj eu decido ser feliz!  - cada vez que dizemos essa frase, começamos a rir, nos abraçamos e nos beijamos e dizemos que amamos um ao outro :)! - tá vendo? algo tão simples, mas que serve pra quebrar aquele momento de tensão.

Se vc estiver certo(a), cale a boca - a pessoa vai saber que fez uma burrada. Caso esteja errado(a) aprenda a pedir perdão.Isso não mata ninguém, só o Narciso que mora dentro da gente é que perde com isso .Humildade nunca é demais. Humildade não é ser pano de chão.É simplesmente ter uma visão adequada de si mesmo: nem se ver além de quem realmente és e nem ter uma visão desmerecida de si mesmo. 
.........................................




10 MANDAMENTOS DA COMUNICAÇÃO HARMONIOSA
( por Stormie Omartian) 

1. Seja cauteloso(a) nas escolha das suas palavras. Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, mas só a que for boa para promover a edificação, para que dê graça aos que a ouvem. ( Efésios 4:29). 


2. Palavras gentis são mais efetivas do que palavras ásperas. Pela longanimidade[bom ânimo] se persuade o príncipe, e a língua branda amolece até os ossos.(Provérbios 25:15). 


3. Pense antes de falar. O coração do justo medita no que há de responder, mas a boca dos ímpios jorra coisas más.( Provérbios 15:28). 


4. Não fale demais!!! - Na multidão de palavras não falta pecado[erro], mas o que modera os seus lábios é sábio. ( Provérbios 10:19). 


5. Suas palavras podem fazer vc tropeçar . Porque todos tropeçamos em muitas coisas. Se alguém não tropeça em palavra, o tal é perfeito, e poderoso para também refrear todo o corpo.(Tiago 3:2). 


6. Palavras meigas/doces dão ar , ânimo à vida -  As palavras suaves são favos de mel, doces para a alma, e saúde para os ossos.( Provérbios 16:24). 


7. Cuidado com a língua! Suas palavras podem trazer grande destruição - Assim também a língua é um pequeno membro, e gloria-se de grandes coisas. Vede quão grande bosque um pequeno fogo incendeia. (Tiago 3:5). 

8. Se vc quiser ter uma vida boa , cuidado com o que diz - Porque quem quer amar a vida, e ver os dias bons, refreie a sua língua do mal, e os seus lábios não falem engano.( 1 Pedro 3:10). 


9. Não dê lugar ao mal, não deixe suas palavras tirar o melhor de vc. - A língua também é um fogo; como mundo de iniqüidade, a língua está posta entre os nossos membros, e contamina todo o corpo, e inflama o curso da natureza, e é inflamada pelo inferno.( Tiago 3:6) . 


10. Palavras cruéis ferem mais vc do que seu(a) esposo(a) - Porque por tuas palavras serás justificado, e por tuas palavras serás condenado.(Mateus 12:37).  


Fico por aqui e espero que tenham gostado :)! 

Amor na sala, na cozinha, no banheiro,em público e no portão.Opte tb pelo amor na comunicação :)

17 comentários:

  1. Adorei a postagem !
    Uns toques como esses nunca são demais.

    beijoooooo

    ResponderExcluir
  2. Gisley, amei seu texto. Li com calma, prestando atenção e criando imagens mentais. Tenho um casamento harmônico. Aprendi com meu marido, que é um doce de pessoa, e me ensina a açucarar a vida.
    Cada parte do texto foi tão especial, tão sábia. Lindo demais. Com tudo isso não há como você e Matheus não serem felizes. Há o verdadeiro amor, aquele que inclui o respeito e admiração (há amor sem isso?). Beijos.

    ResponderExcluir
  3. Nossa, menina, hoje você foi fundo, hein?

    Não é que essa "baixinha invocada", sabe, e MUITO das coisas da vida, e dos relacionamentos!...
    Parabéns!!!

    Eu, com meus 38 anos de casada, tiro meu chapéu prá você.
    Continue assim que você vai longe.

    Beijinhos mineirês

    Cid@

    ResponderExcluir
  4. Esse livro é maravilhoso! As cinco linguagens do amor, nem acredito que você falou sobre isso, que lindo, bem lembrado!

    Estou muito feliz com sua bela e especial participação! Deus é maravilhoso ao me presentear com pessoas incríveis e com um coração amoroso.

    Beijos

    ResponderExcluir
  5. o AMOR é TUDO! Mto bacana o que vc escreveu, Gi.

    Obs.: Que dicas vc quer do movie maker? já usou ele? é super fácil! Vai fuçando que vc consegue efeitos lindos!
    Qlq coisa me mande um e-mail: geisychapeletti@hotmail.com

    Bjao..

    ResponderExcluir
  6. A uns dias estou seguindo seu blog,amei!
    eu e Cris somos evangelicos,
    eu tenho esse livro em casa,incluso sempre estou emprestando-o.
    Ja li o livro q pra mim foi como um balsamo,
    pena q meu marido nao leu..
    Cris e eu estamos fora da igreja, faz anos
    nao congregamos,nos faz falta mas principalmente a Cris,quem sempre esta de mal humor...
    mesmo eu tratando-o bem...
    E ele ainda,nao sabe qual è sua linguagem.
    comentei com ele,li`uns trechos mas nem ele
    sabe reconhecer qual e sua linguagem de amor.
    como posso ajuda-lo assim??
    besos.

    ResponderExcluir
  7. Amei Gi, viver essa linguagem de amor é divina.É bom amar assim e é bom receber todo esse amor.
    Arrasou na blogagem coletiva hein!!!!!Espero que uma de nós duas possa ganhar .Rs
    Beijos lindona, Rara amada e exportada....que o amor continue a reinar em nós.
    A paz!

    ResponderExcluir
  8. Oi, amiga Gisley
    DEUS É AMOR...
    Desculpe-me ter chegado tarde à festa, estou acamada mas não posso passar sem vir apreciar os convidados (e seus presentes) da Cíntia tão querida.
    Que vc seja feliz, amada e abençoada!
    Com AMOR fraterno,
    BJS

    ResponderExcluir
  9. Gisley,

    Post maravilhoso, sábias palavras! Adorei tudo, do início ao fim, mas principalmente a parte em que você fala do poder dos elogios. Na correria do dia a dia, tanta coisa acaba passando despercebida aos nossos olhos, e durante algum tempo havia deixado para trás os elogios. Há há alguns meses eles voltaram com força total, e meu casamento está muito mais feliz!

    Beijos e obrigada pelas dicas!

    ResponderExcluir
  10. É incrível como vc consegue me prender do início ao fim em seus textos com palavras tão sábias e importantes para as nossas vidas.

    Concordo com tudo e acho super válido refrescarmos a nossa memória com esse manual básico do respeito mútuo dentro do casamento, por mais que saibamos de tudo de cor e salteado.

    A história que vc contou sobre o marido morto na caixa da tv de plasma foi o fim. Lembra que eu escrevi um texto no meu blog chamado: "Você costuma falar mal do seu marido por aí?"
    Pois é Gi, infelizmente esse tipo de relação é mais comum do que imaginamos, mas mesmo assim ainda fico boquiaberta.

    Amo meu marido e diariamente tiro alguns minutos de reflexão antes de dormir para analisar tudo que fiz de bom à ele e o que poderia fazer melhor. Mas isso só se faz quando amamos de verdade.

    Um beijo minha querida. Como sempre, com textos fantásticos.

    ResponderExcluir
  11. Eita Deus Baummm! E não é que Ele exporta gente e ainda presenteia com um gringão! A.M.E.I.
    Vou acrecentar estes dois pedidos em minha orações a partir de hoje:
    Querido e Poderoso Deus, Eu te amo! Perdoa meus pecados atenda as minhas súplicas antigas e não esqueça de me exportar para U.K e me presentear com um lord inglês!

    Hahahaha boa, né?! EU QUERO!

    Que papai do céu te abençoe cada vez mais e mais, em nome de Jesus!

    Beijos da Kalanga Brazil

    PS: desculpa a demora em responder e obrigada por sua visita e comentário.

    ResponderExcluir
  12. Gisley, completíssimo seu post. Amei as dicas. Acredito que há uma responsabilidade individual de amor que precisamos nos conscientizar. Você chamou atenção de forma brilhante para essa necessidade. Parabéns!!!!Bjosss

    ResponderExcluir
  13. mesmo cansada eu li todo seu post e amei. Eu adoro corintios 13, o maior dom e o amor. Vc ja assistiu a walk to remember? eu amo esse filme.
    Eh amiga agora engrossou mesmo e soh com a nossa ginga e nosso Pai mesmo! bjuuu bom fim de semana!

    ResponderExcluir
  14. Oi Gisley! Olha, somente as moderadoras podem postar lá.
    E sim, podemos criar um Good Morning Girls Brazil...
    Mas eu já estou em um grupo, vc pode criar outro grupo ou entrar no nosso e convidar mais gente tb, meu grupo tem somente 4 pessoas, eu, Cida, Tiffany(americana que mora na Alemanha) e Sandra(francesa em Paris(eu acho)). Nosso grupo é um Good Morning Girls International!
    E então, o que vc acha? Bjos!!! Prazer em te conhecer!Na verdade meu nome é Priscila. RSRSR

    ResponderExcluir
  15. Oi, menina linda

    O diálogo e a técnica do elogio são fundamentais num relacionamento.
    Adorei o seu texto e as suas colocações, principalmente as bíblicas.

    Bjs no coração!

    Nilce

    ResponderExcluir
  16. Mais uma vez venho te agradecer pela bela postagem! Coloquei o link atualizado lá no meu cantinho.
    Melhoras para vc!
    beijos

    ResponderExcluir

Exporte pensamentos e idéias vc tb!
Aqui, elas chegam rápido e vc não paga nada :)!
Divirta-se e volte sempre :)!

Por favor, deixe e-mail e nome de contato caso não tenha blog ou conta do google.

AVISO: Caso não goste ou não se indentifique com o material aqui exposto, vc tem todo o direito de ir ao topo da página do lado direito e apertar o X.

Não espere que nenhum(a) blogueiro(a) mude o formato ou conteúdo do blog para adequar à sua comodidade/pensamento.


A autora se faz no direito de reprovar todo e qualquer conteúdo que não traga nada à acrescentar ao blog.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...