quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Das ações e emoções

vintage background Pictures, Images and Photos
FONTE: PHOTOBUCKET
Conversando com o grings essa semana, pude constatar algo sobre as ações e emoções. Algo que meu pastor mencionou no culto nortuno, que por sinal achei muito interessante... 

Muitos de nós perguntamos porque certas coisas nas nossas vidas não são mais a mesmas.Pode ser um amor, pode ser os estudos, pode ser com os amigos ou no trabalho. Pode ser sobre um plano pessoal, uma meta de longo ou à curto prazo. 

Enquanto estava na praia a pensar nisso, meu esposo pescava. Quanto eu mais refletia, mais eu via que o conceito ministrado no Domingo fazia sentido.

Emoções não geram ações, mas são das ações que as emoções fluem e ganham vida. 

Ele usou no contexto do casamento ,mas esse mesmo preceito pode ser usado em todas as áreas das nossas vidas...Sei que vc pode estar pensando: nossa, nada a ver !!!! Bom, vamos analisar. 

CASO 1: 
Nem sempre de manhã eu tenho vontade de me exercitar.Pra falar a verdade, exercitar em casa é bem chato, mas é melhor do que ficar redonda feito pandeiro em roda de samba. Afinal de contas, eu não nasci pra ser frigobar! A verdade é que quando eu termino de me exercitar[mesmo naqueles dias que eu não quero], eu me motivo a começar e terminar outras coisas... O sentimento vem... Se eu fosse esperar pelo sentimento de se sentir motivada à ir malhar, não malharia nunca. Porque no segundo dia é mais fácil se deixar levar do que ter ânimo pra começar. Até aqui tudo bem?

CASO 2 :

 Pesca costumava ser uma atividade totalmente sem graça pra mim. À medida que eu fui aprendendo mais e pescando mais, deixou de ser aquela coisa "o que eu estou fazendo aqui? " e passou a ser "qual será o próximo peixe que eu vou pegar?"... Quero testar uma nova técnica. 

 
CASO 3: 

Por um bom tempo eu tive raiva de certas pessoas que eu conheci por aqui nos EUA, mas principalmente em Starke, a primeira cidade que eu morei. Por muitas vezes eu disse à mim mesma que não tinha como eu não ficar com raiva delas depois do que elas tinham feito comigo. A verdade é que, eu estava praticando ter raiva delas e nem sabia... Toda vida que tinha uma oportunidade de falar delas eu falava, e cada vez que mencionava o assunto, com mais raiva ficava. Como diz meu marido, eu articulava e built the case( que seria falar das evidências, dos fatos para fazer uma acusão legal). Por causa das minhas atitudes, a minha raiva aumentava e os sentimentos de frustração e amargura tb. 


Tudo isso eu citei porque existe um fato  curioso sobre isso... Dizem que para uma pessoa construir um hábito, aprender algo e ser habilidoso nisso, ela precisa fazer a mesma coisa 21 vezes ou 21 dias. Exatamente, leva esse tempo inteiro....Para um vício/mau hábito, é dito que se leva 28 dias para que ele desenvolva.



Muitas pessoas dizem :

o amor acabou ... 
Não consigo perdoar aquela pessoa....
Sempre fui uma pessoa insegura
Sempre tive problemas com depressão
Nunca vou ser capaz de emagrecer 
Sou uma compradora compulsiva 

 Depois de pensar bem muito nessas frases e  constatei algo : 

Tudo que não é nutrido ou cultivado, morre. 

Se o amor não é cultivado como nos primeiros meses, vai morrer.É possível que vc tenha cultivado o descaso, o descuido, a frieza, a mesmice e falta de respeito através das suas ações.

Se a ira e a amargura não foi cultivada através das ações, ela não tomará mais seu tempo, seu sono e seus outros relacionamentos.

Se você deixa de se comparar com os outros e busca se conhecer e trabalhar suas qualidades, e se compara com o melhor que podes ser,  a insegurança morre. 

Se você não se isola, faz atividades, tem uma vida social, para de colocar a culpa nos outros e de se fazer de vítima, a depressão morre. 

Se você decide comer adequadamente  e ser exercitar devidamente, a gordura vai embora, mesmo que vc tome remédio que possa te dar aumento de peso. Eu tomei vacinas para alergia por 3 anos consecutivos e não engordei nesse período, pq sempre cuidava da alimentação e ia pra academia 5x na semana . O remédio pode contribuir para o seu aumento de peso,mas apenas se vc não se exercitar e não estiver nem aí pra alimentação e ficar com aquela mentalidade de que só um pouquinho não vai fazer mal...

Se você procura resolver as questões e encará-las de frente de maneira saudável, a fuga nas compras irá morrer e a sua conta irá agradecer. 

Fecho essa seção com uma pergunta : 


Sei que estamos em fevereiro, bem dizer beirando Março , mas ... que tipos de ações vc pretende ter daqui pra frente? Vc já se perguntou que tipos de atitude vc tem tido ultimamente? 

O que precisa ser mudado hoje? 

Talvez mais carinho romantismo no relacionamento?
Talvez mais amor próprio? 
Talvez vc precisa se reciclar profissionalmente? 
Talvez  precisa executar aquela meta que por tantos anos começa e pára? 
Talvez seja afiar aquela língua estrangeira?
Talvez seja dormir mais cedo?
Talvez seja trabalhar menos?
Talvez precisa ter mais perseverança?


Aprendi num livro que o corpo obedece a mente..O corpo apenas executa(emoção) aquilo que a mente manda( ação). Então pense sobre o que vc pensa nos próximos 21 dias...Esses pensamentos se transformarão em ações e dessas ações vc irá colher emoções daquilo que semeou. 

Essa é a reflexão de hoje.


Quanto ao mais, irmãos,

tudo o que é verdadeiro,

tudo o que é honesto,

tudo o que é justo,

tudo o que é puro,

tudo o que é amável,

 tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude,

e se há algum louvor,

nisso pensai.
(Apóstolo Paulo em Filipenses 4:8)

27 comentários:

  1. OI Gi...perfeito o seu post...ando me policiando muito ultimamente pois não quero mais reclamar das coisas...reclamação, murmuração vira um hábito e um chato hábito. Mesmo nas horas de cansaço, procuro está alegre e não demonstrar aquele desânimo que murcha até flor...adorei o post...Com certeza acrescentou muito pra mim hoje...vc sabe que te adoro, né??? beijos

    ResponderExcluir
  2. Gi!! Texto muito bom para refletir, eu fiz tudo isso final do ano passado, fiz uma listinha de coisas que queria cumprir esse ano e estou cumprindo, algumas faço me arrastando, é como vc disse, a nossa mente obedece nosso corpo, por isso trabalhe a sua mente.

    Bjsss!!!

    ResponderExcluir
  3. Querida Gi... antes de tudo obrigada por sua visitinha no meu blog.. eu amei suas palavras de apoio... estou pensando nelas com certeza!
    Adorei seu espaço... amei sei blog... quando escreveu este post por acaso estava lenso minha mente e sabe das minhas emoções recentes? Rsrs... foi perfeito para mim, principalmente o Caso 3... exatamente o que tenho feito! Mas posso te dizer... estou me "consertando" ok? Não é fácil... mas eu não desisto! Um grande beijo.. daqui de longe...
    Juscelia (JÚ)

    ResponderExcluir
  4. Olá, ótimo post o seu. Ha 2 anos eu tracei metas para ser uma pessoa melhor, ser mais positiva, e fiz disso um hábito diário, no inicio foi dificil mas depois a coisa fluiu naturalmente e o resultado foi ótimo, pois me sinto uma pessoa melhor atualmente. E continuo trabalhando em cima de pontos a serem melhorados, é dificil, mas quando agente consegue é uma sensação incrível.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  5. Gi, concordo com a Suzala, perfeito!!!! Eu vou pensar outra hora nas coisas que eu preciso mudar em mim mesma e depois venho aqui de novo... agora eu estou caindo de sono!!! :/ Bjs amiga!!!! ♥

    ResponderExcluir
  6. Oq a motivacao nao faz com as pessoas.....Motivacao tras caminhos novos....
    muito bom post...bjs querida

    ResponderExcluir
  7. Querida hj vc tava inspirada que lindo :), deve ter sido uma bela pregacao em ? que bom q vc refletiu e melhor ainda q vc escreveu, dividiu a bencao :) com a gente e assim nos fez refletir tb... eu estou a procura de um curso de espanhol e de fotografia, meu esposo renovou o contrato q ainda tinha 6 meses p acabar por + 1 ano, ou seja fiko em Cali ate 2012 agora entao nada de reclamar que isso é bencao Deus tem sempre o melhor pra gente né ?!!! decidi que o melhor pra mim é aproveitar Cali e fazer desse periodo bom e proveitoso... bjos e bom final de semana !!!

    ResponderExcluir
  8. Gi, adorei o post. Parabéns! E por incrível que pareca, acabei de escrever parte desse mesmo assunto aqui postado por você. Acho que o mesmo espírito de Amor andou nos visitando.

    Um bjao

    ResponderExcluir
  9. Que post maravilhoso!
    Eu faço um grande esforço para vencer algumas tentações tipo não arrumar nada, não cozinhar, não estudar... Procuro sempre programar a minha vida e as minhas finanças, nem sempre consigo tudo mas o pouco já é um lucro!
    Beijocas
    Adri

    ResponderExcluir
  10. Oi Gi!

    Sabe, eu me identifiquei muito com o caso 3.
    Sofri tantas decepções com amizades por aqui (JP) que cheguei ao ponto de me retrair completamente e não querer mais a amizade de ninguém.
    As que eu iniciei de uns tempos pra cá foram poucas e não porque busquei isso, mas porque aconteceram naturalmente.
    Percebi, escrevendo no blog principalmente, que estava me fechando cada vez mais.
    Por isso vou seguir seu conselho e agir ao contrário. Pensar positivo e "forçar" voltar a acreditar nas pessoas para voltar a ser a Flávia de antes.
    Hoje faço assim: ao conhecer alguém por acaso penso: vou me decepcionar de novo, então nem começo a amizade. Um "oi" tá bom.

    Obrigada pelas sábias palavras.
    Um beijo

    ResponderExcluir
  11. Oi Gisley, gostei mto da reflexao. Uma frase parecida que ouvi certa vez, diz assim: "As coisas morrem por falta de atenção." E acho q eh bem verdade.

    Estou lendo um livro mto interessante, que fala sobre como a mente vence o humor, e de fato, cultivar pensamentos bons, agir de acordo, nos trará sentimentos e sensações coerentes.

    Boa reflexão!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  12. Gi, perfeito o seu post, perfeito! Eu concordo com tudo que vc colocou quanto à nossa prática, quanto a atrairmos determinadas coisas para nós mesmos. E hoje, logo agora, foi um tapa na minha cara ler isso... Obrigada porque vc me salvou de um primeiro dia de atitude errada. Beijos!

    ResponderExcluir
  13. Olha eu aqui de novo...
    Seu texto me lembrou um livro chamado "Etica para o meu filho" do autor espanhol Fernando Savater, um livro incrivel que ele escreveu pro filho dele e que vai muito alem da Etica em si.
    Um dos pontos do livro ele fala sobre escolhas, sobre as nossas escolhas diarias, o ato de escolher é oque define como o dia vai ser, se vc acordar de manha, ESSSSSCOLHER se exercitar (que seja a contra gosto) vai ao mesmo tempo estar escolhendo fazer bem ao seu corpo e espirito, resultando assim em muitas outras coisas boas.
    E isso tudo tb me lembra aquele velho ditado "Colhemos oque plantamos", fazer boas escolhas, praticar bons atos resultam em coisas boas. =)

    Tudo na vida é uma questão de escolha (temos o livre arbitrio, vc sabe), mas nem sempre a escolha mais facil é que nos levará mais longe.

    Beijocas

    ResponderExcluir
  14. Gi um otimo post adorei. Me serviu muito bem eu estou precisando de mais motivação pra seguir com um projeto a longo prazo, em vez de pensar como sera qdo ele se concretizar eu estava olhando apenas que ia demorar um tempão.Agora vou olhar meu projeto com olhos diferentes

    Bjos

    ResponderExcluir
  15. Oi Gisley! Desculpe responder seu comentário no meu blog aqui no seu post, mas eu nunca sei onde responder... Rs.

    Então, eu comecei a fazer a minha unha só depois de um tempinho aqui nos EUA. Logo no começo eu fazia nos salões mesmo e nunca ficava muito bom. Daí me enchi e comecei a tentar fazer eu mesma. Eu demoro horas e horas! E mesmo assim não fica lá grandes coisas não. A mão esquerda atá que fica bonitinha, mas a mão direita fica péssima! Hahaha! Acho que algumas pessoas têm mais jeito que outras porque sempre me falam que com a prática vai ficando mais fácil, mas vou te dizer que mesmo depois de mais ou menos 2 anos continua sendo um suplício pra mim fazer a minha própria unha! Mesmo assim, acho que vale mais a pena do que ir nesses salões que tem por aqui. A marca Sally Hansen tem uns produtinhos ótimos pra cutículas, quando você se animar de começar a fazer a sua própria unha dá uma olhada.

    Um beijo!

    ResponderExcluir
  16. Gi, ainda nao li o post, vou ler jah, mas to aqui porque eu vi um comentario seu no blog da Thabata sobre a Driver's License. Voce jah teve carteira de motorista no Brasil? Trouxe com voce? Se sim, voce NAO PRECISA dirigir com alguem responsavel do lado por um ano, como voce disse que viu. Isso eh pra quem nunca dirigiu antes ou nunca teve carteira de motorista de lugar nenhum. Geralmente eh pra quem tem 16 anos (aqui nos EUA). Quando eu tirei carteira de motorista aqui eu mostrei a minha do Brasil, nao precisei nem fazer aulas, soh fiz o teste escrito e o pratico e pronto. Nao tive regra em relacao a que horas dirigir, ou ter que dirigir com alguem... nada disso. Procura saber direitinho. Pode ser que cada Estado seja diferente.

    ResponderExcluir
  17. Acabei de ler o post! LINDO! Amei. Era exatamente isso que eu tava precisando ler. Algumas coisas eu jah comecei a trabalhar... comecei a me exercitar novamente, 30 minutos por dia (um dia correndo, outro na academia, e assim vai), eh pouco, mas aos poucos irei aumentando. Se eu de cara comecar pegar pesado nao vou ter pique e vou acabar querendo desistir. Entao aos pouquinhos eu vou "construindo" o habito novamente.
    Outra coisa, estou trabalhando no carinho do meu casamento... Eu sou meio seca, e isso eu tenho que melhorar muito.

    Muito bom este post Gi!!!

    ResponderExcluir
  18. Gi querida coloquei hj o selinho q vc me deu no blog e como vc pediu p avisar estou aki :) bjo e bom final de semana !!!

    ResponderExcluir
  19. adorei o post me pegou no momento certo.bjs

    ResponderExcluir
  20. OI Gi, seu post está, super hiper top!!!
    Concordo e assino embaixo dele.
    Também acordo sem vontade de me exercitar, tem dia que não dá tempo, por isso que deixei de ir ao trabalho de onibus, vou a pé, assim caminho uns 45 minutos (4km e meio, e para o trabalho não tenho desculpa de não ir).
    O amor também, com os maridos, com os familiares os amigos, a gente tem sempre que cultivar, os amigos do Brasil, sempre mando recadinhos no e-mail, quando o horário dá certo eu ligo pra eles.
    A família entao, preciso falar com minha mae todos os dias, senão parece que ta faltando alguma coisa.
    bjuss e otimo domingo

    ResponderExcluir
  21. Gis, a gente se acomoda demais, a verdade é essa, e acaba achando que as coisas vão acontecer automaticamente, sem que tenhamos que mover nem uma palha pra que elas aconteçam!

    Adorei seu post!

    Beijo!!!

    ResponderExcluir
  22. Post abencoado! Sem dúvidas se fechar, remoer traz muita amargura, além de uma vida limitada.
    Acho que a maioria de nós, expatriadas tivemos esses sentimentos um dia, compartilhamos dessa sensacão de angústia. O importante é saber que vc tem superado todas essas barreiras no SEnhor, e Ele cuida de nós.

    Uma vida amargurada, cheia de pensamentos sobre o passado ou acusacões aos outros... Não é uma vida!

    Boa semana, Deus te abencoe.

    ResponderExcluir
  23. Menina, me reconheci em dois casos seu. O malhar para nao virar frigobar e o pescar. Passei e passo por esses problemas. Preciso de mais acoes para colher mais emocoes. Porem estou num momento meio estagnado de minha vida que todas as manhas quando eu acordo e como tivesse sido drenada toda a minha energia, isso nao e engracado? POis deveria ser o contrario, dormi e acordar renovada.
    Quanto aos 21 dias, estou tentando usar esse pensamento pra dar um Stop! no meu consumo de acucar. Estou exagerando e estou com medo de ficar diabetica. Nao tem sido facil !

    ResponderExcluir
  24. Menina, sensacional isso! E tem tudo a ver com umas reflexoes que tenho feito ultimamente (e que estou transformando em atitude, desse jeito mesmo). Ate escrevi sobre isso ainda agora!

    Beijinhos e otima semana pra voce!

    ResponderExcluir
  25. Ola Gisley!

    Concordo plenamente com o post e vou compartilhar uma coisinha li o caso 3 e identifiquei muito, esse final de semana me disciplinei a nao pensar mal, ou falar mal, mesmo que jah tivesse acontecido algo ruim. Foi muita oracao e a melhor foi o resultado, nunca tive um tempo tao bom ao lado do individuo em questao!

    DISCIPLINA EH LIBERDADE - esse eh meu motto :-)

    beijo!!

    ResponderExcluir
  26. Oi Gi, que lindo seu post!!
    Verdadeiro e eu concordo com tudo, apesar de me indentificar um pouco. Assim, como vc disse tem aqueles dias q não queremos fazer nada, ou nós sentimos vítima de uma situação que só existe na nossa cabeça.
    São coisas que temos que melhorar em nós mesmos. Eu tneho muuito que melhorar, não pra ser perfeita [impossível], mas pra ser uma pessoa melhor em sociedade, pro meu próprio bem e daqueles q eu amo.

    Beijo, meu.

    ResponderExcluir
  27. Olá amada, lindo seu blog. E essa postagem abençoada, não sei se estou falando certo, rsrs, faz pouco tempo que tenho blog.
    Isso acontecia comigo, eu reclamava de tudo,me sentia uma vitima, fiquei + ou - 3 anos em depressão, em menos de 1 mês fui curada qd comecei a fazer a coisa certa! Estou lendo o livro: O Poder da Mulher que Ora, e aprendi(quer dizer eu ja sabia, mas não fazia) que devo buscar a Deus e 1º lugar e sem querer nada em troca, aprendi tb a ter diciplina, a pedir a Deus que torne uma pessoa disciplinada, acho que isso é muito importante. Eu não sentia mais vontade de viver. E hoje estou vivendo e abundancia para honra e Glória do Senhor Jesus.
    Quem quiser entrar no meu blog e se quiser seguir vou ficar muito feliz:http://preciosaaosolhosdedeus-amoosenhor.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Exporte pensamentos e idéias vc tb!
Aqui, elas chegam rápido e vc não paga nada :)!
Divirta-se e volte sempre :)!

Por favor, deixe e-mail e nome de contato caso não tenha blog ou conta do google.

AVISO: Caso não goste ou não se indentifique com o material aqui exposto, vc tem todo o direito de ir ao topo da página do lado direito e apertar o X.

Não espere que nenhum(a) blogueiro(a) mude o formato ou conteúdo do blog para adequar à sua comodidade/pensamento.


A autora se faz no direito de reprovar todo e qualquer conteúdo que não traga nada à acrescentar ao blog.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...