segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Gentileza : Uma palavra essencial no vocabulário da vida



kindness Pictures, Images and Photos
FONTE: PHOTOBUCKET

Tradução:
Nenhum ato de bondade, por mais pequeno que seja, é um ato desperdiçado.


Lá estava eu fazendo o meu devocional  em Filipenses 4. E daí que vem essa frase...

Seja a vossa moderação conhecida de todos os homens. Perto está o Senhor.
(Filipenses 4:5)


Notei que tinha o número 1 em cima da palavra moderação e fui checar o que tinha na nota de rodapé... E lá encontro a palavra gentleness ( cortesia, gentileza). Acabei de ir no dicionário e vi que gentleness está tb ligado à kindness(bondade, bom tratamento). Vou na internet e vejo que na versão inglês da Bíblia King James, a palavra bondade aparece 43 vezes na Bíblia.

É impressionante como essa palavra tem sido deturpada ao longo dos anos. Gentileza, antes  vista como algo nobre, agora é  vista como algo desnecessário, bobo e ridículo.Graças à nossa sociedade chamada de moderna e pós-moderna, defraudamos a palavra e ainda lhe damos a pior das conotações...E todo aquele que ousa executá-la leva nome de otário, boboca, banana, abestado, retardado, bocó, Madre Teresa(no mal sentido), barriga branca,pau mandado. Para pessoas modernas estamos bem neandertais  atrasadas, não?

Por cair no ridículo , a palavra é desvalorizada à medida que conceitos como grosseria, estupidez, falta de educação,tirar vantagem dos outros firmam os pilares das relações diárias, do momento em que acordamos até o momento que vamos dormir.Já não sabemos mais diferenciar um mal trato de tratamento comum, pq tudo é tão normal, fazer o quê , é assim mesmo!Ao brincar de ciranda cirandinha com a indiferença e a apatia , fechamos os nossos olhos para as pessoas e para as oportunidades de fazer o dia delas mais doce, porque afinal, nós temos uma agenda e temos pressa... Observe esses cenários:

 CASO 1 : 
Ouve-se muito entre pessoas casadas : ah ele(a) mudou... No começo fazia tudo para impressionar, tinha cuidado nas palavras, sempre procurava saber se eu estava bem, era um querer imenso, um xodó, um precisar de mim...Tinha medo de me ferir ou de me ofender.Hoje diz cada brutalidade e não tá nem aí.. O descaso é muito comum...É como se não amasse mais, não valorizasse.Sei lá!Estou para perguntá-lo(a), que caso ele(a)  encontre o(a) meu(minha) esposo(a) por aí, que ele(a) me avise! 

O que realmente está sendo dito nas entrelinhas é : essa pessoa não é mais gentil.Não é que a pessoa mudou, só parou de se importar. Nesse post , tratamos do assunto de como as ações geram emoções e não o contrário, e aquilo que não é nutrido, morre. Com a gentileza não é diferente. Se você não  cultiva gentileza, com ctz cultivará a rudeza. 


Conheço pessoas que fazem a seguinte afirmação : 

CASO 2 

Fulando(a) tolera tudo dos outros, mas deixa os da família fazer o mesmo pra tu ver uma coisa? Se os de fora tem uma necessidade ou um favor, ele(a) nem pensa duas vezes, faz todo e qualquer sacrifício, mas quando a gente precisa dele(a), é cada obstáculo e a gente sempre tem que dar algo em troca, ou do contrário a pessoa está muito ocupada, cheia de afazeres. 

O que realmente está sendo dito nas entrelinhas é : Não sei a quem ela(e) quer enganar/ impressionar.Faz tanto pelos outros mas na hora do pega pra capar não tem que dê a mão à ele(a) e ela ainda fica reclamando.Não custava nada ser gentil com os de dentro e ser mais flexível com os da própria família. Lembre-se que não há nada de errado em dar à mão a quem precisa, mas quando os de fora ganham prioridade entre os mais próximos, algo está errado.Porque vc faz o que faz? Pq vc não diz não? Tem medo de deixar as pessoas te conhecerem de verdade? E quanto aos de dentro, pq vc não dá a devida honra? Pq vc sabe que tem liberdade? Esse conceito é errado. Qto mais próximo, mais gentis/cordiais devemos ser.Toda vida que vc faz isso vc passa a idéia de que os de dentro não tem valor nenhum pra você, que de agora em diante, eles precisam provar que são dignos do seu favor, tempo e recursos.Muros passarão a ser construídos entre vc e os seus e quando vc menos esperar, não haverá nem mais uma comunicação aberta e saudável.Você vai ser levado(a) à pensar que eles estão te isolando, mas quem os isolou foi vc!  


O problema é que  a gentileza não espera data comemorativa ou ocasião especial para entrar em ação. Ela simplesmente rouba a cena deixando a platéia estarrecida. Se tem uma oportunidade, ela faz e acontece.Ela observa as pessoas em volta.Ela faz bonito pq separa tempo para pensar em "algo mágico".Nas coisas simples das quais já não vemos mais a beleza, a gentileza vem e chama aquilo de arte.

Note que no começo do post mencionei a citação de Filipenses 4:5, que nos desafia a sermos pessoas conhecidas pela nossa gentileza. Quando diz "seja conhecida", isso não é uma opção, mas sim uma frase imperativa. Quando penso nesse conceito, alguns nomes pipocam na minha mente, mas pra ser sincera, o meu não me vem à mente. É algo que preciso trabalhar, admito.Não sou de ser grosseira com as pessoas, mas tb não sou gentil, no sentido de ser algo super natural pra mim, entende? Não penso em como adocicar a vida das pessoas ou ter consideração de fazer algo que seja pequeno just because . Creio que seja pelo fato de ter feito isso antes e ter levado muita patada, mas no caso de viver em solo americano, toda vida que eu agradecia mais do que o simples obrigado, parecia que as pessoas achavam que eu era boboca. Tipo: "nossa, nem precisa disso tudo..." Não diziam mas dava pra ver isso estampado no rosto delas. Não importa o que eu tenho experimentado por aqui : explica, mas não justifica!

Comecei a praticar hoje um pouquinho desse conceito...Baixei algumas músicas da banda favorita do marido.Vou transferir para o seu mp3 e colocar uma pilha nova, então da próxima vez ele terá algo bom pra ouvir enquanto corre.Já que estamos curtos de grana, decidi fazer chocolate chip cookies pra ele(não aqueles que vc compra e coloca no forno pra assar não, caseiro mesmo!).Isso não é nada demais, só vai levar algumas horas enquanto eu faço outras coisas tb, e são esses tipos de coisa que são tão bobinhos aos nossos olhos, mas  que fazem a diferença nos relacionamentos.

Duas perguntas pra vcs : 

Na sua opinião, por que  a gentileza não é mais praticada com naturalidade nos dias de hoje? 

Onde você precisa praticar esse conceito na sua vida? 


22 comentários:

  1. Hoje em dia, está difícil, mesmo! Infelizmente...

    É um querendo tirar vantagem do outro, é um irritando pro outro perder as estribeiras, é alguém te empurrando e nem pedir desculpas!

    E não adianta a gente correr! Tem isso em qualquer lugar do mundo!

    Mas nem por isso a gente deve agir da mesma forma. só que tem que ficar muito mais atento a esse tipo de gente! A desconfiança que a gente é obrigada a ter, reflete no nosso corpo: ombros tensos... tudo tenso! :/

    Mas... cada cabeça uma sentença, né?

    ResponderExcluir
  2. ahhhh....!

    tem um selinho do meme literário pra vc! :)

    ResponderExcluir
  3. gentiliza??? essa palavra foi riscada do dicionário português -português. risca também o teu

    hihi

    ResponderExcluir
  4. Sabe que já pratiquei muito o caso 2? Mas para prender foi necessário ver quem eram as pessoas, e quem estava verdadeiramente do meu lado... mas também Deus têm me ensinado a estar disposta a fazer o bem ou a ser gentil para com aqueles que digamos... não gosto tanto, não tenho afinidades...
    Creio que o ser humano dos dias de hoje são mais egoístas, arrogantes, amantes de si mesmo (ou seja, pensam o tempo todo em si mesmos), na Bíblia fala sobre isso também... o altruísmo há muito deixou de ser praticado... o mundo está rápido demais e o ser humano de um modo geral não tem mais paciência de esperar por nada ... as sementes das nossas vidas tem que ser plantada, esperar para ser germinada, crescer, ficar forte e dar frutos.. e tudo isso tem que ser regado com amor e bondade... isso não é fácil... e eu estou reaprendendo.
    Bjos floridos
    JÚ ... seu blog é maravilhoso!

    ResponderExcluir
  5. Excelente post Gi! :)

    "E, por se multiplicar a iniquidade, o amor de muitos esfriará' mateus" 24:12

    Sejam bem vindos à "sociedade moderna", infelizmente a tendência é piorar :(
    A gentileza é algo que está em extinção, por isso quando tal ato acontece, causa espanto nas pessoas. Eu acredito que a gentileza tem que ser algo que venha do coração, não adianta sermos gentis só para agradar, temos que ter um coração gentil, para ser natural esse sentimento precisa vir de dentro pra fora.
    Se começarmos à trabalhar a gentileza, pode ser que esse sentimento flua em nós. Deixe que as pessoas pensem o que quiser, o importante é vc e a sua consciência.
    bjsss

    ResponderExcluir
  6. acho que atualmente vivemos na sociedade do "direito", todo mundo tem direito, todo mundo tem pressa, todo mundo tá sempre muito ocupado, mas ninguem lembra que tem deveres, e que seu direito termina onde começa o direito do outro. Talvez se nos lembrassemos da empatia, que é se colocar no lugar do outro as coisas melhorassem.
    Bom eu preciso melhorar na gentileza com minha familia, e ja venho trabalhando nisso há um bom tempo.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  7. Oi Gi!

    Assunto complicado... eu acho que as pessoas não praticam mais a gentileza, pq estão cada vez mais egoistas. Agora tudo mundo acha que é tem direito a tudo, que se deve colocar em primeiro lugar em tudo... e esquece que se deve ter um balanço entre si e os outros.

    Muita gente acha que não deve sair do "seu conforto" para agradar ou outros, mas é ai que eu acho que a gentileza está...

    bjs

    ResponderExcluir
  8. Gisley, adorei seu post. Que triste saber que as pessoas só fazem alguma coisa quan precisam de algo em troca. Que nós possamos aprender a ser gentis, amar sem pedir nada, ser sinceros como crianças.
    Adorei o seu post, você é ótima!
    beijinho,
    Tacia

    ResponderExcluir
  9. Gi,seu post está perfeito...acho que deixamos de lado as gentilezas por achar q ja conquistamos as coisas, o que é um grande erro da nossa parte...preciso praticar a gentileza no meu ambiente de trabalho, com colegas quer considero "irresponsáveis" é uma luta diária, mas um dia eu consigo. Beijos, minha linda!!!!

    ResponderExcluir
  10. Podemos ser gentis com os desconhecidos e com os mais próximos, embora com estes seja mais difícil, pois sentimentos estão envolvidos e, frequentemente, mágoas e feridas abertas. Mesmo assim um pouco de gentileza, seja em uma palavras suave ou um pequeno favor só enfeitam a vida e fazem de nossa rotina mais suportável e de nós pessoas melhores.
    Beijo
    Adri

    ResponderExcluir
  11. Pois é, amiga, as pessoas deveriam ler e VIVER mais a Bíblia!
    Gostei do que vc escreveu...

    Sobre o meu cabelitcho, eu já botei o preço da ED lá no blog; ficou R$ 520 dinheirinhos =P com uma boa 'chorada' por desconto! Aff... mas fazer o que né? como eu disse: o que a gente não faz pelo cabelo?! rsrs.

    Beijos

    ResponderExcluir
  12. Gi, AMEI esse post. Eu noto tb que existe muita gente "selfish" como eh isso mesmo hein? Egoismo?
    Bom, eu ja vi muita gente soh olhar para o proprio umbigo e se nao os trouxer vantagem entao nao vale a pena fazer nada de bom.
    Agora, eu posso dizer que tive muita sorte (ou foi Deus?) de ter colocado muita gente gentil no meu caminho. Fui ajudada por anjos nesses anos todos em que morei nos EUA.
    No primeiro ano de Au pair fui viajar sozinha pra Florida nas ferias pois nao tinha ninguem com ferias na mesma epoca que eu. Lah recebi a noticia de que um furacao tava chegando e que a Ilha que eu tava iria ser fechada, interditada no final da tarde. Desesperada liguei pra um Taxi, como todos na ilha fizeram. Meu taxi nunca veio, e nem o de uma senhora de ohio q tava com a filha no mesmo hotel que eu, todo mundo foi embora, a Ilha vazia, ceu preto, e soh nos no hotel, nem o taxi delas veio. No fim a mulher foi pra rua ver se tinha algum taxi perdido, achou e se enfiou na frente dele pra ele parar. Deu sorte de ele estar sem passageiro. Ela pegou o taxi com a filha e fez questao de me levar junto com elas no mesmo taxi. Dividimos a corrida claro, fiz questao de ajudar com algo. Chegando em terra firme (Tampa) eu tinha um hotel reservado que fiz no mesmo dia, elas nao tinham, tava lotado, as convidei pra ficar comigo no quarto!!! Totalmente estranhas, olha soh como tem gente boa nesse mundo? Quando ouvi que cancelaram meu voo pra Boston elas se ofereceram pra eu pegar um voo pra Ohio com elas jah que eu nao tinha mais reserva pro Hotel (tudo lotado). Mas nao tinha mais espaco no voo delas. Peguei um pra Michigan, pra depois ir pra Boston. Nao consegui voo de Michigan pra Boston peguei um onibus por 24 horas ateh Boston, chegando lah peguei o trem pra cidade vizinha a que eu morava (a q eu morava nao tinha estacao), soh que na cidade vizinha no domingo nao tinha nenhum transporte p minha casa (minha host family tava viajando), eu fui na Walgreens pedir uma lista telefonica pra tentar acha tel de Taxi, quando uma mulher atras de mim falou: To indo pra North Reading daqui, quer uma carona???

    Nossa Gi, era pra ter sido as piores ferias da minha vida, mas os Anjos que me ajudaram nesse caminho me fizeram ver que existe sim gente boa nesse mundo e que Deus nunca nos deixa soh!

    Alem disso, tive outras experiencias... mas te digo, existe sim! Infelizmente nao eh todo mundo que faz gentilezas neh. Isso eh que eh triste.

    ResponderExcluir
  13. Vou mais além nesse post. Infelizmente algumas pessoas acham que por nós sermos cristãs devemos ser idiotas, deixar todo mundo fazer o que quer e de alguma forma não interpretam a palavra gentileza da maneira certa, mas só pq somos "gentis" acabamos levando patada. É triste.

    Eu tb percebo as vezes que a mudanca de país me tornou numa pessoa um pouco mais fria, menos gentil. Assim como vc a gente leva muito coice aqui e acabamos deixando que esse espírito marrento tome conta do nosso coracão. É... Sem dúvidas eu mudei muito e a gentileza está precisando a voltar fazer parte dos meu hábitos diários.

    ResponderExcluir
  14. Tem uma musica que eu gosto muito da Marisa Monte que chama Gentileza e fala de um personagem real do Rio de Janeiro "o Profeta gentileza" e ela em uma parte diz assim:

    Apagaram tudo pintaram tudo de cinza, a palavra no muro ficou coberta de tinta.
    Apagaram tudo, pintaram tudo de cinza, só ficou no muro tristeza e tinta fresca.
    Nós que passamos apressados pelas ruas da cidade, merecemos ler as letras e as palavras de Gentileza.
    Por isso eu pergunto a você no mundo se é mais inteligente o livro ou a sabedoria.
    O mundo é uma escola a vida é o circo. Amor palavra que liberta já dizia o Profeta.
    E o Profeta Gentileza dizia: Gentileza gera Gentileza... boa semana

    ResponderExcluir
  15. Gi, se pararmos pra analisar as situações diárias, vamos ver que o ser humano não está mais agindo com o coração, com amor ao próximo.
    E quem age desta forma é exatamente o que vc disse, ninguém respeita.
    Eu também acredito que colhemos o que plantamos, e sei que muitas vezes as pessoas estão com problemas, estressadas.
    UM caso qunado trabalhava ni Brasil ainda, um moça de uma empresa que sempre me ligava, ela era super grossa, e um dia eu perguntei se tinha feito alguma coisa pra ela, por ela ser tão estressada comigo, então ela me disse que trabalhava 15 horas por dia, era sozinha pra cuidar da empresa toda, tava cansada e etc.
    Mas depois desse dia o tom da voz dela mudou e passou também a ser mais gentil.
    bjuss

    ResponderExcluir
  16. Oi Gisley, realmente estar bem alimentada é fundamental, eu como muito pouquinho, mas estou mais cuidadosa com isso. De toda forma, obg por me lembrar! =) Respondendo a sua pergunta, moro em Salvador.

    Com relação a gentileza, p\ mim não tem pessoa mais doce q uma pessoa gentil, é a soma de educação + simpatia, ou educação + boa vontade. E essas coisas faltam a muita gente hj dia, talvez por isso falte tanta gentileza.. Bjs!

    ResponderExcluir
  17. Gi,
    Acho que a gentileza hoje em dia está muito auto-direcionada. Somos gentis conosco, mas não com o outro. E o pior, esperamos que sejam gentis conosco!!!
    Ah, coloquei o selinho no meu brogui!
    Beijos
    Márcia

    ResponderExcluir
  18. oiê... gentileza simples e pura não é mais tão praticada hoje em dia pelo simples fato que vc mesma falou: vivemos numa sociedade egoísta, onde cada um pensa em si próprio e os outros que se explodam! eu tento praticar a gentileza, bondade, educação no meu dia-a-dia e o faço sem esperar nada em troca... é difícil, tem horas que cansa vc só dar e não receber... mas eu acho que a recompensa vem de outra forma: as bençãos de Deus tem sido tantas em minha vida que não tenho o direito de reclamar de nada! Acho que devemos esperar Dele a nossa recompensa! bjoss
    Ich, Hausfrau
    www.ich-hausfrau.com.br

    ResponderExcluir
  19. Acho que a gentileza pode chocar algumas pessoas que a ridicularizam sim, mas isso é apenas no começo, depois ela acaba por conquistar tudo e todos. Tenho uma amiga com uma voz muito estridente, que para compensar esse "defeitinho" treinou com uma fonoaudióloga falar baixo. Ela já é educada por natureza, a mãe é professora e lhe passou bons valores e, ainda, é extremamente sorridente, do tipo que sempre acompanha qualquer cumprimento, seja o bom-dia a um conhecido seja o oi em uma loja com um sorriso. Essa moça é uma das pessoas mais simpáticas que conheço, apesar de sua voz não ser muito agradável, e todos que a conhecem adoram a sua compania.
    Seu texto é excelente, parabéns!
    Beijo grande
    Adri

    ResponderExcluir
  20. Cê tá danada nos post, viu menina. Esse tá porreta de bom.

    Eu sou gentil com tooooodo mundo, faz parte de mim.

    Meu marido era bem o caso 2. Nossa, se alguém de fora pedisse a ele alguma coisa lá ia ele imediatamente, arregassando mangas e tudo o mais para atender o pedido do outro. Mas se eu pedisse algo demorava anos até eu receber aquilo que eu queria e isso já foi motivo de discussoes, de brigas, de lágrimas de decepcao e tudo. Uma vez me lembrei de um versículo na Biblia: " Primeiro os de casa, primeiro os da fé"...

    Aaaaaaaaaahhh, minha amiga, mostrei isso a ele e falei que tudo estava errado em atender primeiro as pessoas de fora. Ele tem mudado quanto a isso gracas a Deus e prá mim, rs.

    Um bjao

    ResponderExcluir
  21. Eu tinha escrito um coments pra vc mas acho que nao entrou... Sniff sniff ...
    Mas eu souartidaria da GRNTILEZA, e - claro - espero isso das pessoas, sim... Mas... Independentemente disso... Vou levando dia apos dia com Gentileza espalhada por ai... Tb foi tema do mes la no Blog UMA ESPOSA EXPATRIADA no mes de janeiro e o video/music citados ai em cim a por uma leitora tb estao por la!
    Bjka!

    ResponderExcluir
  22. Olá, querida
    Gentileza é quando a gente olha pro nosso semelhante e vê a gente mesmo... e age como se fosse conosco... então dá tudo bem certinho!!!
    Oferecerei um Retiro Espiritual em meu Blog de Domingo à Terça... é tempo de reflexão!!!
    Seja muito feliz e abençoada!!!
    Bjs de paz

    ResponderExcluir

Exporte pensamentos e idéias vc tb!
Aqui, elas chegam rápido e vc não paga nada :)!
Divirta-se e volte sempre :)!

Por favor, deixe e-mail e nome de contato caso não tenha blog ou conta do google.

AVISO: Caso não goste ou não se indentifique com o material aqui exposto, vc tem todo o direito de ir ao topo da página do lado direito e apertar o X.

Não espere que nenhum(a) blogueiro(a) mude o formato ou conteúdo do blog para adequar à sua comodidade/pensamento.


A autora se faz no direito de reprovar todo e qualquer conteúdo que não traga nada à acrescentar ao blog.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...