quinta-feira, 5 de maio de 2011

Das amizades


FONTE: GOOGLE
Estes dias estive pensando no que constitui uma amizade. Muitas pessoas apontam diferentes fatores. Uns dizem que é preciso ter coisas em comum. Outros dizem que se tiver mesma personalidade já ajuda.Outros dizem que são os mesmos hobbies, ou fé, etc.Há ainda quem diga que só quem vai entender você é uma pessoa da mesma cultura que a sua. Pra ser honesta com vcs, eu já tentei de tudo.Pessoas que tinham coisas em comum comigo não foi suficiente para que a amizade decolasse. A mesma personalidade ajuda em alguns pontos, mas também notei que só isso não mantém uma amizade. Nem compartilhar da mesma fé foi possível para que algumas amizades fossem consolidadas, e a mesma nacionalidade me surpreendeu como alguns brasileiros se relacionam ou não entre si.
E aí vem a pergunta que não quer calar: o  que constitui uma amizade? Será que amizade de verdade mesmo só com família( mãe,pai, irmão, irmã, primo,prima, esposa,esposo)? Observemos o seguinte cenário.

- Meu esposo tem um amigo que vou chamá-lo de Severino(nome fictício). Assim como meu marido, Severino ama ir pescar e ama pescar com meu esposo, contanto que meu marido gaste a gasolina do carro, vá bater onde ele mora( que é perto da praia- uns 45 minutos) , traga os lanches...Detalhe, Severino tem muito dinheiro, mas como meu marido é bom samaritano, não se importa de levar o lanche, o que eu não concordo mas tb não dou piti por causa disso. Vou deixar ele descobrir que Severino nunca foi seu amigo. Por várias vezes o amigo marca de ir pescar, fica de ligar pro meu marido para confirmar, e no dia, meu esposo está todo arrumado, saiu da cama às 5:30 da manhã. O grings liga pra ele e o cara nem atende o telefone e nem retorna, e nem dá sinal de fumaça...Quando vai ouvir do cara, é pq o grings foi que ligou pra ele depois de um mês, qdo nem tem mais graça. Isso não é a primeira vez que acontece. Das outras vezes que marido marcou e nem saiu da cama às 5:30 da manhã, o Severino liga lá pelas 10 e pergunta onde meu marido está.Quando ouve que meu marido ainda está deitado, diz que é pra ele correr, se arrumar bem rápido para eles irem ou pescar, ou faz perguntas do tipo: ainda? Embora tendo algo em comum, eu não vejo uma amizade aí...Eu vejo uma pessoa que vai manter um hobby com o seu amigo( no caso o meu esposo) contanto que ele não tenha que sair da sua zona de conforto.Você já viu gente assim? 

Me pergunta qtas vezes o Severino saiu de onde ele mora para vir pescar onde a gente mora? Nenhuma. Me pergunta qtas vezes o Severino saiu do conforto dele trouxe lanche para pescar e bater papo com meu esposo? Nenhuma. Me pergunta qtas vezes o Severino veio aqui em casa? Nehuma. E acredito que nunca virá.

Outro cenário aconteceu comigo: a mãe da Risoflora( nome fícticio) mandou um convite pra gente para irmos para o aniversário dela.Eu não confirmei e nem fiz questão de confirmar pq enfim não sabia se iria dar para eu ir, e dois pq a Risoflora não é minha amiga, não me liga e não sai comigo.Chegou o dia do aniversário da Risoflora e a mãe dela me manda um torpedo perguntando se vamos poder comparecer e eu digo que não. No Domingo, quando Risa me vê, ela disse que sentiu nossa falta na festa dela[ mas assim na frente de todo mundo, sabe? Do tipo pra envergonhar mesmo?]. Eu simplesmente respondi: poisé, não pude ir. E deixei ela no vácuo na frente de todo mundo tb. Não me expliquei, afinal convite eu posso aceitar ou rejeitar. Convite não é uma carta de intimação dizendo que vc não tem escolha.Pra mim,quem não tem escolha é quem precisa comparecer ao tribunal, oras. Depois de eu  conversar com o marido, ele notou o que eu tb notei a respeito de Risoflora: não é que ela sentiu a nossa falta, mas o fato não estarmos na festa dela não a deu o luxo de dizer quantos amigos ela tinha e quanto ela era popular.Tradução: ela não pôde se amostrar pra gente, o que foi trágico para ela... Detalhe, essa pessoa é mais velha do que eu,logicamente eu esperava mais maturidade. Uma vez alguém perguntou ao pai dela se éramos amigos, o pai dela disse na frente da pessoa que éramos unha e carne. Como assim se a pessoa nem liga pra mim, não me passa e-mail e só conversa depois do culto na igreja e olhe lá!!! Não, isso pra mim não é e nunca será amizade.

Já em outra situação, a menina queria ser minha amiga mas nos termos dela...Ela disse que era muito ocupada, que fazia muita coisa..Praticamente ela queria manter amizade por torpedo quando ela morava há 15 min da minha casa de carro. Ah me poupe! Eu disse à ela que se fosse pra ser assim,sem se ver uma à outra, eu ficaria com as minhas amigas do skype e ela podia ligar pra amiga dela que morava em outro estado.Afinal, distância por distância é melhor ouvir a voz e cara da pessoa pelo computador...Bom, mas na verdade o problema era porque a pessoa queria ter uma amiga disponível na prateleira dela nos dias em que ela estava de folga e que nenhuma outra amiga tivesse nada pra fazer com ela.Aí sim ela ia me ligar.E isso eu não aceito..Vou passar meses sem te ver, só te vendo na igreja rapidinho e quando a gente se encontra vc espera que eu vá contar tudo o que se passa na minha vida de primeira mão? Intimidade requer tempo. Se não tem tempo, fica surperficial. Busy is the new shallow.

Estou escrevendo esse post para ganhar uma luz aqui de vcs, pq para mim, nas 3 situações, as pessoas querem os benefícios, as regalias da amizade sem ter que investir tempo, e querem que você as considerem especiais.Será que isso é possível? Tb estou aprendendo um novo conceito de amizade devido estar inserida numa cultura totalmente diferente da minha. Aqui( no meio cotidiano), a agenda e os compromissos vem antes da família e dos amigos. Gente, será que é só eu que passo por isso?


Minhas perguntas para vocês são:


Na sua opinião,
  • quais são 3 conceitos-base para uma amizade verdadeira e sólida?

  • O que faz uma amizade não decolar?

29 comentários:

  1. Gisley,amei seu post!Sem duvida nenhuma essa eh uma duvida de muitas de nos.Na minha opniao uma amizade deve ser constituida de muita cumplicidade,companherismo principalmente.Quando era adolescente,tinha uma amiga que tava sempre do meu lado,sabiamos tudo uma da outra,nos entendiamos.Porem os anos passam e cada uma segue seu caminho,nos distanciamos e a amizade acabou esfriando.
    A amizade nao decola quando existe qualquer sentimento falso envolvendo:mentira,inveja etc...amizade seria o oposto disso,talvez seja por isso a tao frequente falta de amigos que tantas pessoas teem reclamado.
    Otimo post,adorei!
    bjao

    ResponderExcluir
  2. oi querida é por isso que Severino tem dinheiro . ele guarda o dele e gasta o dos amigos , aliás os amigos é que gastam em vez dele
    esses amigos sao do melhor que há. tenho um amigo que adora conviver e cá em casa cada um traz uma garrafa de vinho quando nos reunimos, (hábitos) ora nós compramos sempre do bom , caro e ele comprar do barato e tenta convencer os outros que é bom. no final ele bebe do dos outros. amigo não? olha minha homónima e tem dinheiro sabes?
    kis .=)

    ResponderExcluir
  3. Eita Gi as coisas por ai sao complicadas em ? Amiga o Severino tem por sobre nome cara de pau né ? ai por favor chama o marido ai que eu preciso falar com ele :) !!!
    Eu acho que o probelma somos nós brasileiros que gostamos de amizades sinceras, verdadeiras, pau pra toda obra, amizades com tempo pra troca, e esse povo ai tá acustumado com o superficial em uma relacao de matrimonio imagina de amizade...
    Aqui eu n tenho amigos e nem acho que vou ter, é tudo muito diferente e se for pra ser qualquer coisa eu como vc disse prefiro meus amigos pelo msn, skype ou ate por carta demorando quase 1 mês pra chegar...
    Aqui meu melhor e maior amigo é o Marido, fazemos tudo junto, vamos desde pro salao, academia, pilates e supermercado juntos, vamos comprar roupas e coisas de casa, td q se faz com uma amiga eu tenho feito com ele, isso tem nos aproximado muito muuito mesmo... claro que eu sinto muita falta dos meus amigos, da minha casa cheia, das saindas de final de semana, das programacoes da igreja + cada acao tem uma recaoa né entao... paciência... vou levando e quando voltar pro Brasil tenho 2 certezas, tenho amigos que a distância fortaleceu e outros que só mostraram que n eram amigos... meu consolo é saber q n vou chorar por ninguém quando for embora de Cali´... sabe que t{o ensaindo p escerever sobre uma palhaca que se dizia minha amiga e me falou um monte de merda dia desses pela net e pra fechar c chave de ouro tá vindo passar férias na minha casa... ai ai vai entender...

    ResponderExcluir
  4. hahahaahahahaha
    Primeiro de tudo: amei os nomes ficticios que voce arrumou, soh voce mesmo Gi!!!

    Agora voltando ao assunto... Gi eu jah passei por tudo que eh tipo de situacao, mas pasme, os "amigos" que agiam assim eram os que eu tinha no Brasil!!!! Chegou uma epoca que cortei amizades com mulheres porque era uma querendo ser melhor que a outra, dias que eram super amiga e outros que nem olhavam pra tua cara... aff, por causa dessas experiencias eu aprendi a "ler" as pessoas. Quando vim para os EUA tb encontrei muita gente assim mas nao me machucava porque eu jah de cara sabia o estilo da pessoa, se me agradava continuava a amizade, se nao, eu nem dava bola.
    E te digo, aquelas que eu gostava viraram amizades verdadeiras mesmo! Minha melhor amiga conheci na epoca de Au pair, e ateh hoje somos amigas, mesmo ela morando no Brasil e eu aqui (ela voltou depois do programa) mas sempre que vou pro Brasil ela vai me ver ou eu vou ve-la, e ela jah veio me ver aqui tb.

    Fiz varias amigas virtuais, que acredite ou nao me conhecem muito bem. Geralmente as amizades nao surgem do fato de termos coisas em comum, mas de estarmos vivenciando uma etapa da vida em comum. Quando eu era au pair minhas melhores amigas eram au pairs porque passavam pela mesma coisa que eu, os sentimentos, as experiencias eram parecidas. Agora casada faco mais amizades com meninas casadas principalmente com americanos porque ha assunto, ha algo que nos todas entendemos, ha motivo pra papo.

    Mas nao quer dizer que vivenciar uma etapa da vida em comum va garantir uma amizade verdadeira. Eh aih que eu acredito que amizade eh como o amor: tem que haver QUIMICA!

    Se nao clica nao da. Tenho amigas que nao tem nada a ver comigo, mas que eu tenho um carinho e amizade especias e elas por mim.

    Tenho amiga de 60 anos, e amiga de 20. Acho que quando ha quimica o resto eh consequencia.

    ResponderExcluir
  5. Ah, esqueci de acrescentar...
    hoje eu acredito que amizade tenha varios "graus".
    Tenho amigas pra tomar cafe uma vez por mes e bater um papo legal. Tenho aquelas amigas com quem eu falo tudo sobre minha vida, tem aquelas que faco na escola mas fica soh ali mesmo. Tem aquelas pessoas que nos identificamos e tal mas mesmo nao tendo muitas coisas em comum e nem intimidade, gostamos de ver e conversar quando temos a oportunidade de estar no mesmo local. Tem aquelas que sao "conhecidas"... e assim vai. Acho que o segredo eh a gente saber o valor que cada um tem pra gente. Nao eh porque a amiga que tenho pra tomar cafeh uma vez por mes nao seja amiga. Ela eh, mas de um grau diferente de outras. Nao quer dizer que seja melhor nem pior, mas apenas um estilo de amizade diferente das outras.

    Agora, esses tipos de amizade que voce deu exemplo no post, acredito que nao sao nem amizades de graus diferentes. Sao amizades falsas mesmo. O negocio eh a gente conseguir distinguir, quando a gente aprende, tudo flui, ateh as amizades que fazemos!

    ResponderExcluir
  6. Bem...
    *_ Em primeiro lugar, amizade requer tempo, não aquele tempo de conhecimento sabe, mas aquele tempo disponivel mesmo, tipo passar um dia inteiro falando bobagens e sobre tudo (O DIA DOS AMIGOs rsrs), isso tras conhecimento e curiosidade sobre o outro.
    *_ em segundo lugar seria sentir-se feliz com a presença do amigo. é tão bom qdo alguem rir de vc ou junto intende, diversão é a palavra.
    *_ por último cuidar, é como se fosse um relacionamento mesmo. Regar, perguntar, repreender qdo preciso, é assim que Deus faz com agente, até hoje cmg tem dado certo.
    *_ O que não decola é o GRUDE. citei muita coisa, mais dentre essas sempre tem aquele dia com as amigas (o) ou não...? falo pq senti na pele. Amo meus poucos amigos conto em uma só mão, mais velo por ees assim e tem dado certo, mais sei lá fica a dica afinal nem tds somos igual não é mesmo flôr????

    "é, eu bem queria estar perto de vc
    pra quem sabe sermos ótimas amigas!!!"
    (Risadassss)

    AdOREI a foto ai de cima...
    lindO vcs 2...rs

    intão tá...
    vou ali flôr bju
    =D
    (nate)

    ResponderExcluir
  7. Oi Gisley,
    Olha na minha opiniao os tres conceitos para uma amizade solida sao: companheirismo, sinceridade e confianca. Mesmo sendo difícil encontrar pessoas em quem podemos confiar de verdade (por causa das constantes decepcoes) acabamos ficando eceiosos em confiar de novo. Porem acredito, que confiança é algo primordial em uma amizade. Esta confianca e conquistada e nao adquirida.

    E preciso ser companheiro (a) tambem. Assim como voce disse no post, amigas que requerem sua presenca so quando lhe e conviniente, nao e amizade (para mim!)

    Nao menos importante, cito aqui a sinceridade. Sinceridade nao apenas para lhe dizer coisas boas ou estar com voce nos bos momentos te apoiando, a sinceridade que me refiro e em todos os aspectos para ate mesmo te dar uma opiniao contraria a sua, mostrar um outro ponto de vista (com respeito e claro!)

    Ja o que nao faz uma amizade decolar e facil! Mentiras, procurar ganhos secundarios na amizade, falsidade, ganancia, inveja, falta de respeito...

    ResponderExcluir
  8. Ai, Gisley, essas coisas não só acontecem aí não... conheço uma porção de pessoas que são assim... e algumas situações que chegam a doer o coração. Acho que hoje em dia todo "mundo" (modo de dizer, pque tem muitas excessões, tá muito preocupado em olhar para o próprio umbigo somente, e pensam, imaginam que o mundo gira em torno deles mesmos! Olha só, trabalhei em uma empresa por 5 anos onde tinha um grande amigo, compartilhavamos várias situações, ríamos demais, era tudo junto, EU o considerava um grande amigo devido as afinidades que tínhamos, mas qual não foi a minha surpresa que no dia em que eu saí de lá, na hora da despedida ele me disse: É, agora a gente não se vê e nem fala mais né? Tendo em vista que vc frequenta outros lugares que eu né? Juro, que eu achei que ele estava zoando com minha cara rsrsrsrsrs... mas para minha surpresa está sendo assim mesmo, digo assim mesmo porque faz 2 meses que saí de lá, e ele nunca mais me procurou. EU ainda não querendo acreditar, mandei emails, recados no orkut, liguei no cel e nada, nadinha de nada... fiquei muito triste, mas cheguei a conclusão de que ele é muito falso e que todo tempo de amizade fui EU a amiga somente e não ele, e se ele agora não quer mais minha amizade, problema dele, quer perde é ele... (caramba ainda escrevo sobre isso no meu blog..rsrsrsrs)...
    Tudo isso só me faz acreditar que uma boa e verdadeira amizade é um se doar com o outro, sabe aquela história de EU me colocar no lugar do meu próximo? Pois é, ela é super-válida. Acredito que pessoas que passaram por situações tristes e semelhantes têm grandes chances de se ter uma amizade verdadeira. É isso.
    Esse pessoal aí que vc escreveu, não amigos não!
    Bjos floridos

    ResponderExcluir
  9. Bem, primeiro vou agradecer pelo o seu comentário, adorei suas palavras. Obrigada!!!

    Quanto as questões sobre a amizade, vejo da seguinte forma, amigos são tesouros na nossa vida.
    A amizade só é conquistada e mantida com gasto qualitativo de tempo, esforço para fazer o melhor e cuidado em trazer o melhor para a relação.Acredito que os exemplos em nada se assemelham a isso e mais não acrescentam em nada.Pode até variar o conceito, mas para mim isso é essencial.E a falta de um desses pontos faz com que a amizade não decole.

    É triste termos pessoas assim nos rodeando, mas deve ter algum aprendizado nelas, afinal devemos estar abertos ao que a vida nos ensina.

    bjo0

    ResponderExcluir
  10. Olha Gi, amei seu texto. Acho que tem muita gente que quer estar perto de vc apenas quando é conveniente...
    Coisas como essas acontecem todo dia, com todo mundo.
    Tem os amigos que só querem as coisas emprestadas, os que querem sair com vc pq vc paga tudo, os que só aparecem na sua casa pra comer de graça, os que chegam perto de vc e só falam e falam como se apenas eles tivessem vida. EI, TÔ AQUI, TAMBÉM SOU UM SER HUMANO, TAMBÉM TENHO ALEGRIAS E TRISTEZAS! rsrs
    MAs tem horas que dá vontade de gritar bem assim mesmo.
    Acho que os 3 conceitos básicos são: respeito, confiança e lealdade, por nós mesmos e pelos outros.
    Acho que o que não faz uma amizade decolar é a falsidade, a falta de afinidade, o "sanguessuguismo" (desculpa o termo... rsrs), e a inveja. Desse jeito não dá.
    Sempre disse que ser amigo é ter coragem de dizer a verdade.
    Quanto ao seu esposo, com o tempo ele vai perceber que o "Severino" não é amigo dele,e vai encontrar outros que dêem o valor que ele merece.

    Gi, te admiro demais!
    xero.

    ResponderExcluir
  11. Oi Gi querida

    Adorei o post,

    me fez refletir bastante!!!

    Olha adorei os nomes ficticios rsrsrsr,voce me fez lembrar o meu pastor, quando esta pregando de vez enquando ele inventa uns nomes ficticios engraçados assim.

    Olha Gi ,concordo pelnamente com o comentario da Nani,muito inteligente !!!Sem tirar nem por uma virgula.

    E olha ,esses tipos de pessoas que voce citou infelizmente ta cheio ne!!!Infelizmente nos dias de hoje e muito dificil fazer amizades verdadeiras ,acho que ja citei antes que moro em uma vila so de brasileiros,e eu achava que poderia fazer amizades com alguem daqui mas que nada ,as pessoas aqui so penssam em cuidar da vida dos outros e fuxico ,inveja ,falsidade .Por isso prefiro me isolar .

    Acho que partilhar da mesma fe ,tambem nao ajuda em uma amizade, pois conheço tantos e nemhuma amizade decolou.

    Ter a mesma personalidade tambem nao ajuda ,pois as minhas melhores amigas tem perssonalidade forte e eu nao tenho.Acho que o que mais conta sao as afinidades e o melhor tem que ter QUIMICA.
    As minhas maiores amizades surgiram nos lugares mais inusitados, como por exemplo na prefeitura quando eu estava fazendo inscriçao para moradias publicas ,conheci uma senhora e nos tornamos tao amigas, a quimica foi instatanea impressionante !!E temos uma amizade linda ate hoje ,mesmo hoje ela estando no Brasil, sempre nos falamos por telefone, E- mail etc.
    E no momento mais dificil da minha vida, quando perdi minha mae, adivinha quem estava la ao meu lado ?essa amiga que me deu força o tempo todo e queria ate pagar a minha passagem para que eu fosse ao Brasil .E respondendo a pergunta qual os tres conceitos de uma amizade solida: confiança,companheirismo ,sinceridade.

    E o que faz uma amizade nao decolar? dificil humm...dificil ne ,hoje em dia as pessoas andam tao frias ,olhando apenas para o seu proprio umbigo ,querendo tirar vantagem em tudo .Acho que com pessoas assim e impossivel, mesmo de decolar uma amizade como o SEVERINO por exemplo rsrsrsr.
    Super beijo Gi

    ResponderExcluir
  12. Caraca...Risoflora???? Que nominho lindo ahahahaha. Ta parecendo os nomes italiano. Tem um cara que chama Calogero, pra mim isso è nome de remedio pra calo ahahaha. Voltando ao post..., entao em todos os casos que voce contou nao vi nenhum comportamento de amizade, so interesse, amizade verdadeira è quando tem companheirismo, sinceridadea, em se preocupar realmente como esta a outra pessoa. E pra mim, os fatores que nao fazem decolar a amizade sao: inveja e interesse...aff, nao suporto. Meu namorido diz que eu sou dificil pra fazer amizades, mas eu digo a ela que amizades como no Brasil nao existe em nenhum lugar do mundo, mas mesmo fazer amizades com brasileiras aqui na Italia è ainda dificil, pois muitas se aproveitam por interesse (seja conseguir emprego, seja porque uma tem carro) enfim, ja tomei tanta patada que antes de sair dando meu numero de telefono, procuro ouvir mais e observar mais, antes eu queria ter muuuuuuitos amigos, agora eu tenho poucos, porem de muuuuuuitas qualidades.
    Beijos

    A proposito, amei a foto nova do blog, show!!!!

    ResponderExcluir
  13. Gis, gostei da sua reflexão.

    Acho que sincertidade, respeito e DOAÇÃO, acima de tudo. Muita gente quer ter/ser amigo, mas não faz o mínimo de esforço pra agradar o outro, fazer uma visita, passar um tempinho juntos.

    Eu sinceramente não sei mais o que leva as pessoas a se tornarem amigas. Eu recentemente tive uma segunda decepção muito grande com uma amiga que conhecia há quase 8 anos, inclusive morávamos juntas na época da faculdade e eu era madrinha do filho dela.

    Essa pessoa me pediu dinheiro emprestado, 900 reais, dizendo que era pra pagar aluguel atrasado senão seria despejada. Pois bem, nem pestanejei e transferi o dinheiro. Depois disso ela sumiu, isso porque nos falávamos quase diariamente no chat do gmail. Foi então que eu descobri que o meu dinheiro havia sido usado pra comprar ingressos pro show do U2!!!! Sendo que quando eles vieram ba Holanda, nem eu fui pq achei caríssimo! Resumindo a história, ela demorou uns 6 meses pra me pagar, e ainda ficou com raiva de mim.

    Mas depois que cortamos relações é que fui perceber o quanto ela me manipulava, só vinha me contar problemas, sugava as minhas energias, mas nunca estava disposta a fazer nennhum programa comigo, embora saísse bastante com outras amigas dela.

    Assim como vc, também não considero isso amizade! Isso é jogo de interesse!

    Tenho bons amigos, amigos de infância, e sempre que chego na minha cidade é uma grande festa! Mas fora isso, todos os "amigos" que eu fiz fora daquele círculo de amigos de infância, de uma forma ou de outra, acabaram não decolando.

    Desculpe o desabafo, rsrs!

    ResponderExcluir
  14. Eu tentei várias vezes fazer uma amiga por aqui e só foi decepção. Agora sou eu quem não quer mais, quando alguém tenta se aproximar, eu converso, brinco, falo da minha vida e análiso bem a pessoa, se eu ver os primeiros defeitos que são mais fácéis de perceber, que são a futilidade e arrogância , caio fora, começou ali e terminou ali. Vencida pelo cansaço, tenho certeza que quando eu tiver que ter alguma amiga por aqui, será quando eu menos esperar.
    Estava querendo fazer um post sobre isso também, mas as pessoas que me machucaram leêm o meu blog e não quero dar IBOPE.

    Risoflora foi demais XD

    bjss

    ResponderExcluir
  15. aqui na inglaterra nao eh diferente, nao. amizade verdadeira depois dos 30 eh coisa rara, fica um ou dois amigos, na mnha situacao pelo menos. boa sorte, muie!

    ResponderExcluir
  16. Oi Gisley realmente o Severino e a Risoflória não são amigos, hahaha adorei os nomes fictícios!
    Amizade tem que ter contribuição de ambas partes, e às vezes quando percebemos que só nós é que estamos isvestindo é muito triste. Que bom que que vc deu um corte na Risoflória, esse tipo de amizade" é bom manter distância.
    beijo, Tacia

    ResponderExcluir
  17. como em toda relação afetiva, a amizade se dá quando existe energia combinada entre as pessoas, além disso tem o carinho, querer bem, amor, confiança, cumplicidade...


    amigo é o irmão que escolhemos.


    bjsmeus

    ResponderExcluir
  18. quais são 3 conceitos-base para uma amizade verdadeira e sólida?
    - admiração, fidelidade e empatia

    O que faz uma amizade não decolar?
    - a falta de coisas em comum

    ------------
    Já passei e passo por algumas situações dessas por aqui. Gente que eu insisto em encontrar, porque são sozinhas e não têm ninguém (assim como eu). Eu marco encontro, café, festinha, e as pessoas aparecem e somem. Tudo bem, podem não ter ido com minha cara. Mas nessa de 'quebrar a cara', finalmente fiz umas três ou quatro amizades boas - mesmo nos vendo e nos falando 1 ou 2x por mês.

    A gente sente, é como qualquer tipo de relacionamento (amoroso, trabalho, família). Tem uma energia que complementa a nossa e coisas que não se explicam apenas com atos.

    Minhas melhores amizades eu não falo há um tempo, por distância e falta de tempo. Mas eu e estas pessoas sabem que confiamos uns nos outros de olhos fechados e a milhares de km de distância.

    Just happends!

    By the way: os nomes fictícios são óóótemos!!

    ResponderExcluir
  19. Eu já vi esse filme?! Parece que é moda né Gisley?? Dificíl mesmo achar amigos que estejam ao nosso redor pela a nossa personalidade, companhia.
    A pergunta que vc fez a si mesmo sobre o que constitui uma amizade?? É mesmo algo muito dificíl de responder. Eu tenho amigos queridos da época da adolescencia que amo muito, mas com a distância, fuso horário perdemos o contato e aqui? Amigo de verdade não tenho nenhum viu? Alguns conhecidos, mas nem as brasileiras que eu achei que iriam me acolher, seríamos unidas... Me deram as costas. Grande decepcão.

    É continuar orando ao Senhor pra Ele mostrar pessoas de coracão verdadeiro que queriam nos ensianr algo. Tenho certeza que com o tempo o Senhor vai apontando que é amigo de verdade.

    Bjs

    ResponderExcluir
  20. Gi eu acho que amizade tem que vir dos dois lados, sabe o carinho dos dois lados, lembrar de falar um oi, ser sincero, se tiver alguma coisa errada conversar e também saber até onde ir.
    bjuss

    ResponderExcluir
  21. Concordo 1000% contigo. São muito comuns esses dois comportamentos, em relacionamentos. Também boto pra correr. Primeiro, o que se diz teu amigo, mas nunca quer arcar com qualquer possível ônus para manter a relação - e todos sabemos que relacionamento requer cultivo e cuidados (não confundir com 'empurrões' ou forçar a barra, que é outra coisa). E, segundo, aqueles amigos que guardam a gente numa gaveta enquanto estão, em tese, ocupadíssimos, mas querem que a gente esteja à disposição na hora que convém a eles. Tenho uma raiva tremenda disso.
    Tempos atrás houve um evento grande aqui em Natal. Um monte de colegas que esqueceu que eu existo praticamente desde que me mudei pra cá me escreveu propondo parcerias para propor atividades (tipo GT, mesa-redonda, oficina) no evento, sabendo que eu estava na organização geral do negócio. Claro que eu não podia aceitar todos os convites, sugestões, não podia fazer tudo aquilo mesmo se quisesse. Aceitei duas das sugestões e entrei de co-coordenadora em duas atividades. Aqueles pra quem disse não voltaram a não me procurar e aqueles para quem disse sim foram cheios de 'ai que saudades' enqto durou o evento. Depois disso, ainda escrevi uma ou duas vezes, mas não me responderam mais. Interessava retomar o contato ali porque eu era 'da casa', estava tb na seleção das propostas etc. Depois, pra quê, né? E não é só no trabalho não. Nego quer vir fazer turismo aqui, aí escreve pra me alugar com perguntas sobre hotel etc. Agora já nem perco meu tempo respondendo mais...
    Beijão

    ResponderExcluir
  22. Gi, saudades!! Amiga, amizade é uma coisa que vc sente...e por isso que a Bíblia diz que quem encontra um amigo encontra um tesouro... (quem, por acaso, encontra tesouros todo dia???) por isso que os amigos de verdade são poucos... Acho que amizade mesmo não tem manual, mas vc é generoso com o outro e CLARO, vc quer um retorno sim, porque amizade é uma via de mão dupla...mas se a pessoa so pensa nela e acha que o outro deve estar a todo momento disponível, então, amiga...isso nunca pode ser amizade... é tudo uma questão de sentir.... :) beijos

    ResponderExcluir
  23. 3 conceitos-base para uma amizade verdadeira e sólida?

    Solidariedade incondicional (independentemente de você concordar ou não com o que o outro faz de sua vida); reciprocidade equilibrada; e lealdade.

    ResponderExcluir
  24. Acho q tem que ser uma vontade mutua.. ambas tem que querer ser amigas e compqartilhar momentos e confianca....bjs

    ResponderExcluir
  25. Oi Gisley,
    Pois este é um tema que vem ocupando minha cabeça há tempos e também não tenho a resposta. Amizade devia ser uma coisa simples mas parece que ficou mais complicada com o passar dos anos. Principalmente quando a gente mora fora!

    Não basta ter afinidades, não basta ter o mesmo hobby, não basta ser brasileiro (esta eu aprendi muito cedo). Eu mesma moro na Holanda há 17 anos e vi muitas amizades irem embora, às vezes as pessoas se afastam por motivos que nem tem a ver com você. Às vezes é a própria vida que afasta as pessoas.

    Só sei que em 17 anos de Holanda, só consegui manter uma grande amizade, que aliás já vinha dos tempos do Brasil. Eu e fulana (nome fictício, rsrsrs) somos amiga há mais de 25 anos e ela é praticamente irmã. Nos encontramos quando dá porque ambas somos mães e o filho dela ainda é bem pequeno.

    E amizades que só aparecem quando tem algum interesse, isso não é amizade né?

    ResponderExcluir
  26. Nossa este post, é bestial!!! Já levei tanta lambada de falsas amigas brasileiras, que se me permites vou colocar lá no meu blog. Ótimo!!! Já falei mil vezes de amizade lá, e o teu texto tá perfeito!!!

    Besitos

    Dani*

    ResponderExcluir
  27. Olá!
    Gostei dos nomes fictícios que vc dava...super criativos! rsrs
    Enfim, cheguei ao seu blog através do google, pois estava procurando saber mais sobre estas coisas de "amizade". Digo 'estas coisas de amizade' porque tenho 22 anos, sou um jovem comum (de acordo com os padrões da sociedade", porém nunca tive alguém que eu pudesse confiar a um nível que eu poderia contar QUALQUER COISA a meu respeito. Sou meio sistemático, sabe... mas não suporto gente falsa. Recentemente terminei um relacionamento, e aí fiquei sabendo, através de uma porção de gente (embora eu não seja muito sociável, quando há fofocas bombásticas, as pessoas nos pagam para qua possamos ouvi-las), tive a real revelação de quem são meus amigos de verdade (nenhum, a não ser mãe). A partir deste dia, descobri que eu poderia separar muito bem meus colegas por categoria: colegas de copo, de trabalho, de faculdade, e por aí vai... Tinham também aqueles aproveitadores, que quando descobriram que eu estava de carro, me ligavam noite e dia me chamando pra sair (e eu bonzinho, aceitava). Enfim, resumindo, que eu me distanciei deste monte de pseudo-amigos, e hoje me tornei uma pessoa mais autêntica, menos boazinha, só que muito mais feliz. Não sou obrigado a agradar ninguém, amigo de verdade ainda não tenho, apesar de eu ser confiável, sincero e tudo mais, as pessoas gostam de iludir e serem iludidas, portanto não me querem como amigo. Não sou estúpido, nem grosso, nem antisocial.. Sou divertido, sincero, pelo menos tento que meu próximo esteja bem, tenho como missão diária pôr um sorriso no rosto de quem me acerca, enfim, não me arrependo nem um pouco em ter me afastado das pessoas aproveitadoras, que só nos mantem por perto como um número, e que só lembram da gente na hora da tristeza ou falta de dinheiro/condução.

    Gostei muito do seu texto, vieri um seguidor do seu blog e pretendo compartilhar mais ideias, valores historias... Enquanto estiver vivo! rs
    qualquer coisa, me contate (e diga de onde conseguiu meu contato... rs, porque eu tenho que filtrar fakes, sabe...)Olá!
    Gostei dos nomes fictícios que vc dava...super criativos! rsrs
    Enfim, cheguei ao seu blog através do google, pois estava procurando saber mais sobre estas coisas de "amizade". Digo 'estas coisas de amizade' porque tenho 22 anos, sou um jovem comum (de acordo com os padrões da sociedade", porém nunca tive alguém que eu pudesse confiar a um nível que eu poderia contar QUALQUER COISA a meu respeito. Sou meio sistemático, sabe... mas não suporto gente falsa. Recentemente terminei um relacionamento, e aí fiquei sabendo, através de uma porção de gente (embora eu não seja muito sociável, quando há fofocas bombásticas, as pessoas nos pagam para qua possamos ouvi-las), tive a real revelação de quem são meus amigos de verdade (nenhum, a não ser mãe). A partir deste dia, descobri que eu poderia separar muito bem meus colegas por categoria: colegas de copo, de trabalho, de faculdade, e por aí vai... Tinham também aqueles aproveitadores, que quando descobriram que eu estava de carro, me ligavam noite e dia me chamando pra sair (e eu bonzinho, aceitava). Enfim, resumindo, que eu me distanciei deste monte de pseudo-amigos, e hoje me tornei uma pessoa mais autêntica, menos boazinha, só que muito mais feliz. Não sou obrigado a agradar ninguém, amigo de verdade ainda não tenho, apesar de eu ser confiável, sincero e tudo mais, as pessoas gostam de iludir e serem iludidas, portanto não me querem como amigo. Não sou estúpido, nem grosso, nem antisocial.. Sou divertido, sincero, pelo menos tento que meu próximo esteja bem, tenho como missão diária pôr um sorriso no rosto de quem me acerca, enfim, não me arrependo nem um pouco em ter me afastado das pessoas aproveitadoras, que só nos mantem por perto como um número, e que só lembram da gente na hora da tristeza ou falta de dinheiro/condução.

    Gostei muito do seu texto, vieri um seguidor do seu blog e pretendo compartilhar mais ideias, valores historias... Enquanto estiver vivo! rs
    wthiago_@hotmail.com

    ResponderExcluir
  28. Olá Thiago, seja bem-vindo ao blog!
    Geralmente tento trazer temas e situações do cotidiano para o blog no intuito que outras pessoas possam tb analisar comigo essas experiências de vida.Qto ao "como conseguiu seu contato", fiquei preocupada agora pois acho que fizeram um perfil fake com a minha foto? Até visitei seus dois blogs agora e não me recordo de tê-los visitado antes.Por favor se vc tiver visto algo com meu nome por aí, me informe.

    ResponderExcluir

Exporte pensamentos e idéias vc tb!
Aqui, elas chegam rápido e vc não paga nada :)!
Divirta-se e volte sempre :)!

Por favor, deixe e-mail e nome de contato caso não tenha blog ou conta do google.

AVISO: Caso não goste ou não se indentifique com o material aqui exposto, vc tem todo o direito de ir ao topo da página do lado direito e apertar o X.

Não espere que nenhum(a) blogueiro(a) mude o formato ou conteúdo do blog para adequar à sua comodidade/pensamento.


A autora se faz no direito de reprovar todo e qualquer conteúdo que não traga nada à acrescentar ao blog.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...