segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Uma montanha íngreme chamada sucesso


Chocolat Soundtrack - Caravan

Powered by mp3skull.com






Já me perguntaram várias vezes como eu defino a palavra sucesso.Para mim sucesso é quando uma pessoa alcança um objetivo, simples assim. Quem concluiu o que começou, sucedeu naquilo que se propôs a fazer.

Porém há quem discorde.Sucesso muitas vezes é mesurado por algo que é estabelecido por uma maioria ou uma pessoa no poder, mesmo que estes sejam desprovidos de inteligência espiritual, emocional ou relacional. Essa é a situação que Vianne[Juliette Binoche- foto] encontra ao chegar em uma cidade rural da França,numa comunidade onde todos fazem a mesma coisa ou fingem que são felizes. Nessa cidade a vida dela é monitorada 24hrs por dia, principalmente porque ela decide abrir uma Chocolateria na época da Quaresma em frente à uma igreja.

Quando se trata de sucesso, precisamos entender que: 

Receberemos oposição - Fica claro no filme que o prefeito Conde de Reynaud[Alfred Molina] não fica satisfeito por ver a chocolateria de Vianne crescendo e atraindo mais clientes.Aos poucos ele manipula os mais fracos a acreditar nas mentiras que ele inventa sobre Vianne.Na vida real não é muito diferente. Toda vida que tentamos uma empreitada ou fazer algo que a maioria das pessoas não tem interesse em fazer, a oposição vai se fazer presente. Infelismente o criativo, o ousado, aquele que não segue o script é visto como uma ameaça e como aquele cujo poder poderá a vir dispersar "as ovelhas". 

Vai rolar rejeição - Quando se trata de sucesso, você não precisa ter muito para que as pessoas te desgostem.Você só precisa ser feliz e ter uma atitude positiva.Pessoas infelizes e presas à padrões impostos à elas terão dificuldades em aceitar a sua felicidade.No filme o conceito de rejeição é bem trabalhado, pois mostra várias esferas onde esse tipo de atitude acontece.

Tenacidade é essencial para seguir em frente - Aqueles que deixam se abater e cedem à pressão de se moldar ao que os outros querem deixarão um pedaço de si mesmos pelo caminho e acabarão frustrados, vazios e com muita amargura no coração. Tenacidade é muito mais do que teimosia ou perseverança, é não deixar que ninguém diga que você só é bom caso seja igual à eles.É resistir a idéia de ter que se curvar para ser alguém ou tão importante quanto.É pagar o preço de ser peixe fora d'água. 

Gentileza gera gentileza, mesmo que você leve patada no começo - É mais fácil responder com grosseria, mas Vianne mudou a vida de muitos com a sua atitude positiva e restaurou relacionamentos familiares também além de adocicar a vida das pessoas do vilarejo. 

Amigos aparecerão nessas horas difíceis - Sair da zona de conforto faz com que tenhamos a consciência de que nem sempre temos todas as respostas, mas que quando tudo fica difícil e pensamos em desistir, os amigos aparecem para nos lembrar do que nos propomos a fazer e para nos motivar a finalizar a nossa missão. Isso é um teste de caráter que passamos sempre tomamos a iniciativa de começar algo novo.


Um pouco de nós ficará com as pessoas que passaram/estão passando e passarão nas nossas vidas - Uma palavra, um sorriso, um gesto de gentileza, um ouvido amigo. Tudo isso traz impacto na vida das pessoas e muitas vezes deixamos esses detalhes passarem desapercebidos por causa da pressa.A pressa não te dá tempo para que você deixe sua marca no mundo, ela só está preocupada no que você pode obter das pessoas em tempo record e sem muito esforço.Não seja fantasma, faça a diferença! Vi em um blogue uma citação: se a sua presença não causa impacto, a sua ausência não faz nenhuma diferença[ou não vale nada].
FONTE:GOOGLE




Essas entre outras lições estão embutidas na doce comédia Chocolate[2000].Às vezes o meio vem para mudar a gente.Às vezes a gente vem para modificar o meio em que estamos inseridos. 


E fala pra gente: que tipo de oposição você enfrentou por pensar diferente, agir diferente ou ser diferente?


10 comentários:

  1. Adorei o texto! Eh verdade que "sucesso" pode ser definido de várias maneiras, isso depende de cada pessoa. para alguns sucesso estah intimamente ligado à dinheiro e poder, como vc disse, mas eu acredito justamente que o mesmo está ligado à conquista do que se deseja. E que vai ter oposição e rejeição, ah, isso vai!!!
    Bom início de semana para você!!!

    ResponderExcluir
  2. Muito bom! Gostei na reflexão em base ao filme, eu assisti há bastante tempo e não me lembro muito bem, mas é bem interessante! Oposição sempre tem... eu sou cristã, acredito que meu corpo passa melhor sem bebida, sem tatuagem, sem baladas na madrugada ou bares com música alta, e também sem carne. Escolhas minhas, que só afetam a mim, mas provocam taaaaanta oposição nas pessoas! Por quê que as pessoas se incomodam, realmente não sei. Vai ver que é porque sou feliz, porque digo que é Cristo no meu coração, sei lá. :D

    ResponderExcluir
  3. Assisti este filme há muito tempo, nem lembrava direito do enredo, vou com certeza assistir novamente.
    A minha definição de sucesso é como a sua... terminar o que tinha planejado, ver um objetivo concretizado.
    Muitas pessoas ao meu redor dizem que eu sou um exemplo de sucesso, creio que em certo ponto é verdade, porque consegui almejar vários objetivos, mas ainda faltam alguns...
    Eu já recebi tanta oposição na vida... acho que já acostumei a andar na contramão, fazendo o que eu acho certo, mesmo que o resto do mundo pense o contrário. Por exemplo, eu achava errado ficar, nunca fiquei com ninguém e as minhas amigas diziam que eu era idiota, que estava perdendo diversão. Outra oposição grande que tive foi quando decidi que iria morar fora no Brasil. Infelizmente até mesmo membros da minha família tentaram me colocar pra baixo, doeu, mas eu segui em frente e hoje estou exatamente onde gostaria de estar!
    Obrigada pela mensagem e fica com Deus!

    ResponderExcluir
  4. Oi Gi!!!
    Nossa...eu adoro esse filme, tem uma mensagem tao bonita!! Com certeza, se conseguimos usar um pouquinho de cada coisa que você comentou já sentimos uma enorme diferença na vida!!!
    Bjks!

    ResponderExcluir
  5. Gisley, amei o post! Tava precisando ler um post com esse conteudo, doce, sereno e breve. Deve ser porque fiz um concurso no domingo, e nao passei... e coloquei na cabeça que vou estudar até passar, só que quando tu fala isso pras pessoas ao teu redor, ficam te olhando com aquele "olhar desmerecedor"... tipo, que to perdendo tempo em fazer isso.
    Adorei o texto! Um beijo grande!

    ResponderExcluir
  6. Eu assisti esse filme há um tempo atrás também e me lembro de algumas passagens. Definição de sucesso é bem pessoal. Sucesso é ser feliz com o que se tem e quando não batalhar por aquilo que se quer. Tenho uma frase que gosto muito: "O fracasso jamais o surpreenderá se a sua decisão de vencer for suficientemente forte". Abs!!

    ResponderExcluir
  7. Gi, semana passada procurei por este filme para ilustrar uma postagem do meme que estou fazendo parte. E agora chego aqui vc define por etapas numa bela mensagem este filme que eu amo de paixao exatamente pelas abordagens que vc tao bem deixou por aqui.

    É isso mesmo, qdo a gente é feliz, faz muitos inimigos, e como, eu bem sei disso.

    Te desejo uma semana abencoada

    Bjos

    ResponderExcluir
  8. SUCESSO empreendedorismo e tenacidade muito em voga hoje em dia
    kis :=)

    ResponderExcluir
  9. Tenho esta frase no meu blog...
    "Mas entendo por que me chamam de arrogante. Para a maioria das pessoas, o simples fato de alguém viver do seu jeito, tentar ser independente, já é o pior tipo de ofensa. Quem sou eu pra rejeitar seu estilo de vida? Quem sou eu pra achar que sou diferente? Que posso ir contra a corrente? Que não preciso prestar contas ao socialmente aceito? Só posso ser mesmo um monstro da arrogância." Alex Castro

    ResponderExcluir
  10. "Você só precisa ser feliz e ter uma atitude positiva. Pessoas infelizes e presas à padrões impostos à elas terão dificuldades em aceitar a sua felicidade"

    Não poderia concordar mais! Nada incomoda mais do que a gente ser, à nossa maneira (única possível, aliás), feliz.
    E o filme é uma graça mesmo. Também gosto muito. E dá uma vontade de encher a cara de chocolate...

    ResponderExcluir

Exporte pensamentos e idéias vc tb!
Aqui, elas chegam rápido e vc não paga nada :)!
Divirta-se e volte sempre :)!

Por favor, deixe e-mail e nome de contato caso não tenha blog ou conta do google.

AVISO: Caso não goste ou não se indentifique com o material aqui exposto, vc tem todo o direito de ir ao topo da página do lado direito e apertar o X.

Não espere que nenhum(a) blogueiro(a) mude o formato ou conteúdo do blog para adequar à sua comodidade/pensamento.


A autora se faz no direito de reprovar todo e qualquer conteúdo que não traga nada à acrescentar ao blog.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...