segunda-feira, 5 de março de 2012

Calmo, sereno e tranqüilo

FONTE/SOURCE: WEHEARTIT.COM






"Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para as vossas almas".

[Jesus Cristo- Bíblia Sagrada - Mateus 11:29].

Hoje falaremos de uma palavra que está se tornando rara. Muitas vezes ela  tem sido usada de forma incorreta, em piadas e até mesmo de forma perjorativa em casos de infidelidade. Essa palavra se chama mansidão.

Mansidão é uma arte perdida. Poderoso(a) aquele(a) que a tem e faz bom uso dela. Na verdade o que essa palavra significa é poder absoluto sob controle. Levou muito tempo [ e muitas situações na vida] para que eu finalmente entendesse que não era bradando, exigindo meus direitos ou até mesmo sendo agressiva que as coisas iriam se resolver. 

O que eu aprendi com a mansidão foi o seguinte: 

Ela está longe de ser sinônimo de fraqueza, embora muitas pessoas associem uma coisa com a outra. Mansidão significa que você conhece a si mesmo e conhece ao outro e não fará uso da força, da manipulação, da guilt trip com outras pessoas só para provar que está por cima.

Tradução versão Gisley:Ao invés de alimentar a tolice do insensato[ e se tornar um tb à medida que tenta se trocar com ele], você o deixa no vácuo. Isso é mansidão.

Mas Gisley, discordo!  

Veja este vídeo:





Se ele quisesse triturar o bichano, ele poderia ter feito isso em qualquer momento. Aqui é um exemplo clássico de poder sob controle. Esse cachorro é manso, mas isso não o faz dele um animal fraco.Ele ainda é um animal de porte atlético, ágil, inteligente e sempre alerta caso alguém que não é da família tente entrar na casa sem que o dono esteja presente.

Quando eu penso em mansidão, penso tb nos cavalos. Cavalo na Bíblia é símbolo de força, poder, destreza, majestade e arma de guerra[veja Apocalipse]. Quando um cavalo é manso ao ponto que alguém pode tocá-lo, isso não faz dele um animal fraco.

Fraco é  aquele que não tem controle sobre si e que faz uso do falso poder para poder provar algo para alguém. Forte é aquele que vence a si mesmo, porque sejamos sinceros, o que é mais fácil?

a)Responder à altura mesmo quando não se faz necessário ou...

b) Ignorar um insulto pessoal que não vale seu tempo e sua energia.

Não estou dizendo que de agora em diante é esperado que sejamos tapetes de Aladin. Pisa e senta que a gente te leva aonde você quiser céu adentro.Mas que quando precisar se impor ou resolver uma situação que lhe fere ou lhe traga dano, tudo é feito com domínio próprio. 

Quando eu penso em Jesus,vejo numa pessoa de influência.Vejo palavras, ações e um estilo de vida que transformaram outras vidas

Quando eu penso em Hitler, tb vejo uma pessoa de influência. Vejo palavras, ações e um estilo de vida que destruíram e deixaram marcas e traumas em muitas outras vidas

Entende o que quero dizer?

 Hoje eu decido aprender do Mestre e com o Mestre, que é manso e humilde de coração.Não apenas aprender poder sobre controle mas tb aprender a me ver como realmente sou: nem mais e nem menos.Humildade de coração é ter equilíbrio e sabedoria para se ver de maneira saudável. Jesus foi humilde de coração pq Ele sabia quem Ele era na pessoa do Pai[Deus].Era de onde o seu senso de valor vinha.

Por isso recorramos à Ele pois Nele p encontramos descanso. Porque viver sem mansidão ou equilíbrio geralmente nos trará frustração, raiva, descontentamento, comparação e desencorajamento e com isso a nossa alma sofre.

Deixo com vocês uma cena do filme Ip Man 2[O Grande Mestre 2]. No conceito de artes marciais, quem geralmente ganha uma batalha não é o mais forte, mas aquele que se domina e se conhece. Quem é o vencedor? O manso!








Não esqueça de participar da nossa enquete do lado direito da página :)!

11 comentários:

  1. Concordo com vc Gi... mansidão não é sinal de fraqueza e muito menos de submissão. E com certeza Jesus é o melhor exemplo disso. bjo e boa semana
    Ich, Hausfrau
    www.ich-hausfrau.com.br

    ResponderExcluir
  2. Muito lindo, Gisley!
    Sabe q sempre q fui mansa saí ganhando. Com ctz. Tudo q vc escreveu faz sentido. Geralmente qnd brigo é pq sinto q tenho q provar algo.
    Nada como viver sem precisar provar quem vc é.

    "Quem é não diz, deixa ser."

    Bjo

    ResponderExcluir
  3. Gisley, tento sempre levar minha vida com mansidao. Minha mae eh meu maior exemplo nos dias de hoje, e ela sempre me diz, o que Jesus faria se ele estivesse em meu lugar?

    Isso me lembrou um hino, do grupo Elo. Nao sei se voce conhece, mas aqui vai a letra:

    Calmo, Sereno e Tranquilo
    Sinto descanso neste viver
    Isto devo a um amigo
    Que só por Ele eu pude obter

    Ele é Jesus, meu amigo
    Meu Senhor, o Salvador
    Só por Ele ganhei a vida eterna com Deus
    Com Deus

    Triste foi sua história
    Levado a cruz sem pecado algum
    Só porque me amou
    Morreu por mim e não hesitou

    ResponderExcluir
  4. minha mãe dizia: bezerrinha mansa mama a sua e mama a do alheio
    kis :=)

    ResponderExcluir
  5. Oi Gi!!!
    Tava aqui tomando o meu café da manha e lendo seu post... Queria te agradecer o presente. Posso dizer que meu dia começou melhor, na tentativa constante de um pouco mais de mansidão. As vezes não é facil, mas é certamente um exercicio diario que no final das contas, sempre vale a pena!
    Querida, desejo-te uma continuação de uma semana abençoada!
    Gros bisous
    Joanna

    http://mapetitelima01.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Nossa, faz tempo que nao canto esta música.

    Ser tranqüilo nao é mesmo sinônimo de ser fraco. Vc tem toda a razao. Eu vibro qdo a panela está fervendo e ai chega alguém tranqüiléssimo e dá aquela palavra branca que acalma a fervura.

    uma semana abencoada pra vcs.

    Bjao

    ResponderExcluir
  7. Nossa Gisley... excelente.
    Sempre venho aqui em boa hora, hoje é uma delas.
    Um beijo grande e boa semana ;)

    ResponderExcluir
  8. certíssimo!
    e realmente, é uma palavra pouco pregada hoje em dia, onde todos querem ser tao poderosos. Muito pouco se fala sobre virar a outra face, humildade...
    bjsss

    ResponderExcluir
  9. Voce tem toda razao mansidao e uma qualidade muito desprezada e esquecida nos dias de hoje. Mansidao nao e fraqueza, e auto conhecimento para na vida tomar as atitudes quando necessarias e sem precisar se rebaixar ou igualar a um nivel inferior. Jesus e o nosso maior exemplo, ele era manso e estava longe de ser fraco, eu sempre penso e tento meditar em horas dificeis quais as atitudes que Jesus tomaria nessa situacao.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  10. Ola Gisley!

    Na hora que li o tema vim correndo, porque amo essa musica!
    Amo esse fruto do espirito, lema de vida, auto-controle. Ajuda muito quando a gente tem um grupo de pessoas com o qual podemos compartilhar as lutas do auto-controle!!! Conto com minha mamis e minhas irmas:-)

    Beijo!

    ResponderExcluir

Exporte pensamentos e idéias vc tb!
Aqui, elas chegam rápido e vc não paga nada :)!
Divirta-se e volte sempre :)!

Por favor, deixe e-mail e nome de contato caso não tenha blog ou conta do google.

AVISO: Caso não goste ou não se indentifique com o material aqui exposto, vc tem todo o direito de ir ao topo da página do lado direito e apertar o X.

Não espere que nenhum(a) blogueiro(a) mude o formato ou conteúdo do blog para adequar à sua comodidade/pensamento.


A autora se faz no direito de reprovar todo e qualquer conteúdo que não traga nada à acrescentar ao blog.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...