terça-feira, 31 de julho de 2012

Nas entrelinhas

FONTE/SOURCE:GOOGLE
Já me vi perguntando, investigando, juntando peças, montando o quebra-cabeça.Procurando um significado numa palavra, frase, ação, tom de voz. Será que eu pirei durante as aulas de Semiótica e queria encontrar sentido em todo tipo de simbologia? Sinceramente não sei.

Só sei que às vezes me surpreendo com certos tipos de comportamentos, com certos tipos de situações e isso já me fez perder muito tempo com perguntas que talvez eu nunca vou encontrar respostas. Bem-vinda à mais nova síndrome do blog, a síndrome de Sherlock Holmes. Esse post surgiu de um e-mail que recebi semana passada de uma grande blogueira, onde ela mencionava que "nós às vezes temos essa tendência de tentar entender o porque as pessoas reagem de certa maneira e tentamos também idealizá-las, ao acreditar que todos têm bom senso ou reclamar porque A ou B não fez isso ou aquilo".

Às vezes é uma entrevista de emprego que não passou da primeira fase, um amor que não deu certo, um sonho que ficou pelo caminho,uma amizade traída, a morte de um ente querido, uma doença ou uma notícia que chegou de repente, não nos dando tempo para nos preparar emocionalmente, financeiramente e mentalmente.Existem coisas que não podem ser mudadas, mas para muitos, eles ficaram lá no passado, nos escombros, procurando nas minas o resquício de algo que venha ter ligação, quem sabe uma ponta de significado, algo que faça sentido, o porquê, a razão detrás dos fatos, o cerne da coisa.

Pense em quanto tempo foi dedicado à coisas que você nunca obteve resposta. As noites perdidas sem sono.Os momentos que poderiam ter sido alegres.Talvez reuniões em família ou com amigos? Cada lágrima derramada.Cada ataque de raiva/ira/frustração. Cada murro em ponta de faca. Um beco sem saída. Uma coisa que notei desde que deixei essa síndrome pra trás foi o fato de que nenhuma resposta me satisfazia. Quanto mais respostas obtinha, mais queria respostas.É o círculo vicioso do duvidoso: o algo a mais, o detalhe a mais, o que está faltando, o que não encaixa.Você já parou para pensar quanto tempo é gasto diariamente com questões que não somaram nada na nossa vida ou nos ajudarão a deixar a vida mais leve e prática? Não estou falando apenas de grandes acontecimentos não, mas de coisa pequena também, do tipo alguém tirou uma piada contigo que não tinha cabimento.
Aí a gente começa...
 Se for estranho a gente diz: nossa,como uma pessoa diz algo assim a quem não conhece? 

 Se for um senhor ou senhora a gente diz: eu esperava mais de alguém da idade deles, ou alguém da idade deles deveria ter vergonha na cara. 

E nessa já se perdeu uma hora, duas até quase metade do dia nisso enquanto há muito o que se fazer.Você perde tempo em beco sem saída? Gasta dias, horas e minutos brincando mentalmente de ciranda cirandinha? Você já se perguntou se isso vai realmente fazer a diferença no final do dia?

Algumas dicas que me ajudaram na jornada: 

Caso encerrado. O que está feito está feito.Peça serenidade à Deus para aceitar o que você não pode mudar, coragem pra mudar o que for preciso e sabedoria para discernir entre as duas.

Seja seletivo.Não espere muito de todo mundo, mas daqueles que realmente importam pra você.

Foque no hoje. O que se foi, foi, um dia de "investigação" hoje será apenas um dia de hipóteses amanhã. 

Ocupe seu tempo com coisas saudáveis e boas.Lembre-se do que Clarice Lispector disse: Não tenho tempo para mais nada, ser feliz me consume muito!

Admita que as vezes a gente tende a exagerar. Às vezes não é nada demais, aquela coiçada que você levou  é só alguém que não dormiu direito, alguém que é mal-educado, alguém que é sem noção mesmo. Isso é normal no mundo em que vivemos.E não,diga a Genival Lacerda que esse jegue não tem dono!

Olhe para o que você conseguiu e não para o que você não tem. Se você tivesse mania de Sherlock Holmes, é provável que não estaria onde está hoje. Você tem o que tem pq não perdeu tempo com indagações. 

Para terminar, Sherlock Holmes só funciona em filme ou caso você seja detetive por profissão. No mais, abrace a vida com leveza,sorria, cresça, conquiste seus objetivos e seja muito feliz.

Assim, descobri que o melhor e o que vale a pena é comer, beber, e desfrutar o resultado de todo o esforço que se faz debaixo do sol durante os poucos dias de vida que Deus dá ao homem, pois essa é a sua recompensa.
Eclesiastes 5:18

 "Assim, descobri que, para o homem, o melhor e o que mais vale a pena é comer, beber, e desfrutar o resultado de todo o esforço que se faz debaixo do sol durante os poucos dias de vida que Deus lhe dá, pois essa é a sua recompensa E quando Deus concede riquezas e bens a alguém e o capacita a desfrutá-los, a aceitar a sua sorte e a ser feliz em seu trabalho, isso é um presente de Deus.  Raramente essa pessoa fica pensando na brevidade de sua vida, porque Deus o mantém ocupado com a alegria do coração."
( Bíblia Sagrada - Eclesiastes 5:18-20)
 
 

17 comentários:

  1. oi (:
    adorei o post e que saudade que eu estava deles!
    beeijo.

    ResponderExcluir
  2. Oi..

    Gostei do seja seletivo....tenho usado isso muito na minha vida e tenho sofrido menos.

    Sobre o exagero é verdade..as vezes fico remoendo situações que eu deveria simplesmente esquecer e seguir em frente e nada mais..
    Mais um ponto a se pensar e mudar de atitude..

    beijos

    ResponderExcluir
  3. Otimo post!
    Eu sou um pouco assim perco um tempo do dia pensando o pq as pessoas nao hajem com "deveriam" mas como vc disse sao varias as razoes e nos tambem nao somos todos iguais, ne?
    Vou tentar me policiar mais e ocupar minha mente so com coisas (e pessoas) que valem a pena.

    Beijao!!

    ResponderExcluir
  4. Muito forte essa passagem de Eclesiastes que você colocou, amiga. Muito bom mesmo! Adorei as dicas e concordo com todas elas. Aceitar o que não pode ser mudado e aprender a conviver com essas "não mudanças", tem coisas que dá até pra aceitar! Não esperar tudo de todos também é uma ótima dica, pois muitas vezes a gente não pode esperar tudo nem das pessoas que são importantes pra gente! Focar no hoje é o mais difícil.... :( A gente tem sempre aquela preocupação com o que nos espera no futuro e tal... mas eu sei que isso não é Bíblico, e que Deus está no controle de tudo! Ocupar o tempo é imprescindível, já dizia o ditado popular "mente vazia, oficina do diabo", super verdadeiro! A gente tende a exagerar mesmo, principalmente mulher, e se tiver na TPM piora mais ainda! kkkkkk E eu tento muito fazer isso sempre: olhar para o que eu já consegui e não para o que eu não tenho, e digo uma coisa, isso é um exercício diário!!! E tudo isso só é possível com a ajuda do nosso Deus, que é quem nos dá sabedoria, quem nos capacita para vivermos todas as situações na nossa vida!

    Então, amiga, estou prestes a começar uma vida brand new, você sabe! E que o Senhor me ajude e ao Robert também! Ele está muito estressado por estar fazendo muita coisa só, mas espero aliviar mais o lado dele quando chegar lá. Que Deus me capacite para ser uma boa esposa, uma mulher de Deus na vida dele e da nossa família! Eu gosto imitar o rei Salomão sempre, pedindo a Deus sabedoria, a sabedoria que vem Dele, não do mundo! Nessa minha nova caminhada eu estou começando com meu mais novo projeto. Queria te pedir pra dar uma olhadinha no meu novo blog específico pra isso, vendo a "presentation", tudo, enfim, e se você puder estar divulgando meu trabalho no seu blog eu te agradeço muuuuito!!!! Fica a seu critério, amiga!

    Fica com Deus, eu vou estar sempre te dando os updates, tá?! Bjão enorme!!! Obrigada pelas suas orações!!! Te amo!!! ♥

    Blog: http://one2oneinuk.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Confesso que durante muito tempo da minha vida eu era consumida pelos "e se" da vida e também de querer achar uma razão por trás de tudo... e assim como você descreveu no post, eu desperdicei muitas noites, dias, momentos preciosos com preocupações e hipóteses que não me levaram a nada. Aliás, me levaram sim... me levaram a um caminho cheio de dor, amargura. E como você descreveu as respostas que eu encontravam nunca me deixavam satisfeitas... a pior fase foi quando um namorado que gostava muito na época terminou comigo e depois fiquei sabendo que foi porque ele estava com outra pessoa. Eu queria achar todos os porques daquilo ter acontecido, quem ela era, o que ela tinha de melhor... e só coloquei dor ao meu coração, fiquei depressiva, foi uma época negra da minha vida. A coisa boa foi que depois que resolvi deixar pra lá, eu resolvi cuidar de mim e colocar os meus sonhos em prática. E advinha só? Eu comecei a fazer o meu sonho de morar no exterior realidade e hoje em dia, nem preciso dizer que agradeço infinitamente a Deus por ter permitido aquele rompimento, pois foi muito melhor pra mim em todos os sentidos!
    obrigada pelo post!

    ResponderExcluir
  6. Ai... eu sou assim... e talvez, eu idealize mesmo ou entao, eu fico esperando que as pessoas tenham reações parecidas com as quais eu teria... e isso é horrivel, pois somos todos seres humanos diferentes...
    Fiquei quase tres meses afastada pois estava estudando pra OAB e UFRGS... finalmente, PASSEI! Deus cumpre o que promete. E depois de toda a minha batalha de estudos (demorei 4 anos pra passar na OAB) tenho certeza de que realmente Deus sabe o tempo certo de cada um.
    Um grande bjo.

    ResponderExcluir
  7. Puxa Gigi...
    Que post bonito. Você tem o dom de tocar as pessoas com palavras. É um dom de Deus e você não só sabe que tem, mas sabe que deve usá-lo.
    A citação da Biblia ao final é divina. Realmente divina. Escolhida com perfeição.
    É muito tentador ficar fuçando o passado, as pessoas e as escolhas para projetar um futuro. Difícil é assumir, com a dor das renúncias, um presente.
    Estou nessa fase. Como é difícil. Mas eu tenho fé que tudo o que acontece debaixo do céu acontece por um motivo. E o tempo vai dizer.
    Ele sempre diz, não é Gigi?
    A vida liga pontos. Mas como diz Steve Jobs, a gente não consegue ver que está ligando pontos a não ser no final da vida, quando tudo faz sentido olhando de trás pra frente...
    Beijos e obrigada pelas palavras sábias.
    Márcia

    ResponderExcluir
  8. Mas, mesmo seletiva e esperando quase nada, ainda me decepciono muito, principalmente com a leviandade e precipitação com que as pessoas julgam, totalmente inconscientes das suas próprias limitações. Mesmo que não tenham como ver a situação como você vê, que não saibam as implicações, que não cultivem a menor empatia, elas julgam. E julgam severamente. No limite, se a gente for mesmo seletiva, não sobra ninguém.

    ResponderExcluir
  9. É angustiante viver dessa forma, esperando sempre, questionando sempre... pra mim, é como um exercício. As vezes me pego pensando assim, e já tento voltar ao eixo.

    Não é simples. Pelo menos não pra mim.
    Mas muitas, quase sempre, se faz necessário.

    O BEIJO!

    ResponderExcluir
  10. Post Mara como sempre Gi, amei! Beijos

    ResponderExcluir
  11. Gisley, que Deus continue te abençoando grandemente!! Adoro seus posts, sempre tão construtivos.

    Beijos

    ResponderExcluir
  12. Gisley, essas dicas ai valem ouro!!
    E se seguíssemos todas ao pé da letra tudo seria mais simples, o pro é ir crendo, dando chances pro outro e pra gente, ai vira e meche algo sai do nosso controle(o que nao é tao ruim assim) serve pra nos corrigir e evitar futuros erros.
    Vim lhe agradecer pelos desejos de boa viagem e claro botar os post em dia, como anda o Turbo? Tem se portado direitinho?....Duvido...com a cara de sapeca que ele tem acho dificil rsrs
    um grande abraco!!!

    ResponderExcluir
  13. Gisley que post incrível, a vida é muito curta e leveza certamente trará mais felicidade ao dia a dia. E que todos tenhamos forças para deixarmos de ser Holmes :-) Você inspira a muita gente com seus posts! Obrigada! Bjs

    ResponderExcluir
  14. Muito bom o post, boas dicas, algumas jà as sigo!!! bjss

    ResponderExcluir
  15. Através do blog de uma miga achei o seu. Muito bom.
    COnfesso que tenho aplicado isso na minha vida e esta dando certo.

    ResponderExcluir
  16. Ops esqueci de deixar um abraco.E dizer que seu blog é muito bom.

    ResponderExcluir

Exporte pensamentos e idéias vc tb!
Aqui, elas chegam rápido e vc não paga nada :)!
Divirta-se e volte sempre :)!

Por favor, deixe e-mail e nome de contato caso não tenha blog ou conta do google.

AVISO: Caso não goste ou não se indentifique com o material aqui exposto, vc tem todo o direito de ir ao topo da página do lado direito e apertar o X.

Não espere que nenhum(a) blogueiro(a) mude o formato ou conteúdo do blog para adequar à sua comodidade/pensamento.


A autora se faz no direito de reprovar todo e qualquer conteúdo que não traga nada à acrescentar ao blog.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...