terça-feira, 16 de janeiro de 2018

Das imaturidades que a gente ouve ou recebe por mensagem

Sábado( 13/01) eu celebrei meu aniversário com uma festa top top( anos 80 e 90) lá no escritório. Começamos às 5 da tarde e foi até quase meia noite. Teve um pouco de tudo: dança das cadeiras, charadas, outros jogos americanos e um quizz pra ver quem realmente me conhecia. Cada jogo tinha presentinho para os vencedores( guys and girls). 

Muito bem, essa festa é assunto para o próximo post. Hoje falarei de algo que eu aprendi recentemente com uma amiga americana: 

Nunca pergunte se alguém tem filhos ou quantos filhos tem. Deixe que eles se pronunciem a respeito. Pode ser que eles estejam tentando por um tempo e ainda não conseguiram , enfrentando um processo de  adoção ou recentemente perderam um bebê, além dos casos entre casais que um quer ser muito pai ou mãe e o outro não. É um assunto muito delicado que ninguém pensa à respeito, mas que afeta muita gente.

E aquilo ficou comigo. 
De verdade! 
Parece algo bobo, mas não é, principalmente depois do que eu recebi essa semana. Bom, convidei 35 pessoas para a minha festa. 21 confirmaram presença. 15 apareceram. Normal. Entre as pessoas que confirmaram, um casal com um filho pequeno disse que tinham encontrado alguém pra ficar com o menino para que ambos pudessem vir. O moço trabalha diretamente comigo e com meu esposo. 

Na sexta, ele me manda uma mensagem de texto dizendo que eles não iriam mais poder vir por causa que já não tinha quem ficasse com o menino. Aí ele me manda um emoticon com uma cara triste.

Okay, tudo bem. Perguntei a ele se ele achava que poderia ficar com a criança para que a esposa dele pudesse vir para a festa( porque ela geralmente fica com ele para que esse moço compareça todos os eventos lá no escritório). Não obtive resposta.

Aí eu mando uma mensagem de texto para ela mencionando que ele tinha me avisado sobre eles não terem mais babysitter.Perguntei se ela achava que ele poderia ficar com o bebê para que ela pudesse vir. ( Até pra ela ter um break, sair um pouco,respirar, ter mais vida social, se divertir). Coloquei uns emoticons sorrindo. 

Aí continuei: até porque ele tem que estudar de qualquer maneira, não é mesmo?( atualmente ele está estudando para tirar a licença de investimentos ). 

Recebo uma resposta atravessada de volta : É impossível estudar e cuidar de uma criança ao mesmo tempo, mas eu sei que você não entende, afinal, você não tem filhos. Eu e ele ficaremos em casa. 

Da qual eu respondi: ok, beleza. 

DETALHE: NUNCA DEI PITACO NA MATERNIDADE DA PESSOA! 

Eu liguei para essa minha amiga americana, que tem uma filha, e perguntei se eu deixei algo passar desapercebido, se eu tinha sido grosseira. Ela simplesmente confirmou as minhas suspeitas.


Achou o comentário desnecessário e ficou bem evidente que ela( a moça da mensagem) simplesmente não queria vir e nem queria que ele fosse a festa também, mas ao invés de ser honesta, usou o filho como desculpa e ainda me chamou de burra.Eu, a vice presidente do marido dela.Essa não é uma pessoa estranha. É uma pessoa que eu e o marido já saimos para jantar algumas vezes, conhecer os dois, saber dos projetos de vida, dos sonhos.

 Não era questão de ter quem olhasse a criança ou não. Infelizmente aqui ALGUMAS pessoas usam os filhos como muletas, como "a razão pela qual eles não podem fazer nada na vida", quando na verdade simplesmente não querem fazer. Não se tratando de coisas sérias, mas das coisas mais triviais possíveis. 

Olha, convite não é intimação. Sabemos disso. As pessoas ás vezes chegam em casa, estão cansadas ou simplesmente não estão a fim. É compreensível. O que não é compreensível: mentir na véspera da festa quando já tinha confirmado que vinha, ao invés de ser honesta. Já tive gente que me disse a verdade: cara, não tô afim! Tô sem saco pra nada hoje. Tô chata(o).Vou ficar em casa mesmo. E quer saber? ADORO!!!! Tenho muito mais respeito pela pessoa! Mas como já tratei em outro post: honestidade não funciona com todo mundo.


Meu marido já notou que para ela, ele não passa de um contra-cheque. Ela quer os louros do sucesso dele. Quer que ele rale, vença na vida mas só o apóia quando é vantajoso para ela.

  E aqui falo de uma pessoa que eu estava acertando um horário para fechar negócio sobre cabelo e maquiagem para essa festa, já que é algo que ela quer seguir como carreira. Não apenas foi grosseira como antiprofissional. Por isso que digo que não dá pra confiar nessa gente boazinha. Os demônios acabam se manifestando mais cedo ou mais tarde neles.

FONTE:PINTEREST



Aí eu pensei em todas as minhas amigas que querem ser mães, que estão tentando, talvez não podem mais ter ou que passaram por um aborto espontâneo recebendo uma mensagem dessa aí de cima. Só porque a pessoa não tem filhos isso não quer dizer que ela não queira. E aí tudo que a minha amiga me disse sobre não fazer comentários sobre filhos FEZ TODA A DIFERENÇA NO MOMENTO DA MENSAGEM. 


FONTE: PINTEREST


 Não acho sábio alguém achar que sabe da vida alheia porque é mãe e a outra não, da mesma maneira que não é sábio dizer como os filhos dos outros tem que ser criados e educados quando não foi aquela pessoa que deu a luz à eles. 

O engraçado é que nesse final de semana teremos um jantar muito requintado para os melhores produtores do mês passado. Será  6 pessoas no total. Ela virá para o jantar por causa do marido. As outras 5 se dão super bem. E eu estarei pagando pelo jantar.  Vai ser uma experiência interessante. 

 Eu posso não ter um filho, mas uma coisa certa: Eu  não preciso de um para detectar (com muita facilidade) uma mensagem mentirosa, manipuladora e infantil quando eu recebo uma. 


FONTE: PINTEREST




Alguém já recebeu ou ouviu algo assim por não ter filho? 
Divide com a gente nos comentários. 


6 comentários:

  1. Situação complicada essa... Entendo que você queria que essas pessoas fossem para a sua festa e que desmarcar um dia antes não é legal, mas acho que você não deveria ter enviado a mensagem dizendo pra um dos pais ficar com a criança ou poderia ter escrito de uma outra forma tipo: "Fulana, gostaria muito da sua presença aqui, sinto muito que a babá cancelou ficaria feliz se um dos dois ainda pudesse vir." A gente não sabe com certeza porque eles cancelaram né? Vai ver que já tinha rolado a maior briga entre eles pra decidir se um dos dois iria e decidiram os dois ficarem. Nunca saberemos.
    Agora a resposta dela foi muito atravessada porque talvez já tinha rolado a maior briga entre os dois, mas foi realmente desnecessária a lição de moral: "Você não tem filho, você não sabe como é."
    Escuto muito isso. De família, de amigos. Antigamente eu ficava ofendida sabe, principalmente quando começava o discurso: "Ah você não sabe o que é amor até ter um filho... sua vida não é nada até gerar um filho...", como se a minha vida não valesse nada e o amor ao meu marido não fosse nada. Mas depois de um tempo, não dou ouvidos a esse tipo de comentário sabe. Mas fico muito p. da vida quando alguém pergunta se eu tenho filhos e quando respondo não vem com o "ah, mas pq ter filho é tudo na vida, são casados a tanto tempo!!". Agora sou curta e grossa dizendo que esse é um assunto entre eu e meu marido e não discuto com ninguém sobre isso. Já fui chamada de grossa, teve amigo que se ofendeu achando que não era mais amiga, mas eu cansei e é verdade, não diz respeito a ninguém nem aos nossos pais.
    Tente levar o jantar com leveza e foque nos outros convidados. Você não deve nada e não fez nada de errado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lia, talvez eu não tenha me expressado bem. Eu só queria incluí-la, já que, ele é que sempre aproveita todas as programações quando ela fica em casa, sem poder curtir nada.

      Como vc já pontuou, a lição de moral foi totalmente desnecessária, além de grosseira. Esses statements que você dividiu por aqui eu tb escuto muito. E como falei, as pessoas simplesmente tiram conclusões precipitadas sem saber se a pessoa está tentando, se não pode ter filho, ou ás vezes um quer e o outro não. Ou simplesmente os dois não querem mesmo e ponto final. Sabemos que tem pessoas que querem muito e fez um diferencial na vida deles porque era um grande sonho dos dois, mas jamais deve-se colocar no outro essa cobrança. Cada um com seu estilo de vida.

      Excluir
  2. Caramba, que situação desconfortável. Espero que no jantar você consiga contornar essa situação.
    Boa semana!

    Jovem Jornalista
    Fanpage
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não terei outra opção a não ser contornar, mas confesso que de agora em diante, vou deixar ela se achegar, se assim quiser. Ás vezes a gente quer ter tanto algo com alguém, considera tanto, só pra descobrir que isso é unilateral.

      Excluir
  3. Oi, Gisley! Deixa eu compartilhar com vc as minhas impressões. Vai que te ajuda a entender melhor a situação, né?
    A resposta da esposa foi muito grossa mesmo, eu até diria que foi cruel. Imagina se vc fosse alguém que já quis ter filhos, mas não conseguiu? Pra mim, nada do que vc disse ou fez justifica essa resposta que ela te deu.
    Porém, uma coisa que talvez seja melhor vc não fazer no futuro é isso de ir insistir com o outro membro do casal. Quer dizer, vc falou com um, ele parou de te responder, isso já é sinal de que algo pode estar errado. Pode ter algo sério acontecendo em casa e os dois não tem mais condição de ir pra festa. Inventaram a desculpa da babá porque ficaram constrangidos em dizer a verdade. Sei lá, é uma hipótese. Na dúvida, melhor não insistir.
    Mandar mensagem direto pra esposa acabou parecendo um pouco de pressão, talvez até uma intimação a comparecer. Tenho certeza que não foi essa sua intenção, mas às vezes a gente se expressa mal mesmo e causa mal entendidos - principalmente quando é por mensagem!

    ResponderExcluir
  4. Olha, depois dessa aí, deixo quieto mesmo. Ás vezes a gente se importa e faz questão quando para a outra pessoa é um tanto faz né?

    ResponderExcluir

Exporte pensamentos e idéias vc tb!
Aqui, elas chegam rápido e vc não paga nada :)!
Divirta-se e volte sempre :)!

Por favor, deixe e-mail e nome de contato caso não tenha blog ou conta do google.

AVISO: Caso não goste ou não se indentifique com o material aqui exposto, vc tem todo o direito de ir ao topo da página do lado direito e apertar o X.

Não espere que nenhum(a) blogueiro(a) mude o formato ou conteúdo do blog para adequar à sua comodidade/pensamento.


A autora se faz no direito de reprovar todo e qualquer conteúdo que não traga nada à acrescentar ao blog.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...