sábado, 24 de março de 2018

DETOX DIGITAL - Uma necessidade

FONTE: GOOGLE

Desinstalei o instagram do meu celular. Ele disse. Eu tenho tantos planos e projetos e tenho mentido pra mim, dizendo que não tenho tempo para desenvolvê-los, quando na verdade passava tempo assistindo a vida de outras pessoas( que nem sabem que eu existo) ao invés de ir planejar a  vida que sempre quis. 

Outra amiga compartilhou comigo:  Eu tinha essa mania terrível de levar o celular pra cama, e quando ia dormir, já era quase 4 da manhã. Isso acabava com a minha saúde, me deixava sem energia.Eu ficava irritada o dia inteiro e comia muita besteira. Hoje eu deixo ele carregando na cozinha e  saio de qualquer rede social em torno das 9 da noite. Assim meu cérebro tem uma hora pra relaxar. Tenho dormido muito melhor e tenho acordado às 5 da manhã com frequência. 

Uma pesquisa feita em 2017 revelou que os americanos passam em média 5 horas por dia no celular, o que resulta em 140hrs por mês.  

Gente, 140 horas!!!Não parece muito até que você começa a calcular as horas gastas. Nesse mês eu fiz( e ainda estou fazendo) um detox digital, pois chegava todo fim de mês  e eu ficava: sim, mas o que foi que eu fiz de especial nesse mês mesmo??? Nada!

Algumas coisas que eu costumava a fazer : 

- se eu tivesse que esperar por alguém, ficava com a cara no telefone.
- se estivesse em um restaurante e alguém fosse no banheiro ou atendesse uma ligação, ficava com a cara no telefone. 
-  Tirava muitas fotos, mas não curtia o momento, já colocava no face, mesmo sabendo que em poucas horas aquela informação ou foto seria obsoleta. 
 - tratava cada notificação como uma coisa urgente. 
 - Começava meu dia de folga com a cara no telefone, as horas iam se passando e eu não dava início ao meu dia e as coisas que realmente queria fazer. 
- Ficava irritada com as coisas que eu via no face ou em outras redes sociais. Olha, veja bem, se você passasse o dia com algumas pessoas, você com certeza se aborreceria. Não porque elas são pessoas ruins, mas porque esse contato excessivo gera chateações. 
 Antigamente você precisaria ser muito íntima de uma pessoa para ouvir as asneiras que ela falava ou acreditava. Na maioria das interações, você ainda tinha uma boa relação com ela. Hoje é diferente. Elas não se preservam. Na rede elas  são validadas e ovacionadas em tempo real pelas bobagens que falam. 

O que mudou durante o detox e o que eu experimentei: 

- Quando esperava por alguém, trazia minha agenda para ver o que precisava ser feito naquele dia ou nas próximas 24 horas. Isso me dava propósito. Eu estava controlando as minhas horas e dizendo onde elas seriam usadas ao invés de ter um comportamento passivo em relação ao celular ou redes sociais.

- Se estivesse em um restaurante e alguém precisasse se ausentar, eu prestava atenção no que estava acontecendo à minha volta, ou meditava na conversa que tive com aquela pessoa, gerando idéias e posts para o blog. 

- Se fosse à um lugar bacana, tirava foto mas não postava na rede. Mandava uma mensagem de texto para uma amiga ou conhecida quando chegasse em casa, caso fosse algo que eu saberia que eles gostariam de visitar. 

- Mudei o ringtone das minhas notificações. Todo o pessoal do trabalho tem o mesmo ringtone. Família tem seu ringtone em específico, meu marido tem um que é só dele. Assim eu passei a determinar o que é urgente e o que pode esperar.

- Planejei meu dia de folga um dia antes. Já preparava a roupa que ia usar no dia seguinte, deixava tudo prontinho. Sair de casa passou a ser muito mais simples e começar o dia mais interessante.

- Deletei o instagram do meu celular. Entrava lá quando estava de bobeira mesmo. Entrei poucas vezes no face esse mês e saía com menos de 5 minutos. Não sinto falta de navegar por lá. Minha paz aumentou, assim como meu senso de gratidão.

Com o tempo disponível: 

- passei a ler mais
- passei a malhar mais 
- passei a adiantar tarefas que antes proscrastinava
- investi em relacionamentos que me trazem satisfação
- Passei a comprar menos( os anúncios do face/insta, quando clicados, me levavam para as páginas das empresas e eu comprava coisas na promoção que eu não precisava).

- Diminuí meu tempo no Netflix e com outras formas de entretenimento passivo( Redbox). Estabeleci 2 hrs por semana para assistir um filme ou um episódio de uma série. 

- Passei a ter um sono de qualidade. 
-  Mais tempo para trabalhar ou planejar em projetos mensais. 
- Passei a ter mais tempo a sós com Deus. 
- Passei a amar a vida que tenho ao invés de achar que a vida só seria boa quando alcançasse um novo patamar. 
- Diminui o barulho e apreciei o silêncio. 
- Diminui a minha exposição à problemas alheios e pessoas tóxicas.
- Estou falando com pausas ao invés de soar estressada. 
- Estou escrevendo minhas afirmações com frequência.
- Estou escrevendo pelas coisas que sou grata durante aquele dia.
- O celular agora serve para à minha comodidade e não a comodidade alheia. 
- Não tenho a necessidade de estar entretida quando há uma pausa durante o dia. 
 
E você? Já passou por um detox digital, está passando ou começou um recentemente? Compartilha com a gente quais foram os seus resultados nos comentários.

Achei interessante,decidi compartilhar com vocês!

FONTE:GOOGLE


14 comentários:

  1. Eu exclui meu face pessoal em 2014, foi a melhor coisa que fiz na minha vida, agora só tenho instagram relacionado ao blog, não sigo e não sou seguida por ninguem que conheço pessoalmente isso para evitar mimimis e comparações da vida pessoal, outra coisa que estou fazendo ultimamente é evitar ficar visualizando status no whatsapp, isso tem me deixado mais leve, bjs Rô.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rô, eu ainda não decidi se excluirei meu face ou não, mas mal entrar lá tem me feito um bem danado. A nossa mente só um espaço determinado para armazenar informações, que estas sejam produtivas, ricas. O whats, coloquei no silêncio, assim recebo os updates mas não fica aquele barulho direto no celular kkkkkkkkkk
      Beijos!

      Excluir
  2. Olá Gisley
    Que ótimo texto. Aproveitar os momentos com as pessoas faz toda diferença. Tenho deixado o meu celular também de lado, pois o whatsapp não dá sossego kkkkkkkk, tira muito a privacidade. Precisamos usar o tempo com sabedoria. Bjs querida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Lucinalva!
      Aprendi a silenciar o danado do zap, realmente se não fazê-lo não há sossego! Bom ver você por aqui!
      Beijos!

      Excluir
  3. Ja fiz um parecido e me posicionar constantemente. Uso o Instagram mas costumo agendar as publicações num gerenciador para divulgar os post do blog ou ainda publico tudo de uma vez pela manhã e no final dia vejo as notificações. Esse negócio de rede social pode se tornar doentio e ha muita coisa boa para fazermos na vida para perdermos tempo vivendo a vida perfeita dos outros nascredes. O Instagram é a mais nociva. Meu xodó é o twitter, simples, limpo e organizado 😍😍😍Mas ja fui escrava do Facebook rsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dani, que foto de perfil mais linda, mais ryyyyycaaaa!!!! Adorei!!!! Menina, eu tive que desisntalar a app do insta, mesmo com o perfil intacto, eu passava horas ali, só com a cara no celular e não fazia nada, e tirava print de tudo, que ficava só ocupando espaço no telefone. Ainda não testei o twitter, mas pela sua experiência parece que é prazeroso.
      Beijos!

      Excluir
  4. Olá Gisley tudo bem???


    Um detox digital deve ser uma experiência interessante, qq dia vou tentar!!!


    Beijinhos;
    Débora.
    https://derbymotta.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenta Débora e compartilha a tua experiência no blog com a gente!
      Beijos!

      Excluir
  5. Muito bom o seu detox digital. Realmente é libertador ter tempo para tudo e não ficar centrado em apenas uma coisa. Eu também tenho sons diferentes de notificação de contatos no Whatsapp. Isso me ajuda bastante.
    Boa semana!

    Jovem Jornalista
    Fanpage
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Emerson!
      Os sons realmente fazem a diferença e tem ajudado a ver quem precisa ser respondido de imediato e quem pode esperar.

      Inté!

      Excluir
  6. Que bom que você fez detox digital e já está colhendo resultados disso. Há muitos anos que só uso o Twitter como forma de ler notícias e dar risada vendo notícias engraçadas e bobas que só a internet pode nos proporcionar.
    O WhatsApp está no silencioso há anos também, não apita, não dá notificação e desativei todas as notificações da tela do meu celular. Pode parecer radical, mas os meus dias são muito menos estressantes e produtivos assim.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Lia!
      Menina vou silenciar essas notificações do zappi. Uma boa idéia! Ainda não tinha pensado nisso antes!
      Obg!

      Excluir
  7. Nossa, quanta coisa você conseguiu fazer. Eu amo instagram, mas às vezes percebo que estou há muito tempo e desconecto. Eu já desligo TV para ler, mas esse ano tô lendo mesmo e isso já ligou um sinal de alerta aqui. Vou reparar mais no tempo que fico conectada.

    Beijossssssss
    ┌──»ʍi૮ђα ツ

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Micha!
      É um processo que a gente vai construindo aos poucos,né? Obrigado por compartilhar sua experiência. O que mudou muito pra mim foi ver o quanto eu estou mais calma, serena e tenho energia para fazer as coisas que realmente importam.
      Beijos!

      Excluir

Exporte pensamentos e idéias vc tb!
Aqui, elas chegam rápido e vc não paga nada :)!
Divirta-se e volte sempre :)!

Por favor, deixe e-mail e nome de contato caso não tenha blog ou conta do google.

AVISO: Caso não goste ou não se indentifique com o material aqui exposto, vc tem todo o direito de ir ao topo da página do lado direito e apertar o X.

Não espere que nenhum(a) blogueiro(a) mude o formato ou conteúdo do blog para adequar à sua comodidade/pensamento.


A autora se faz no direito de reprovar todo e qualquer conteúdo que não traga nada à acrescentar ao blog.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...