quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Pseudo experts

Estive pensando essa semana como o avaliar de serviços e produtos era feito mais na base pessoal, através de afirmações feitas por amigos, familiares, colegas de trabalho.
FONTE/SOURCE:GOOGLE
 
 
Hoje as coisas mudaram.Com o avanço da internet, qualquer coisa é checada on-line e é levada à sério, às vezes até demais.Lembro-me de conversar com alguém que me disse que conhecia um casal que só ia à um restaurante depois que checassem todas as reviews sobre ele on-line.Se o tal restaurante tivesse um comentário negativo, eles não iriam. Eu pensei: nossa, taí como são espertos! Mas depois que parei para analisar melhor, eu mudei de idéia.Porque? Porque aquela pessoa que fez o comentário bom ou ruim é uma pessoa estranha e cada pessoa vai à um lugar com expectativas diferentes porque as pessoas são diferentes.O que é bom pra mim pode não ser pra vc.Então pq eu deveria  basear a idéia que tenho sobre um restaurante/serviço ou estabelecimento na experiência de outrem?
 
Digo com toda sinceridade.Já fui à restaurantes com ótimos comentários cuja a experiência  foi terrível.Tb já tive experiência maravilhosa com restaurantes que tinham péssimos comentários.No mundo on-line, quem tem teclado é rei! Qualquer pessoa pode colocar uma má review porque é concorrente daquele estabelecimento, porque não gostava de trabalhar lá,porque foi demitido, porque não gosta do dono ou às vezes só por pirraça mesmo, pq deu chilique no restaurante/estabelecimento e não conseguiu o que quis.
 
Sim, eu conheço gente que já fez isso.Conheço gente que até ganha dinheiro com isso.Vejo esses tipos de trabalho oferecidos no Craigslist o tempo inteiro.Um amigo que trabalha com recrutamento viu um anúncio de uma pessoa procurando por emprego e o currículo dele parecia impecável.Trocaram alguns e-mails e marcaram um horário para uma possível entrevista.Bom, o candidato não apareceu e nem ligou.
 
Segue o diálogo do meu amigo e o candidato furão.
 
A: Oi fulano.Tá tudo bem?
C[em tom desinteressado]: Sim.
 
A: Marcamos de nos encontrar às[disse o horário] e você não compareceu.Você não é o tipo de pessoa que faz um compromisso e não aparece, é?
 
[detalhe: dentre as habilidades listadas no currículo do candidato era que ele tinha excelente habilidade de comunicação, determinado e responsável].
 
 
C: Bom, eu li algumas coisas a respeito da sua empresa na internet que achei de caráter duvidoso.
 
A: O que você acha de caráter duvidoso sobre a nossa empresa?
C: Eu li que vocês fazem isso e aquilo.
 
A: Entendo que você tenha lido isso, mas você acha que tem informação suficiente para dizer que a empresa tem caráter duvidoso quando você nem apareceu para uma entrevista e nem teve a consideração de ligar?
C:Não.
 
C:Gostaria que você me desse mais informação se não se importasse.
A:Isso é irrelevante agora.Você perdeu esse direito quando decidiu não comparecer à entrevista.Desejo a você o melhor na sua jornada profissional.Tenha uma boa noite!
 
C[todo murcho]: Obg... boa noite.
 
Essa pessoa perdeu uma excelente oportunidade de trabalhar para uma empresa com carreira promissora  e espaço para crescimento profissional porque foi pela cabeça dos outros.Ao invés de ir na página da empresa e ir no institucional, ele[como muitos fazem por aqui] decidiu ir procurar comentários sobre a empresa no google.
 
Esse candidato dotado de excelente habilidade de comunicação, determinado e responsável se revelou ser uma pessoa totalmente ignorante, maria vai com as outras e indolente.
 
A empresa maravilhosa.Candidato ler algo negativo.Perdeu uma oportunidade.
 
Meu amigo lê currículo impecável, candidato aparentemente qualificado.Uma furada em potencial.
 
Tá vendo como você não pode acreditar em tudo o que se lê?
 
Creio que a melhor forma ainda é ao vivo e a cores.Não tire conclusões baseadas na experiência do outro.A melhor experiência para contar é aquela que vivemos por nós mesmos.
 
 
"A experiência é necessária para saber-se qualquer coisa."- Sêneca.


14 comentários:

  1. Eu tenho o costume de ler comentarios a respeito dos produtos ou lugares antes de ir, mas eu gosto de fazer isso pra ter uma ideia se a maioria gostou ou nao. Acho que pra tudo na vida a gente precisa de bom senso, ate para interpetrar o que le pela internet como voce falou por aqui quem tem teclado e rei.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  2. Normalmente dou uma lida em comentários quando busco um hotel em uma viagem, por exemplo, mas também formar sua opinião por opiniões alheias é muito subjetivo! Acho que o que vale é um equilíbrio entre ambas as coisas! Beijos

    ResponderExcluir
  3. Essa Monique só faz comentário inteligente! hehehe
    Concordo com ela, Gi. Pra tudo na vida é preciso bom senso! Fui ler as reviews sobre meu restaurante preferido e em meio a comentários 5 estrelas, sempre tem um espírito de porco pra reclamar do preço (qnd o rodízio na hora do almoço é apenas $15)...

    Vai entender...

    :)

    (Mais um ótimo post!)

    ResponderExcluir
  4. Eu leio reviews, geralmente quando vamos reservar algum hotel ou conhecer um novo restaurante, pra ter uma idéia do lugar, do atendimento e tal... então geralmente quando a maioria escreve críticas positivas e a minoria reclama, eu vou pela maioria. Acho que a internet contribuiu muito pra gente se livrar de roubadas, mas nada substitui em muitos casos o olho no olho :-). Bom final de semana!!

    ResponderExcluir
  5. A internet veio pra acrescentar muitas coisas nas nossas vidas, mas também preciso concordar que nada deveria atrapalhar as nossas decisões pessoais. Como vc mesmo disse todo mundo tem algo a dizer sobre aspectos da vida, coisas e a experiência própia não deveria interferir na vida de outros sujeitos.
    Um casal de amigos nos indicou um restaurante e nós amamos, o mesmo casal indicou o mesmo restaurante e eles odiaram, quer dizer... Todo mundo tem lá sua opnião própia!
    Essa historinha ai do cara da entrevista é sem comentários, né? Criatura mais sem postura profissional, ele tem o que? 13 anos??? Deve ter pra agir ridiculamente desse jeito.

    ResponderExcluir
  6. Eu leio reviews também, mas para uma entrevista de emprego, certeza que eu iria lá ver "qualé de mermo". Eu acho que a gente tende até desconfiar do que a gente acha quando vive a situação, imagine acreditar 100% na opinião aleia?! Quem nunca foi para um restaurante e amou, depois passou a detestar?! Por exemplo, todo mundo que conheço adora o outback, eu detesto, só tive experiência ruim com a equipe de lá, se não fosse a companhia, saia correndo.

    ResponderExcluir
  7. Essa coisa de ler reviews é meio capciosa, Gi.
    Você disse bem, as pessoas têm expectativas diferentes sobre os lugares. Além disso, em termos gastronômicos, há o gosto pessoal... Aí o que é bom pra mim pode não ser pra você...
    Eu leio reviews sobre hotéis... Mas não tomo minha decisão baseada em reviews, mas sim em indicações de pessoas que tem um gosto parecido com o meu. Dessa forma tenho boas chances de acertar ;)
    Bjim
    Márcia

    ResponderExcluir
  8. Gostei.

    Geralmente eu leio comentários de sites onde pretendo comprar e eu não conheço. Jogo logo no Reclame Aqui, mas como ali, todo mundo sempre reclama de qualquer coisa, também não dou muito crédito.

    Não costumo ir pela opinião das pessoas.

    Eu trabalho com recrutamento e vou te falar que currículo impecável não existe, eu já logo desconfio. Porque todos são dinâmicos, flexíveis, responsáveis, comunicativos e por aí vai. Ninguém tem defeito. Também já levei bolo de candidato e é horrível, mas sempre acreditei que há males que vem para o bem. Melhor ele desistir da entrevista, do que o seu amigo contratar um funcionário que mente.

    ResponderExcluir
  9. Comcordo plenamento Gi, essas reviews podem até auxiliar, mas não podemos tomar nenhuam decisão somente com base nisso. Eu até uso assim, se estou em duvida em dois hostels por exemplo, verifico os dois. Mas já fiquei em locais com reviews não tão boas, por que o "conjunto da obra" parecia bom e não me arrependi.
    A única que me marca mais é quando falam que o local é sujo... mas com certeza avalio o site e outras coisas tb. bjsss

    ResponderExcluir
  10. Essa foi a primeira vez que eu ouvi review pra entrevista de emprego essa foi a primeira vez. Claro que para entrevista voce se prepara, da um google na empresa ate pra demosntrar interesse na hora da entrevista, mas pra saber se vale a pena ou nao so indo, ne?! Ate porque todo mundo tem alguma coisa a reclamar do proprio job, ne nao?

    Gente doida! xx

    ResponderExcluir
  11. Costumo ler reviews tambem, mas ainda sou aquela que precisa ver e provar pra saber como è, se eu acreditasse em tudo que leio na internet, tambem teria perdido varias oportunidades de trabalho e nao teria me divertido horrores com os hoteis onde me hospedei.
    As pessoas ficaram preguiçosas, preferem sentar em frente ao computador e ler sobre tal coisa, que ir pessoalmente e provar. Uma pena!!!
    Bjs

    ResponderExcluir
  12. caraca é cada figura que pelo amor do amor, menina eu checo sempre hoteis e oh sempre que insisto me ferro kkkkkk... bjs

    ResponderExcluir
  13. Oi Gisley!
    Claro que sim. Coloca um link que direciona para o meu blog.

    Obrigada.
    Beijos

    ResponderExcluir
  14. Gosto de ler sobre os lugares que não conheço. Nao só para ver as opnioes sobre eles mas, principalmente, pelas dicas de como aproveitar melhor... Adoro opnioes longas, que parecem um texto pois sao aquelas que realmente falam dos detalhes, descrevem bem o local e as experiencias vividas e não se resumem em "Ótimo restaurante" ou "Fiquem longe desse hotel". Uma vez, estávamos planejando uma viagem para NY e encontrei um hotel com uma tarifa maravilhosa bem no centro de Manhattan. Fui ler as opnioes... 70% falavam muito mal e todos tinham a mesma reclamação: as camas eram infestadas de carrapatos... Inclusive tinha fotos do colchão cheinho dos bichinhos e das pessoas com várias feridas na pele. Nesse caso, acho que era pra confiar nas opnioes mesmo... Mas e' como alguem ai em cima disse... Um pouco de bom senso nao faz mal a ninguem...

    ResponderExcluir

Exporte pensamentos e idéias vc tb!
Aqui, elas chegam rápido e vc não paga nada :)!
Divirta-se e volte sempre :)!

Por favor, deixe e-mail e nome de contato caso não tenha blog ou conta do google.

AVISO: Caso não goste ou não se indentifique com o material aqui exposto, vc tem todo o direito de ir ao topo da página do lado direito e apertar o X.

Não espere que nenhum(a) blogueiro(a) mude o formato ou conteúdo do blog para adequar à sua comodidade/pensamento.


A autora se faz no direito de reprovar todo e qualquer conteúdo que não traga nada à acrescentar ao blog.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...