sábado, 3 de dezembro de 2016

Trends - o que eu vi mudar na blogosfera em 8 anos

Há tempos venho notando certas mudanças na rede.Decidi escrever esse post para que você blogueiro também compartilhe das suas análises nos comentários. Há 8 anos atrás, a blogosfera era MUITO DIFERENTE!!!!  E coloca muito nisso! 

Existia uma amizade, uma camaradagem, um verdadeiro bem querer. Existia uma atenção aos posts e comentários sinceros. Comentário este que você sabia que não foi simplesmente algo que a pessoa escreveu e depois passou a marcha. Há 8 anos atrás, existia esse negócio de ser tão amiga, que a gente se ligava e mandava emails que mais pareciam verdadeiras teses de doutorado, porém muita coisa mudou. 

 MINHAS OBSERVAÇÕES PESSOAIS: 

- Há agora uma linha de pensamento onde o layout do blog é o que mais importa quando a pessoa visita uma página. O negócio está tão sério que tem muita galerinha nova comprando domínio ou layout. No intuito de se destacar como página, há muitos blogs com layouts repetidos ou copiados.
 Há 8 anos atrás era a identificação com o conteúdo que ganhava peso. Se a pessoa não tivesse substância nos posts, ela não mantinha um blog por muito tempo.

- Os blogueiros de atualmente escrevem quase 1  post por dia, porém contéudos muito rasos. O que levava dois posts para encontrar algo bacana agora leva no mínimo uns 6. 

FONTE:GOOGLE 
- Há uma linha de pensamento voltado mais para resenhas e reviews do que a própria vida do blogueiro. Hoje mal se conhece quem escreve. O que a pessoa pensa, sente , gosta e desgosta tornou-se secundário. Aqui não falo de contar coisas super íntimas, mas simplesmente do blogueiro mostrar a sua personalidade.

- Grande ênfase dada às redes sociais atreladas ao blog do que o blog em si. Há um investimento em massa por parte dos blogueiros no que  diz respeito a este tópico. Acabaram as conversas 1 a 1 no skype( que eram muito emocionantes por sinal) e entrou a interação na rede com o facebook.

- Uma preocupação asustadora em gerar seguidores na velocidade da luz e obter curtidas.Perda do prazer pela escrita orgânica, de deixar se conhecer. Conteúdo focado nos números.

- A queda nos comentários  ou comentários superficiais.Apresentação de traços de preguiça à ler, interpretar e escrever. Visitei alguns blogs que vi conteúdo show de bola e nenhum comentário, coisa do tipo, como assim ninguém deixou um comentário aqui ainda ?????

- A pessoa que escreve é uma, a pessoa no facebook é outra completamente diferente. Geralmente nesse item você acaba amando o blog ou desgostando de vez. 

E você? Que mudanças notou na blogosfera ultimamente? Você ás vezes se pergunta se ainda vale a pena escrever? Compartilhe suas pontuações nos comentários. 




21 comentários:

  1. Atualmente comento no máximo em uns 6 ou 7 blogs. Antes mesmo de eu ter um, trocava ideias sobre literatura, filmes, emagrecimento, "conversava" com as pessoas. Com o tempo, alguns acabaram e outros viraram blogueiros profissionais. Entendo que a pessoa pode ganhar dinheiro com isso, mas, pelo menos, que seja com conteúdo sincero, produtos nos quais ela realmente acredita e de maneira mais natural. Às vezes você percebe que a pessoa não gostou do livro, nem usou o shampoo, mas está lá fazendo a resenha e fica tão chato e impessoal.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade! Aliás, há muitos blogueiros que fazem isso no blog e no insta, só para atrair mais pessoas. De que vale tanto trabalho em tantas coisas se a pessoa não coloca um esforço em ser quem ela é?Beijos.

      Excluir
  2. Boa noite, querida Gisley!
    Amo blogar e não desisto por nada... venham ou não comentários...
    Não troco o blog por nenhuma rede social...
    Tanto que criei outros e publiquei livros sobre conteúdos dos blogs... uma surpresa pra mim até!
    Vale a pena blogar e vou perseverar! Até quando Deus me permitir...
    Vamos em frente!
    Posto poemas que falma de mim totalmente... quem me lê me conhece ...
    Bjm muito fraterno

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade Rosélia. Seu conteúdo é muito autêntico. Não vi nada igual na blogosfera e fica claro na sua escrita que você ama escrever como também ama seus leitores. Preserve isso em você! Esse é teu trunfo ;)

      Excluir
    2. Obrigada, amiga... Tenha alegria com seu blog e seja feliz e abençoada! Bjm

      Excluir
  3. Eu não estou na blogosfera há tantos anos, então não tenho tanta noção das mudanças quanto você. Não sei fazer layout e isso foi uma dificuldade quando eu comecei a postar meus textos em blog, não tenho essa criatividade, então é algo que acaba sendo bastante complicado pra mim. Eu não costumo postar com tanta frequência, não acho que meus textos sejam bons, mas também não conseguiria postar todos os dias, já que escrevo quando me sinto com a necessidade de fazer isso. Gostei muito da sua reflexão sobre essas mudanças, algo realmente a se pensar.

    http://lenabattisti.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Lenise! Creio que você já viu algumas dessas coisas que citei entre os blogs. Ã medida que você escreve e visita-os, mais claro fica! Não se preocupe com layout. Preocupe-se em escrever o que sente que o sucesso é garantido.Beijos!

      Excluir
  4. putz, concordo em gênero, número e grau. fora que o pessoal das antigas já nem usa mais o blog. triste!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muitos desistiram mesmo Paulinha. A propósito, não consegui encontrar o seu no blogger. Você deu um tempo?

      Excluir
  5. Nossa, já "perdi" muitos amigos blogueiros, mas o motivo é que muitos deixaram de escrever....Há alguns anos atrás (blogo há 6 anos) eu ficava ansioso para abrir os blogs dos meus amigos, hoje em dia fico abismado quando olho as poucas atualizações e mudanças contantes de Layout.

    Você tem toda a razão nas suas observações, aliás, eu compartilho das mesmas ideias. Está faltando autenticidade, mas atribuo isso a "fama" que os blogueiros foram ganhando, despertando ainda mais vontade dos blogueiros de serem "famosinhos" ou ganhar dinheiro com blogs.

    Enfim, não acredito na recuperação na blogosfera. Há um tempinho eu conheci o Medium, uma plataforma que também hospeda blogs, mas tem uma proposta diferente, pelo menos de início a proposta é de escrita mesmo, lá não tem opções de layout, no máximo dá pra trocar as cores, lá dá pra navegar por tags e compartilhar textos, tenho reencontrado algumas coisas "marcantes" da antiga blogsosfera.

    Se quiser pode dar uma passadinha no meu: https://medium.com/@allanpenteado

    Quem sabe você não goste também?!

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim Allan, esse babado do layout é uma febre que ganhou do conteúdo em si. Achei a proposta do Medium interessante e vou dar uma checada. Grande abraço!

      Excluir
  6. Nossa, bateu a nostalgia com esse seu post. Sinto falta desse contato entre quem escreve e quem lê. Hoje as pessoas só se importam com numeros e é triste ver muitos dos blogs que eu acompanhava antes e que agora não existe mais.
    Gostei muito do post e do blog :)
    Um abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nnt, eu também sinto muita falta! Muita gente abandonou o roteiro " das minhas séries favoritas"( os blogs deles), outros deixaram a casinha só para assinantes. Um verdadeiro tapa na cara. Há muitos blogs que eu tb sinto falta, e vai deixar saudade! Vamos torcer para que mais blogs bacanas apareçam e não se transformem em um hit wonder. Beijos!

      Excluir
  7. Certíssima em todas suas observações. Particularmente, estou cansada dos "se você gostou, curta, comenta e compartilha", bla bla bla. Números, números. O fast food chegou aos blogs e o que importa é ter seguidores. Os posts tem que ser curtos, porque os seguidores não têm paciência para ler textos longos. E você sabe, o que importa são seguidores, curtidas e compartilhamentos. Assim quem sabe descolo um patrocinador. Nada contra, tem gente que faz do blog uma fonte de renda, mas a qualidade geral vai caindo, os posts ficando cada vez mais superficiais, cada vez mais vendedores de serviços, cada vez menos parecido com um livro e mais com... a TV.
    A semelhança é assustadora.
    Grande abraço Gisley!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meeeeeo Deeeeoooos Mariana!!!! Vc leu a minha mente!!!! Essa coisa dos posts ou dos vídeos serem curtos "para agradar gregos e troianos" não me entra!!!! Vc já viu o canal do Fred Euboni no youtube? Menina, os vídeos dele são de 10 a 15 minutos e ele prende vc do começo ao fim! Acho que no final está faltando qualidade mesmo. Também tenho visto muito blog "revistinha", "catálogo", sabe? Isso me broxa um pouco porque procuro por algo em comum com a linha de pensament do blogueiro, algo que eu possa escrever a respeito e trocar idéias legais. Nossa, gostei demais da sua colocação!

      Excluir
  8. Noto isso todo dia. O que conta hoje em dia são os seguidores e a repetição de conteúdos. Os conteúdos estão bem saturados no blog mesmo. Observo isso que você falou da falta de comentários em blogs bons direto, inclusive no meu kkk (Ok, parou a modéstia).

    Jovem Jornalista
    Fanpage
    Instagram

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas rapaz, deixe de trololó, seu blog é bom com o sem modéstia, ora caçarola!!! Quanto ao conteúdo, é bem isso que vc falou: saturação do mesmo(formato, escrita, coisas até que se a pessoa pesquisar na internet ela encontra SEM A AJUDA de um post).

      Excluir
  9. E as (ex-)blogueiras que começaram a enviar newsletter, por questões de privacidade, liberdade e sei lá mais o quê, falando quase a mesma coisa que escreviam nos blogs? Eu continuo na blogosfera porque gosto de escrever. Não pretendendo ganhar seguidores, muito menos ganhar dinheiro fazendo resenha de cosmético.

    PS: Você me deixou um comentário no mês passado e só agora retornei. Queria ter retribuído antes, mas estou sem tempo até para sentar e escrever um texto que preste.

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Larissa, eu já tentei entender essa parada da privacidade, liberdade mas me deixa bestante confusa. Acho que ao invés de uma newsletter, eu preferiria receber um email do(a) blogueiro(a). Quanto ao comentário, querida, sem pró! Houve um tempo que eu mal postava e comentava tb devido ao ciclo da vida. Obrigada por passar por aqui e muito sucesso nas suas metas. Beijos!

      Excluir
  10. Gente, estou abismada(e muito feliz) com essa interação. É bom saber que não sou a única que tem notado essas pequenas síndromes na blogosfera. Está sendo maravilhoso ver a reação de vcs em relação a essas novas "manias" virtuais. Obrigada!

    ResponderExcluir
  11. Exatamente como eu disse lá no meu post, as coisas se tornaram mecânicas demais. É triste ver a essência do que era ser um blogueiro se perder assim! Tá todo mundo mais interessado em publicar o que ~realmente~ vai ganhar visualização e gerar seguidores do que o que realmente gosta!

    ResponderExcluir

Exporte pensamentos e idéias vc tb!
Aqui, elas chegam rápido e vc não paga nada :)!
Divirta-se e volte sempre :)!

Por favor, deixe e-mail e nome de contato caso não tenha blog ou conta do google.

AVISO: Caso não goste ou não se indentifique com o material aqui exposto, vc tem todo o direito de ir ao topo da página do lado direito e apertar o X.

Não espere que nenhum(a) blogueiro(a) mude o formato ou conteúdo do blog para adequar à sua comodidade/pensamento.


A autora se faz no direito de reprovar todo e qualquer conteúdo que não traga nada à acrescentar ao blog.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...