sexta-feira, 22 de setembro de 2017

A vida após furacão Irma e lições aprendidas

 
FONTE: GOOGLE


Ele veio. Deixou um estrago feio. Muita gente sem luz, energia. Outros perderam tudo. Se tem uma coisa que a pessoa nunca está totalmente preparada é furacão. Irma quando chegou na área, chegou na categoria 1, porém se comparado com o Matthew(ano passado, na mesma categoria) foi  mais intenso. 

O que mais chamou minha atenção durante esse período foi ver o quanto as pessoas ficaram afobadas. Um senso de desespero( e ao mesmo tempo solidariedade) pairou sobre o povo americano. No trânsito as pessoas dirigiam sem eira e sem beira. Creio por causa da adrenalina. 

O bom do furacão é que ele coloca uma nova perspectiva na tua vida do que é REALMENTE IMPORTANTE. Quando você se depara que pode perder tudo que um dia construiu, só resta nesses momentos as pessoas que de fato amamos. 

A ausência da internet foi uma bênção, e com ela, ver o aumento do contato e do calor humano entre esse povo. As pessoas que tiveram sua energia de volta mais cedo estavam cedendo espaço para vizinhos e amigos ficarem com eles , podendo assim tomar banho e dormir em uma casa com ar condicionado. 

Lições aprendidas: 

- SEJA PROATIVO: Quando mostrarem a projeção de um possível furacão na sua rota, já vá fazendo preparativos: compre muita água, enlatados, lanchinhos e encha o tanque de gasolina de antemão. 

- Tenha toda sua papelada importante guardada dentro de uma mala caso as autoridades mencionem que a evacuação será necessária.

- Antes do furacão chegar na área, vá fazendo uso de tudo que estiver na  geladeira PRIMEIRO, assim, se você precisar evacuar, sua geladeira estará vazia.

- Congele garrafas e garrafões de água (caso perda energia) e coloque- as na geladeira. Assim, se for algo de poucos dias, a comida não se comprometerá. 

- Tenha uma quantia considerável de dinheiro em mão caso precise abastecer novamente ou parar em algum lugar para fazer uma refeição. Após o furacão, muitos sistemas se encontrarão temporariamente fora do ar, outra razão para ter dinheiro em mão. 

- Se você tiver cachorro, no dia do furacão(3 ou 4 hrs  antes do bicho passar de com força), dê ao bichinho benadryl, 25 mg. Isso fará com que ele não fique assustado ou choroso durante a passagem do desastre da natureza. 

- Aproveite o tempo que não poderá sair de casa( caso sua cidade não precise evacuar) e aproveite para ler livros, revistas, organizar a casa e se livrar das coisas que não precise mais.  

- Aproveite esse tempo para olhar nos olhos, ter mais contato físico, conversar, rir, e brincar de jogos de tabuleiro. 

- Aproveite esse tempo para dormir até tarde, até porque não há motivo para fazer o contrário kkkkk!!! Tudo está fechado, nada está funcionado mesmo!


É bom estar de volta à ativa por aqui. Nós não precisamos evacuar( graças a Deus), porém uma pinheiro grande caiu e raspou na nossa casa, comprometendo os cabos de energia. Foi um grande livramento dado por Deus! 

Tenha um ótimo final de semana!


9 comentários:

  1. As imagens eram impressionantes. Vi muita gente dando dicas sobre como proteger os animais. Momentos difíceis nos fazem pensar de uma maneira bem diferente e dar muito mais valor a tudo.

    ResponderExcluir
  2. Essas horas não fazem pensar no que realmente vale a pena, que bom que tudo ocorreu bem com vcs, bjs

    ResponderExcluir
  3. Esses momentos de quase fim de tudo realmente nos dão outra perspectiva em relação à vida, ao que devemos de verdade dar valor.

    Não sei como as pessoas se comportariam aqui no Brasil com uma situação dessa forma. Não pude deixar de lembrar do desastre da barragem de Mariana, o quão cães algumas pessoas foram, saqueando tudo e cobrando preços exorbitantes por um garrafão de água para quem havia perdido tudo. O povo americano parece ser mais solidário nos momentos de caos. Pelo menos é essa a impressão que me ficou depois de ter lido alguma notícias.
    Graças a Deus que vocês estão bem. Grande abraço!!

    ResponderExcluir
  4. Olá Gi tudo bem???


    Deve ser uma experiência bem estressante e deve deixar lições valiosas...


    Beijinhos;
    Débora.
    https://derbymotta.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  5. Fico feliz pelo livramento. E as dicas que você colocou foram bem válidas.

    Até mais,
    Emerson Garcia

    Jovem Jornalista
    Fanpage
    Instagram

    ResponderExcluir
  6. A gente sempre consegue aprender alguma coisa com as tragédias...
    Gi, também estou passando aqui pra agradecer sua cia durante todo esse tempo de blog. Resolvi fechar o meu por uns tempos. Esta(va) me custando muito emocionalmente ter um blog, então preferi ficar um pouco fora de "evidência" por uns tempos.
    Não vou prometer, mas tentarei vir aqui de vez em quando ler as suas histórias. Sempre tiro algo de bom vindo aqui. Não vou dizer adeus, mas sim um até breve.
    Obrigada pelo seu carinho durante todo esse tempo.
    Um beijo e até mais!
    Sandra

    ResponderExcluir
  7. Que bom que nada aconteceu com vocês, foi terrivel, acompanhamos tudo. triste bj

    ResponderExcluir
  8. Oi Gi,
    Muitas dessas lições que você compartilhou eu nem imaginaria em fazer. Espero nunca precisar de fazer uso delas, mas já tomei nota na consciência. Especialmente a questão de deixar a mala com a papelada essencial preparada.
    Ei, que pena esse pinheiro caído, mas felizmente o raspão não deixou danos maiores.
    Imagino que ficar dentro de casa esperando a tormenta passar faz com que muitas pessoas de fato reconfigurem a vida.
    Beijos e muita paz por aí!
    Dona

    ResponderExcluir
  9. Nossa, você fala de algumas coisas que eu nunca nem parei para pensar, como por exemplo a mala de documentos importantes e afins. Deve ser muito difícil passar por algo assim, ter que eventualmente evacuar a casa, sem saber se terá para onde voltar.
    Mas que bom que deu tudo certo para vocês, sem grandes estragos, e vários aprendizados :) Beijos!

    ResponderExcluir

Exporte pensamentos e idéias vc tb!
Aqui, elas chegam rápido e vc não paga nada :)!
Divirta-se e volte sempre :)!

Por favor, deixe e-mail e nome de contato caso não tenha blog ou conta do google.

AVISO: Caso não goste ou não se indentifique com o material aqui exposto, vc tem todo o direito de ir ao topo da página do lado direito e apertar o X.

Não espere que nenhum(a) blogueiro(a) mude o formato ou conteúdo do blog para adequar à sua comodidade/pensamento.


A autora se faz no direito de reprovar todo e qualquer conteúdo que não traga nada à acrescentar ao blog.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...