quarta-feira, 14 de outubro de 2020
sábado, 3 de outubro de 2020
Um outro tipo de coaching - VOCÊ VAI QUERER LER ESSE POST SIM ! KKKKKKKKKK !
TRILHA DE HOJE : BONOBO- KIARA
Coaching tem sido uma área que tem crescido assustadoramente nos últimos anos. Só nos EUA, o mercado movimenta cerca de $2,3 bilhões ao ano. O campo apresenta profissionais de qualidade,mas tambem muita gente picareta, visto que não há leis que protejam um consumidor vítima de mau profissionalismo. Não há um órgão fiscalizador responsável por essa área( exemplo: a pessoa só está apta a advogar se passar pelo exam da OAB , mas também pode ser expulso da mesma, se deixar de atender qualquer um dos requisitos obrigatórios da atividade), o que ainda torna mais fácil com que pessoas de má fé tirem vantagem de gente boa.
Há um grande bafafá nos EUA para regularizar essa profissão. Há dois grupos de coaches : os que querem a regularização da profissão porque assim as pessoas vão levar eles mais a sério se eles passarem por critérios de aptidão de um órgão responsável.
Outros não querem porque vai custar mais dinheiro para que eles tenham credenciais que são reconhecidas pelo órgão. Esses também são aqueles coaches que fizeram um programa de 6 meses ou 1 ano e acham que estão super capacitados para mudar e transformar vidas, embora seu nomes e credenciais não apareçam no website da Federação Internacional de Coach( International Coaching Federation)
A propósito, se você for pagar por um programa com um coach de vida nos EUA( que varia entre $150-$200 por hora 1x na semana), esse é o primeiro website que você deve visitar. Se o nome dele(a) não aparecer lá, você como cliente tem o direito de saber porque eles não estão vinculados a Federação( que no momento não é um órgão regulador, mas é uma instituição que tem uma expectativa extra dos profissionais no que tanje trabalho e ética com o cliente). Isso é um sinal vermelho.
O grupo que não quer um órgão regulador na profissão, na minha opinião, é um tanto pedante.
Esses não se sentiriam seguros com um profissional que sabe que ele não tem a quem prestar contas caso cometesse má fé para com o cliente ( como órgaos que regulam um terapeuta, psicólogo, médico por exemplo),mas espera que os outros confiem neles cegamente e pague pacotes caríssimos e acredite em promessas absurdas. ( assunto para um próximo post)
Em o Coach do Foda-se(clique aqui e leia na íntegra) , os meninos do Diva Depressão mandam a real com muito bom humor, acidez e ironia sobre a profissão. Um livro que traz verdades sobre esse campo, de maneira despojada e engraçada. Eles vão te ensinar a não se importar. Muitos coaches se ofenderam.
Eu não. Eu sei que eles estavam se referindo aquelas pessoas que não tem propriedade para ensinar nada a ninguém, muito menos ter a arrogância de deduzir que muitas vidas serão mudadas porque agora é coach(quando o material que ela(e) fornece a pessoa pode ser facilmente encontrado nos livros de auto ajuda, auto aperfeiçoamento ou frases que estão na cara que foram tiradas do pinterest ou instagram!!!!).
Não, você não precisa pagar um pacote caríssimo com um coach para aprender a ser grato, ter uma rotina matinal, uma rotina nortuna, para aprender a lei da atração e good vibes. Isso tem de graça no youtube minha gente!!! (outro assunto para um post futuro)
( #guardeseudinheiro #ficaadica).
Recomendo para quem que ter algo engraçado para ler durante o trajeto do ônibus, uber, está de bobeira. Sinceramente, você aprenderá mais com eles do que com as influencers nas redes sociais.
Ótima leitura!
A exportada quer saber: como foi sua experiência com um coach? Gostou? Não gostou? Já ouviu pessoas que tiveram experiências absurdas ? Relata nos comentários!
Assinar:
Postagens (Atom)