FONTE: GOOGLE |
"Todavia, graças a Deus, porquanto, embora havendo sido escravos do pecado, obedecestes de coração à forma do ensino a que fostes submetidos. Vós fostes libertos do pecado e vos tornaram escravos da justiça. Expresso-me, assim, nos termos do homem comum, por causa da fraqueza da vossa carne. Pois, assim, como apresentastes os membros do vosso corpo como escravos da impureza e da maldade que conduz a iniqüidades ainda maiores; apresentai, a partir de agora, todos os membros do vosso corpo como escravos da justiça para a santificação." ( Romanos 6:17-19)
Há 5 dias atrás ( no facebook) eu fiz um vídeo( em inglês) falando que o amor e a graça de Deus serem pilares nos quais você constrói uma vida espiritual que não desmorona lá na frente.
Um dos grandes erros cometidos por pastores, pregadores, preletores, missionários, evangelistas e obreiros ao pregar sobre esse tópico, é levar a audiência a acreditar que a santificação leva a justiça, ao invés da justiça levar a santificação.
A bíblia de estudo Blue Letter , dentre 4 instâncias, descreve 2 em relação a justiça ( do grego dikaiosune) como:
Tudo que é correto ou justo em si mesmo, que se conforma com a vontade revelada de Deus( Mateus 5:6,10,20, João 16:8,10).
Tudo que foi determinado por Deus para ser reconhecido e obedecido pelo homem. ( Mateus 3:15,21:32)
Justiça( outra palavra que pode ser aplicada é retidão nesse contexto) vai além da superfície. Justiça ou retidão foca nos ensinamentos do mestre Jesus, permitindo-os permear e habitar nas nossas tomadas de decisões, no nosso pensar, sentir e como nos relacionamos com os outros.
É o tal do obedecer do coração( Romanos 6:17).
Capture o coração que a pessoa é capturada por inteiro. É honrar a Deus por amor, não por regra, não por dever, obrigação, medo.
"No amor não há medo; pelo contrário o perfeito amor expulsa o medo, porque o medo supõe castigo. Aquele que tem medo não está aperfeiçoado no amor".
1 João 4:18