quinta-feira, 27 de setembro de 2012

A beleza de sermos únicos.


FONTE/SOURCE:GOOGLE

Você já parou para pensar na suas qualidades? E o que dizer das suas habilidades? Já prestou atenção no que as pessoas dizem sobre você? O quanto você é querido(a)? Em meio a multidão e às demandas do dia-a-dia é fácil esquecer do que nos faz peculiares.Quando observo crianças, elas não estão muito preocupadas com muitas coisas.Ser elas mesmas é algo tão natural que não o sê-lo é totalmente fora de questão. Mas... como toda criança cresce, nós também crescemos. E vem os rótulos, e vem as expectativas, os " dos and don'ts",os estereótipos.

A espontaneidade vai dando lugar ao que é apropriado.Já não basta ser si mesmo, é preciso atender à uma lista de pré-requisitos para ser aceito/validado.É preciso entrar no molde para ser considerado bem-sucedido.É preciso performance.O fazer torna-se mais importante do que o  ser

Assim é a vida de Wesley Deeds( Tyler Perry).Tudo é tão perfeito e tão caótico. Viver a vida dos outros pode até ser feito por um determinado tempo, porém à um custo muito alto. 

Você já viveu algo assim? Passar no vestibular já não é mais uma grande vitória.É necessário passar para o curso X, Y ou z pq é o que dá dinheiro, ou é a tradição da família. 

Parece que uma pessoa que não bebe, não fuma e não farreia não tem a mínima capacidade de se divertir.É vista como careta, boring, ancião.Porque quem realmente se diverte são aqueles que bebem, se mijam, vomitam e não se lembram de nada no outro dia.

Se você é homem, encontrar alguém para compartilhar sua vida não é mais suficiente. Você tem que ter outras " por fora". Esse negócio de ser homem de uma só mulher é coisa do passado.Tá doido? Sem condições.Tenho um conhecido que passou por esse assédio moral porque era fiel à esposa enquanto os seus colegas de trabalho falavam de todas as sucatinhas que pegaram no final de semana. Ele era semanalmente zombado, vaiado, ridicularizado e humilhado. O chefe dele  que sabia da situação não tomou nenhuma posição. Ele[meu conhecido] cansou da situação e levou o caso para o recursos humanos da empresa.

Não bastar casar.Tem que casar na igreja. Ou na praia. Ou no jardim. Tem que ser tradicional, tem que ser moderno, tem que ser hippie, tem que ser assim e assado. Para 300,400,500 pessoas.Tem que ser chique. Tem que ter isso e aquilo. O vestido não pode ser o que você quer, tem que ser o que está na moda.

Não basta ser uma pessoa super show de bola, solteira e verdadeiramente feliz.Tem que casar ou estar em um relacionamento.Como assim não casar? Como assim viajar sozinho(a)? Como assim ir ao cinema sozinho(a)?

Não basta ser marido e mulher, tem que ter filhos para ser um família. Como assim você não quer ter filho? Como assim adotar? Só adota quem não pode ter filho.Você pode ter filho e quer adotar? Porquê?

E tantos outros exemplos que eu poderia citar aqui. Se somos tão diferentes, porque existe tanta pressão para sermos tão iguais? Se as pessoas são tão diferentes, porque sucesso tem um molde? Em Good Deeds[ ainda sem tradução em português], você vai se ser confrontado a considerar o que realmente importa para você. Lógico que nós temos nossos conceitos, nossas crenças e convicções, porém o que quero levantar é: sei que é importante que as pessoas que você ama se sintam orgulhosas de você, mas você se sente orgulhoso(a) de si mesmo no final do dia? Você sente que atingiu seu potencial ao máximo? Você está realmente vivendo a vida que deseja? Você ainda se conhece ou tornou-se outra pessoa nesse processo chamado de vida? Quem você é quando se olha no espelho?Um herói? Um ladrão? Um impostor? Um ator? Está simplesmente existindo?Uma pessoa realizada?

Para estar bem com os outros é preciso estar bem consigo.É preciso se aceitar, se amar e ser no bom sentido, um pouco "egoísta". Quando sempre fazemos as mesmas coisas, sempre encontraremos os mesmos resultados. Novas possibilidades só existem quando mudamos a nossa rota. Creio que às vezes somos tolerantes de coisas que não deveríamos permitir e nos conformamos quando poderíamos ter muito mais, porém o medo da reação das pessoas geralmente faz com que desistemos ou paremos no meio do caminho.Os sonhos vão ficando de lado e a gente vai "secando" à medida que o tempo passa.

Que esse filme te inspire, motive e te desafie a ver que o maior compromisso que você pode ter é consigo mesmo.E é esse compromisso que vai fazer com que os outros compromissos sejam bem-sucedidos.

Se ame. 
Se nutra.
Se abrace. 
Seja carinhoso(a) consigo.

Ser único... é belo. 

Perguntas do dia: 

Que tipos de barreiras relacionais você enfrentou para ver um grande projeto/sonho pessoal realizado?
 

sábado, 8 de setembro de 2012

Leveza

FONTE/SOURCE:PINTEREST
Respirar. Investir.Sorrir.Primeiro para si mesmo.Se olhar, se descobrir, se reinventar. Prestar atenção.No pulsar do coração, na roupa que vestiu, no café que tomou.Na torrada que experimentou, numa novidade que descobriu. Leveza é uma arte perdida.

Nesses últimos dias essa palavra tem vindo à minha mente com bastante frequência.E leveza é um conceito muito foreign num país onde "ficar parado" e não estar engajado numa atividade é quase um pecado capital. O silêncio não é  bem-vindo por aqui.Precisa haver barulho.Sons.Muito deles, sempre! Aonde você for e onde você estiver. Eu chamo esse país do país das distrações porque o apelo ao entretenimento é muito grande.Grande ao ponto das pessoas irem ao restaurante para se socializarem e conversarem mas grande partes deles estão com a cara na ...TV do restaurante.

Um dos grandes choques culturais que tive foi quando fomos convidados à casa de uma pessoa para um jantar no intuito de conhecer pessoas novas e vice-versa.Já tinham outros convidados lá tb e estávamos todos sentados na sala.Gente, parecia um bando de E.T! Ninguém puxava uma conversa.Como começa a dar um nervoso neles, aí vão começar a mexer no celular e acessar o facebook. Aí veio o host da casa e ligou a televisão.Pronto! Todos os problemas acabaram. Ninguém precisa ficar olhando pro chão, para os lados ou ficar mexendo no telefone.As pessoas já não sabem olhar para os outros nos olhos porque elas já não olham para dentro de si.Quando não tem barulho, não tem distração, o que é que faz? Como é que age? Muitas vezes saí desses tipos de gatherings com o seguinte statement: Se é pra vir para casa do outro e assistir tv ao invés de conhecer pessoas, aí comer e ir embora, então eu fico em casa, assisto tv, como e não gasto gasolina :)! As pessoas estão juntas, mas separadas, dividem uma mesa mas estão desconectadas, tudo porque esqueceram da leveza. 

A vida sem leveza é dura.É sem graça.Sem sal. A leveza nos mostra que todos nós precisamos de nos reconectar com nós mesmos.Às vezes é necessário um "me time". Um tempo que é tirado para investir no eu.Pode ser uma música, um exercício físico, uma maquiagem bem-feita, a leitura de um livro. Um bate papo consigo mesmo através de um diário pessoal.Se o leitor for homem, pode ser o futebol, a pesca, a caça, o UFC,ou se você é como meu grings, pode ser assistir o Pica-Pau em português no youtube sem entender nada, mas achar o máximo e ficar dando gargalhada.[Marido, não liga não.Esposa te ama,amor :)! ].

Quando eu me lembro da Gisley do Brasil, eu me lembro de alguém que tirava tempo para ler revistas e livros ao som de Jamie Cullum e Sting.Ao som de música lounge e um cafezinho rolando do lado direito da mesinha.Oh...life! Daí me peguei pensando nisso essa semana.Como é fácil a gente se esquecer que a gente precisa se abraçar, se cuidar, se amar, se curtir antes de curtir os outros, antes de ter 1001 coisas para fazer. É por isso que a gente não termina o que começa, adia com os amigos, adia com os pais, já não encontra tempo para falar com os amigos no skype, já não se mandam fotos por e-mail, já não nos encontramos mais, afinal estamos todos atarefados e todo mundo entende, não é mesmo?O simples já não é presente, o sol já não faz mais diferença, a lua apenas indica que a noite chegou. A cama é só um lugar onde se joga o corpo e fecha-se os olhos...mas a mente está à 1000 por hora.Amanhã, mesmo ritmo, tudo outra vez.E a vida? Tá passando.

Se não quisermos simplesmente existir, é preciso leveza. É preciso de carinho consigo, com a vida que tem.Quando não fazemos isso, é fácil ser descontente com o que se tem.É fácil cair na comparação de que a vida do outro é melhor.É fácil achar que os nossos problemas são os piores e que ninguém entende.É preciso parar e permanecer.É preciso de silêncio tb.É preciso ouvir a si mesmo ou nada.É preciso saber o que está doendo, o que precisa ser tratado, mas tb é preciso saber o que traz prazer.

Você sabia que em 2006, a cada 18 minutos uma pessoa cometeu suicídio nos EUA?Por dia? 80 pessoas. Creio que o nível tenha aumentado.Você pode se perguntar: Como isso é possível? Um país de primeiro mundo, que oferece tantas regalias.Bom, é preciso saber viver.As pessoas têm a falsa impressão de que se está constantemente ocupado é sinal de ser produtivo.Uma coisa não tem nada a ver com a outra.

Antes do fazer, invista no ser.Você vai ser mais feliz e a vida vai agradecer.
Deixo com vocês esse vídeo, cena do filme Comer Rezar e Amar.Coloquei o diálogo abaixo porque o vídeo não tem legendas.





 DIÁLOGO DA CENA:


Elizabeth[Julia Roberts]: Fazem 3 semanas que eu estou em Roma e a única coisa que eu fiz foi aprender a algumas palavras em italiano e comer.

 Italiano[ de óculos]: Você se culpa porque você é americana.Você não sabe se curtir.

Elizabeth: Perdão?

Italiano[ de óculos]: Americanos...Trabalham pesado demais.Se drenam! Aí voltam pra casa e passam o final de semana inteiro de pijamas na frente da televisão.

Elizabeth: Nada mal!

Italiano[ de óculos]: Mas vocês não conhecem o prazer.Você ouve que você tem que fazer por merecer, mas um italiano não precisa ouvir isso.

Um italiano anda e vê uma placa que diz: Você merece um intervalo.E ele diz:É, eu sei!
Por isso estou planejando fazer um intervalo ao meio-dia...para ir à sua casa e dormir com sua esposa!

Giovanni[italian teacher]: Nós chamamos isso de dolce far niente, que significa a doçura de fazer nada!



FONTE/SOURCE: GOOGLE



Agora compartilha com a gente: Que coisas te deixam mais leve e mais feliz? O que você faz para se curtir?

sábado, 1 de setembro de 2012

Drenado(a)?

FONTE/SOURCE: GOOGLE


"Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o agricultor.
Todo ramo que, estando em mim, não dá fruto, ele corta; e todo que dá fruto ele poda, para que dê mais fruto ainda. 
Vocês já estão limpos, pela palavra que lhes tenho falado.
Permaneçam em mim, e eu permanecerei em vocês. Nenhum ramo pode dar fruto por si mesmo, se não permanecer na videira. Vocês também não podem dar fruto, se não permanecerem em mim. 
"Eu sou a videira; vocês são os ramos. Se alguém permanecer em mim e eu nele, esse dá muito fruto; pois sem mim vocês não podem fazer coisa alguma."
 [ Jesus Cristo, Bíblia Sagrada -João 15:1-5].

---------------------
Veio hoje[na verdade 3 semanas atrás quando escrevi o rascunho desse post].Num dia daqueles, num momento daqueles.Bem assim para me dar um reality check na minha mania de ser Mulher Maravilha. Todos nós enfrentamos semanalmente uma exurrada de situações que pedem mais de nós, seja espiritualmente, mentalmente e emocionalmente. A mente que lida com tantas decisões diárias pode ser atacada em um momento onde nos encontramos vuneráveis.Aí tudo se torna a última gota. 

No meio de tantos afazeres, demandas e atividades é fácil acordar no automático[ café da manhã, escovar os dentes, ir para o trabalho/cuidar da casa/deixar os filhos na escola, etc]. É fácil ir dormir pensando no dia seguinte, checando o relógio e acordar no outro dia como se o sono não tivesse rendido nada. Por quê? Porque quando não se está na videira, a nossa bateria humana descarrega rápido. Podemos tentar nos recompor de muitas maneiras, mas nenhuma trará mais paz, bonança e serenidade do que está conectado com Jesus. Por quê? Porque o Filho está conectado ao Pai. E o Pai sabe bem do que os seus filhos precisam. 

Como seria as nossas vidas  se pedíssemos ao Senhor que dirigisse nossos passos, nos desse sabedoria e que nos guiasse à medida que o nosso dia desenrolasse? Embora muitos de nós digamos acreditar em Deus, às vezes agimos como se Ele não existisse, pois temos o falso controle que nos diz que podemos dar conta do recado.Por pensar assim, me esgotei várias vezes e de graça. Direi até que por besteira.

Enfiei o pé na jaca por achar que sabia melhor do que Ele, por achar que eu tinha condição de resolver questões totalmente fora do meu controle, por achar que eu tinha condição de amar, bendizer ou desejar o bem a quem me fizesse mal, por achar que eu era boa praça, gente fina, sabe? Mas sem Ele...nada podemos fazer.



 Não há como solucionar os problemas de todos aqueles que nos cercam, não há como amá-los como deveriam.É preciso algo mais.É preciso hidratação espiritual contínua.É preciso de seiva, e sem  estar ligado à videira, os galhos da nossa árvore secam rápido.

Você se sente cansado, derrotado, drenado, frustrado,desmotivado,fadigado e irritado na maior parte do tempo? Sente que o dia vai e outro vem  e parece que nada aconteceu? Parece que você fez muito hoje mas pouco foi produtivo? Parece que nunca se tem as horas necessárias para realizar as demandas da semana?

Pode ser que os seus galhos estejam secos.Em galho seco não passa seiva e sem seiva não há hidratação e não há como dar fruto[ ser produtivo].Permita que o Pai remova os galhos secos da sua vida e pode os ramos bons para que você tenha uma semana produtiva. Como?

 "Vocês já estão limpos, pela palavra que lhes tenho falado."( v.3).

Busque a presença do Senhor. Busque a direção de Deus pela manhã.

No momento devocional/bíblico Deus fala conosco, provendo o alimento espiritual para as nossas vidas. Você tem dado à sua alma o cuidado/atenção devido?


Há livros maravilhosos dentro da Bíblia e livros de devocionais  que fazem da Palavra de Deus um manual de fácil compreensão.Recomendo o Nosso Andar Diário[ antigo Pão Diário], que é pequeno, prático e pode ser lido em menos de 10 minutos.Pode ser encontrado on-line, em livrarias evangélicas e tb nas famosas livrarias em sua cidade.

Sair de casa sem ouvir a voz Dele é como sair para dirigir com o carro na reserva. A qualquer hora a gasolina pode acabar.Outra maneira de ficar limpo mentalmente, espiritualmente e emocionalmente falando é através da oração.

A oração é a água que hidrata a alma. Na oração falamos com Deus.

Orar é falar com Deus, mas sem rodeios, sem palavras bonitas,sem ensaio, repetição, sem querer causar impressões.Apenas transparência. Tá doendo? Abre o jogo! Tá ferido? Fala! Se sente imcompreendido, traído, preterido? Fala pra ele!Precisa de direção, força, determinação? Paciência? Alegria? Coloque esses pedidos diante do Pai. Você não precisa viver com essas toxinas espirituais dentro de si. Escolha trocar o seu julgo e fardo pelo dele, que é suave e leve( Mateus 11:29-30).

Quero fechar a sessão hidratação com o louvor(cânticos espirituais). Sim ele! Como faz a diferença! O louvor nos faz lembrar de quem Deus é e de quem nós somos.O louvor tb nos fala do que Deus fez, faz e fará.Que mal conhecemos o hoje,mas Ele conhece o amanhã.

Nenhum outro tipo de música tem o poder de hidratar a alma, alcamar as inquietações, encher-nos de paz e segurança à medida que nos  faz chorar de alegria como o louvor.É muito mais do que uma letra bonita.É uma alegria que brota de dentro para fora, fazendo que o céu que está tão longe, esteja acessível à nós. Você chora de alegria porque Deus se faz presente de tal maneira que tudo à sua volta se torna pequeno e insignificante.

Eu sei que esse é um post com cara de Segunda-Feira, mas algo me impulsionou a soltá-lo hoje.

Permaneça na videira diariamente e terá uma colheita frutífera.


 

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...