FONTE/SOURCE:GOOGLE |
Você já parou para pensar na suas qualidades? E o que dizer das suas habilidades? Já prestou atenção no que as pessoas dizem sobre você? O quanto você é querido(a)? Em meio a multidão e às demandas do dia-a-dia é fácil esquecer do que nos faz peculiares.Quando observo crianças, elas não estão muito preocupadas com muitas coisas.Ser elas mesmas é algo tão natural que não o sê-lo é totalmente fora de questão. Mas... como toda criança cresce, nós também crescemos. E vem os rótulos, e vem as expectativas, os " dos and don'ts",os estereótipos.
A espontaneidade vai dando lugar ao que é apropriado.Já não basta ser si mesmo, é preciso atender à uma lista de pré-requisitos para ser aceito/validado.É preciso entrar no molde para ser considerado bem-sucedido.É preciso performance.O fazer torna-se mais importante do que o ser.
Assim é a vida de Wesley Deeds( Tyler Perry).Tudo é tão perfeito e tão caótico. Viver a vida dos outros pode até ser feito por um determinado tempo, porém à um custo muito alto.
Você já viveu algo assim? Passar no vestibular já não é mais uma grande vitória.É necessário passar para o curso X, Y ou z pq é o que dá dinheiro, ou é a tradição da família.
Parece que uma pessoa que não bebe, não fuma e não farreia não tem a mínima capacidade de se divertir.É vista como careta, boring, ancião.Porque quem realmente se diverte são aqueles que bebem, se mijam, vomitam e não se lembram de nada no outro dia.
Se você é homem, encontrar alguém para compartilhar sua vida não é mais suficiente. Você tem que ter outras " por fora". Esse negócio de ser homem de uma só mulher é coisa do passado.Tá doido? Sem condições.Tenho um conhecido que passou por esse assédio moral porque era fiel à esposa enquanto os seus colegas de trabalho falavam de todas as sucatinhas que pegaram no final de semana. Ele era semanalmente zombado, vaiado, ridicularizado e humilhado. O chefe dele que sabia da situação não tomou nenhuma posição. Ele[meu conhecido] cansou da situação e levou o caso para o recursos humanos da empresa.
Não bastar casar.Tem que casar na igreja. Ou na praia. Ou no jardim. Tem que ser tradicional, tem que ser moderno, tem que ser hippie, tem que ser assim e assado. Para 300,400,500 pessoas.Tem que ser chique. Tem que ter isso e aquilo. O vestido não pode ser o que você quer, tem que ser o que está na moda.
Não basta ser uma pessoa super show de bola, solteira e verdadeiramente feliz.Tem que casar ou estar em um relacionamento.Como assim não casar? Como assim viajar sozinho(a)? Como assim ir ao cinema sozinho(a)?
Não basta ser marido e mulher, tem que ter filhos para ser um família. Como assim você não quer ter filho? Como assim adotar? Só adota quem não pode ter filho.Você pode ter filho e quer adotar? Porquê?
E tantos outros exemplos que eu poderia citar aqui. Se somos tão diferentes, porque existe tanta pressão para sermos tão iguais? Se as pessoas são tão diferentes, porque sucesso tem um molde? Em Good Deeds[ ainda sem tradução em português], você vai se ser confrontado a considerar o que realmente importa para você. Lógico que nós temos nossos conceitos, nossas crenças e convicções, porém o que quero levantar é: sei que é importante que as pessoas que você ama se sintam orgulhosas de você, mas você se sente orgulhoso(a) de si mesmo no final do dia? Você sente que atingiu seu potencial ao máximo? Você está realmente vivendo a vida que deseja? Você ainda se conhece ou tornou-se outra pessoa nesse processo chamado de vida? Quem você é quando se olha no espelho?Um herói? Um ladrão? Um impostor? Um ator? Está simplesmente existindo?Uma pessoa realizada?
Para estar bem com os outros é preciso estar bem consigo.É preciso se aceitar, se amar e ser no bom sentido, um pouco "egoísta". Quando sempre fazemos as mesmas coisas, sempre encontraremos os mesmos resultados. Novas possibilidades só existem quando mudamos a nossa rota. Creio que às vezes somos tolerantes de coisas que não deveríamos permitir e nos conformamos quando poderíamos ter muito mais, porém o medo da reação das pessoas geralmente faz com que desistemos ou paremos no meio do caminho.Os sonhos vão ficando de lado e a gente vai "secando" à medida que o tempo passa.
Que esse filme te inspire, motive e te desafie a ver que o maior compromisso que você pode ter é consigo mesmo.E é esse compromisso que vai fazer com que os outros compromissos sejam bem-sucedidos.
Se ame.
Se nutra.
Se abrace.
Seja carinhoso(a) consigo.
Ser único... é belo.
Perguntas do dia:
Que tipos de barreiras relacionais você enfrentou para ver um grande projeto/sonho pessoal realizado?