|
FONTE/SOURCE: GOOGLE |
Dos últimos filmes que tenho assistido ultimamente, nenhum filme retratou com tanta fidelidade as pressões que as mulheres enfrentam diariamente como o Cisne Negro. Conta a estória de uma bailarina Nina[Natalie Portman] super dedicada, que tem se mantido fiel à compania de dança por anos, fazendo o possível e impossível, esperando por aquela chance de conseguir o papel principal num ato de ballet.
Na maioria das cenas é notório ver como Nina é uma bailarina tão insegura.Apesar de tanta disciplina e técnica, as vozes que ela ouve fazem que ela duvide de si mesma e que não é capaz. Vive o tempo todo querendo agradar à todos, procurando por um lugar de aceitação entre os grupos a que pertence.Gostaria de falar um pouco das pressões mostradas no filme, pressões estas que a sociedade impõe à mulher:
1) a pressão familiar- Essa existe demais.Às vezes ela pode ser no âmbito financeiro, no âmbito emocional, acadêmico ou profissional. Conheço pais que queriam que suas filhas passassem de primeira no vestibular. Outros queriam que eles seguissem uma certa graduação por causa da tradição familiar. Eu sofri esse tipo de pressão, mas me mantive firme.
|
Fonte/Source: Natalieportman.com[fan site] |
Outros colocam pressão nas filhas,sobrinhas,netas, irmãs porque ainda não casaram.É até considerado uma maldição.O jeito que as pessoas falam é tão deplorável que parece que a mulher só tem valor se tiver um homem do lado, qdo elas sabem que um relacionamento é algo muito bom,porém dá trabalho sim.E outra, casamento não é pra todo mundo. Se fosse, não existiria tanto divórcio.
Outras sofrem pressão por não quererem ter filhos e a família simplesmente acha a idéia inconcebível.
Outras sofrem a pressão por quererem ser dona de casa e a família acha que é perda de tempo.
Outras sofrem pressão pq não se vêem casando e querem viver, conhecer o mundo, pessoas e viajar só. A família acaba achando que há algo errado com a pessoa.Isso é bem colocado em outro filme que eu falei aqui .
Existe a pressão de ser boa filha, boa esposa, boa amante, boa mãe,boa sogra, boa amiga, boa profissional.
Em suma, a nível familiar, nós mulheres sofremos muito tipo de pressões.Isso começa desde cedo, dentro do nosso ninho. E por falar de pressão, Nina lida com a pressão da mãe que a protege demais e projeta seu sonho despedaçado de bailarina na filha.Sim, ela faz muitas coisas pela filha, mas se a filha decide se impor, é aquele inferno.Nina então passa a lidar com um distúrbio alimentar, uma alergia derivada da psicossomatização dessas pressões que ela internaliza e a dificuldade de dizer não. Você já viu esse filme na vida real?
2) Pressão da popularidade - É passada a impressão que uma mulher de prestígio é uma mulher de muitos amigos e admiradores,do tipo como se ela tivesse um ímã que atraísse à tudo e à todos, pq para nós, relacionamentos é algo que está intimamente ligado à nossa essência.Gostamos de nutrir os relacionamentos, gostamos de pessoas, de conversar, de saber como estão e ter um feedback. Quando isso não acontece, geralmente duas coisas acontecem:
|
Fonte/Source: Natalieportman.com [fan site] |
-começamos a nos comparar com quem tem carisma e está sempre cercada de pessoas.
- começamos a nos perguntar o que há de errado conosco.
Conheço mulheres que deixaram de convidar uma amiga para um passeio, um aniversário ou um encontro com outras pessoas pq elas estavam cansadas de ver a fulana "roubando a cena" ou ver todos os homens com sua atenção nela. Agora me diga se isso não é triste?
3) Pressão da sexualidade - Essa é a mais famosa de todas.É uma ditadura mesmo.Você vê isso nos comerciais, nas revistas, com produtos, com as amizades...Está em todo lugar. Em nenhum outro momento a mulher foi tão psicologicamente violentada a ser promíscua como nos dias de hoje.Isso em todas as categorias: no falar, no agir, no vestir,no pensar, no sentir.As mulheres que não se enquadram nesse parâmetro são consideradas sem graça e sem sal.
|
Fonte/Source: natalieportman.com[fan site] |
Se você não sai por aí dando,se você não seduz o homem, não cai em cima dele, se você ainda é virgem, ou se vc só quiser liberar quando casar, eles pensam: volte para o seu planeta, Alfie!Você certamente não deveria estar entre nós!
Estão tentando dizer que fora o nosso corpo, não há mais nada o que se aproveite.Que para a mulher chegar em algum lugar na vida, ela tem que ter muito sex appeal.O nosso corpo que está ligado tb ao nosso coração e emoção agora não passa de algo a ser visto, usado, desfrutado e jogado fora como camisinha - #prontopolemizei!
O corpo de uma mulher é apenas um meio para um fim. Você vai ver esse tipo de pressão bem trabalhada no filme e tb o culto ao corpo.
Isso tb tem sido muito comum nas letras de músicas e videoclips...Geralmente se é uma mulher cantando, ela diz o que vai fazer com o homem na cama, e se for um homem cantando, geralmente está ligado às partes do corpo de uma mulher.
4)pressao vinda das más companias - sutil, mas presente.Aqueles que parecem se importar com a gente, e até sabem como chegar ao íntimo do nosso coração, sabem como falar, como nos fazer sentir bem, mas só o suficiente para tirar aquilo que temos de melhor.Depois disso, o resto é só conversa...
|
Fonte/Source: Natalieportman.com [fan site] |
5)Pressao de ser insubstítuível - Eu acho que esse foi um dos pontos mais bem elaborados no filme. Nós mulheres sempre queremos um lugar na vida da pessoas que amamos, lugar esse que será sempre nosso.Detestamos a substituição.Substituir significa que coisificaram a gente.E isso dói demais.A pressão de ser essa pessoa que sempre tem que fazer e acontecer para ser insubstituível é demais.Chega a ser até uma obssessão, no caso do papel da atriz.
6) A pressão da perfeição - Vocês já notaram como é cobrado de nós uma imagem de uma mulher perfeita? Vou fazer algumas comparações aqui e embora não sendo uma feminista, concordo muito com essas colocações:
|
Fonte/Source: natalieportman.com [fan site] |
- Se um homem lembra de fazer algo por alguém[sem que ninguém o tenha pedido], é pq ele é atencioso, mas se a mulher faz o mesmo, ninguém a reconhece como tal.
- Homem que dá piti é pq é macho e tem as rédeas, mulher que dá piti é pq sofre de um comportamento disfuncional.
- Se o homem esquece de fazer algo, ninguém cai tanto em cima assim,mas se a mulher esquece,onde ela estava com a cabeça?
- O homem chega numa festa e traz refrigerante todo mundo agradece.Se a mulher chega numa festa e traz algo comprado, o povo fala: eu não acredito que ela passou na padaria/confeitaria!
- Se ela leva de casa e não ficou bem feito, o povo fala: custava ter encomendado um bolo para uma ocasião dessa?
- O homem vai para um social, as pessoas estão mais preocupadas com a simpatia dele.
A mulher vai para um social e estão mais preocupados com a aparência dela.
-Se o cabelo estiver perfeito e as unhas não foram feitas, o povo fala.
- Se as unhas estiverem lindíssimas,mas ela não teve tempo de fazer o cabelo, o povo fala tb.
- se ela vem muito arrumada, o povo fala.
- se vem vestida mais casual, o povo fala.
- se ela vier lindíssima dos pés à cabeça e não trouxer nada, é uma folgada.
- se ela trouxer um prato ou sobremesa mas não teve tempo de se arrumar pq passou tempo demais na cozinha, é desleixada.
Bom essas foram algumas das coisas que eu lembrei. Eu recomendo o filme, gostei muito do script e a performance de Natalie Portman está imperdível.
Se você lembrar de qualquer outro tipo de pressão que não foi mencionado aqui,por favor mencionar no comentário.
E vcs? Qual foi o pior tipo de pressão que já sofreram na pele por ser mulher e pq?