Ainda me lembro da primeira edição com o
barata cascuda do Arnold Schwarzenegger.O Exterminador do Futuro. E desse primeiro filme saíram tantos outros..O tema mostrou as máquinas querendo dominar a humanidade...Eu muitas vezes pensei que nunca que isso iria acontecer...Achava até exagerado..Mas será que as máquinas não dominaram o homem?
O que antes era supérfluo agora é necessário,vital para a respiração e funcionamento dos organismo.Parece exagero?- pensamos nos exemplos a seguir: O celular que tinha a função de ligar e receber, agora vem com trocentas coisas para a nossa
comodidade. Ninguém te pergunta qual é o teu telefone ou teu e-mail. "Vc tem orkut? facebook? twitter? ". And boy, se vc não tiver, prepare-se pra ouvir! "Como assim você não tem um? TODO MUNDO TEM" !!!!
"E aí? falou com fulando?
Não, mas deixei uma msg no orkut dele. "
E o que falar da tal textmessage ( torpedo)? Aqui o povo é direto na txtmsg. Parece que não tem o que conversar. Vc tá numa roda e não quer falar com ninguém? Quer se isolar? Seus problemas acabaram! Just txtmsg ! O pior é que essa ferramenta que tem uma função de mandar uma resposta rápida caso vc não posso ligar, ganhou relevância tão grande que as pessoas agora dirigem e passam torpedo, elas andam e passam torpedo. Elas conversam com as outras pessoas e passam torpedo( o que eu acho uma baita de uma falta de educação). Elas estão no cinema e passam torpedo....
O torpedo tem todo e qualquer poder de parar qualquer atividade que está rolando naquele momento.
Emite um senso de urgência, mesmo que seja algo bobo.
Já não se liga mais...Pra onde foram aquelas adoráveis conversas com amigas no telefone? E toda aquela empolgação de sair juntas, de ouvir a voz uma da outra, de marcar pra sair? Agora, essa informação pode ser compartilhada com outras pessoas, mesmo que elas não sejam convidadas.
Para a nossa
comodidade , não precisamos mais encarar as pessoas e dizer as coisas na cara. Podemos ter uma sessão paredão através dessas tecnologias, pq assim como
o nosso amigo anônimo, todo mundo pode ter os peitos de ferro, te chamar do que quiser sem ter que se indentificar, ou simplesmente pode ir em um orkut, facebook or myspace da vida e meter a língua em vc... Lógico que é colocado em códigos, mas todo mundo sabe quem é quem no jogo do bicho... e como se não bastassem as fofocas que nos rondam diariamente, agora temos outras em redes interligadas que atualizam o
juicy drama em tempo real. Os segredos e mentiras aumentam e são descobertos à cada clique fuçado em perfil alheio. "Eu vi isso no orkut/facebook/myspace/twitter dele/dela."- caso vc não faça parte daquele cyberspace, alguém que está dentro da rede sempre pode te passar as informações em primeira mão. Já não se sabe quem é
friend or foe de quem.
Não se iluda, não importa o quão "privado" o seu perfil pode ser,
sempre haverão os ratos.Aqueles dentro da sua rede que amam passar informações da sua vida aos inimigos,não tão chegados,e até mesmo as pessoas com as quais você não faz questão de manter contato.Esses sempre estarão atualizados.Na maioria das vezes, os ratos sempre nos surpreendem.São aquelas pessoas que jamais imaginaríamos que "seriam capaz de tal coisa".
Entendo que as pessoas digam que essas ferramentas são necessárias para manter contato com pessoas que estão distante.O que "somou nesse aspecto". Acredito que o e-mail e o skype já faz isso por si só. Se elas tiverem paciência de ler, pode ser que tenham um blog.
[o que a maioria não tem- a prova é tanta que tem gente que posta comentário que tem nada a ver com o post que vc escreveu.Vc sabe que ele/ela não leu até o final].O lance do blog é pq se a pessoa não tiver alma pra escrever, ela sai. Simplesmente não dá. Até pq as pessoas não tem paciência de ler
pastel de vento, a não ser que sejam adolescentes.
Se um dia vc quiser fazer uma experiência, saia do orkut, twitter, facebook, myspace e veja quantas pessoas vão manter contato com vc via e-mail. Vc vai se surpreender. Aconteceu comigo em 2005. Eu tinha 130 contatos. Se 10 manteram contato via e-mail, foi muito,
mas é lógico que sempre tem aqueles que enchem tua caixa de e-mails encaminhados, mas não te mandam um e-mail pessoal ( e sim, eu já fui uma dessas pessoas!). Isso com povo que morava na mesma cidade que eu,viu?
Teve um tempo que até tive myspace tb, mas começou a dar fofoca daí resolvi sair. Nunca mais voltei para nenhum dos dois e nunca morri tb.
Chega um tempo na vida que vc tem que decidir que nível de estresse, decepção, frustração,frescura,drama e raiva vc aguenta diriamente.
Aonde foram aquelas conversas de roda? Porque o cultivo à lealdade dentro das amizade está ficando cada vez mais escasso? Pq as amizades acontecem e se vão tão rápido? Pq esse acelerar todo? Será que sou só eu que estou encomodada com isso? Será que eu sou alienígena?
Eu acredito que as máquinas não apenas dominaram o homem, mas tb colocou a humanidade contra si. O cachorro defende à quem ama e ataca o inimigo. Nós fazemos o contrário.
Acredito que as relações
( de gente que mora perto e familiares) eram mais valorizadas antes dessas tecnologia serem implementadas.
Ganhamos à longa distância e perdemos à curta distância.
E vcs, o que acham de tudo isso?
ps: Acho que algumas pessoas entenderam que eu estava fazendo um "caça à bruxas" com as tecnologias, mas o que eu quis expressar foi que a parte do benefício à longa distância, eu não vejo muito no quê essas tecnologias favoreceram nos relacionamentos.
PARA COMENTAR, CLIQUE EM
READ USER'S COMMENTS