FONTE/SOURCE:GOOGLE |
Já me vi perguntando, investigando, juntando peças, montando o quebra-cabeça.Procurando um significado numa palavra, frase, ação, tom de voz. Será que eu pirei durante as aulas de Semiótica e queria encontrar sentido em todo tipo de simbologia? Sinceramente não sei.
Só sei que às vezes me surpreendo com certos tipos de comportamentos, com certos tipos de situações e isso já me fez perder muito tempo com perguntas que talvez eu nunca vou encontrar respostas. Bem-vinda à mais nova síndrome do blog, a síndrome de Sherlock Holmes. Esse post surgiu de um e-mail que recebi semana passada de uma grande blogueira, onde ela mencionava que "nós às vezes temos essa tendência de tentar entender o porque as pessoas reagem de certa maneira e tentamos também idealizá-las, ao acreditar que todos têm bom senso ou reclamar porque A ou B não fez isso ou aquilo".
Às vezes é uma entrevista de emprego que não passou da primeira fase, um amor que não deu certo, um sonho que ficou pelo caminho,uma amizade traída, a morte de um ente querido, uma doença ou uma notícia que chegou de repente, não nos dando tempo para nos preparar emocionalmente, financeiramente e mentalmente.Existem coisas que não podem ser mudadas, mas para muitos, eles ficaram lá no passado, nos escombros, procurando nas minas o resquício de algo que venha ter ligação, quem sabe uma ponta de significado, algo que faça sentido, o porquê, a razão detrás dos fatos, o cerne da coisa.
Pense em quanto tempo foi dedicado à coisas que você nunca obteve resposta. As noites perdidas sem sono.Os momentos que poderiam ter sido alegres.Talvez reuniões em família ou com amigos? Cada lágrima derramada.Cada ataque de raiva/ira/frustração. Cada murro em ponta de faca. Um beco sem saída. Uma coisa que notei desde que deixei essa síndrome pra trás foi o fato de que nenhuma resposta me satisfazia. Quanto mais respostas obtinha, mais queria respostas.É o círculo vicioso do duvidoso: o algo a mais, o detalhe a mais, o que está faltando, o que não encaixa.Você já parou para pensar quanto tempo é gasto diariamente com questões que não somaram nada na nossa vida ou nos ajudarão a deixar a vida mais leve e prática? Não estou falando apenas de grandes acontecimentos não, mas de coisa pequena também, do tipo alguém tirou uma piada contigo que não tinha cabimento.
Aí a gente começa...
Se for estranho a gente diz: nossa,como uma pessoa diz algo assim a quem não conhece?
Se for um senhor ou senhora a gente diz: eu esperava mais de alguém da idade deles, ou alguém da idade deles deveria ter vergonha na cara.
E nessa já se perdeu uma hora, duas até quase metade do dia nisso enquanto há muito o que se fazer.Você perde tempo em beco sem saída? Gasta dias, horas e minutos brincando mentalmente de ciranda cirandinha? Você já se perguntou se isso vai realmente fazer a diferença no final do dia?
Algumas dicas que me ajudaram na jornada:
Caso encerrado. O que está feito está feito.Peça serenidade à Deus para aceitar o que você não pode mudar, coragem pra mudar o que for preciso e sabedoria para discernir entre as duas.
Seja seletivo.Não espere muito de todo mundo, mas daqueles que realmente importam pra você.
Foque no hoje. O que se foi, foi, um dia de "investigação" hoje será apenas um dia de hipóteses amanhã.
Ocupe seu tempo com coisas saudáveis e boas.Lembre-se do que Clarice Lispector disse: Não tenho tempo para mais nada, ser feliz me consume muito!
Admita que as vezes a gente tende a exagerar. Às vezes não é nada demais, aquela coiçada que você levou é só alguém que não dormiu direito, alguém que é mal-educado, alguém que é sem noção mesmo. Isso é normal no mundo em que vivemos.E não,diga a Genival Lacerda que esse jegue não tem dono!
Olhe para o que você conseguiu e não para o que você não tem. Se você tivesse mania de Sherlock Holmes, é provável que não estaria onde está hoje. Você tem o que tem pq não perdeu tempo com indagações.
Para terminar, Sherlock Holmes só funciona em filme ou caso você seja detetive por profissão. No mais, abrace a vida com leveza,sorria, cresça, conquiste seus objetivos e seja muito feliz.
Assim,
descobri que o melhor e o que vale a pena é comer, beber, e desfrutar o
resultado de todo o esforço que se faz debaixo do sol durante os poucos
dias de vida que Deus dá ao homem, pois essa é a sua recompensa.
Eclesiastes 5:18
Eclesiastes 5:18
"Assim, descobri que,
para o homem, o melhor e o que mais vale a pena é comer, beber, e
desfrutar o resultado de todo o esforço que se faz debaixo do sol
durante os poucos dias de vida que Deus lhe dá, pois essa é a sua
recompensa. E
quando Deus concede riquezas e bens a alguém e o capacita a
desfrutá-los, a aceitar a sua sorte e a ser feliz em seu trabalho, isso é
um presente de Deus. Raramente essa pessoa fica pensando na brevidade de sua vida, porque Deus o mantém ocupado com a alegria do coração."
( Bíblia Sagrada - Eclesiastes 5:18-20)