quinta-feira, 11 de novembro de 2010

A Arte de comentar nos blogs - por Flávia Shiroma


Regrinha:


Oferecer às suas amigas blogueiras este selinho e pedir para elas colocarem o link da postagem que é este:


"A Arte de Comentar nos Blogs":
O intuito deste selo fixo de campanha "Blogueira Educada" é promover a harmonia na blogosfera. No nosso dia-a-dia é natural seguirmos alguns padrões de boa conduta pelo bem de uma convivência calorosa e sadia. No mundo virtual isso também pode ser feito. Vamos espalhar pelos quatro cantos que a educação deve existir também no mundo dos teclados e que o respeito às idéias de cada blog deve estar acima de tudo.
 
 
AQUI,a Flávia se reuniu com outras blogueiras para discutir e levantar questões sobre a dinâmica dos comentários. Vc não pode deixar de conferir! Vai tirar muitas dúvidas suas como: fizeram uma pergunta, respondo no meu blog ou no blog da pessoa?
 
- como devem ser feitos?
- o que deve ser evitado?
 
Tudo o que vc quer saber sobre o que é in ou out no mundo dos comentários está lá. Me dei a liberdade de perguntar à Flávia, se as blogueiras poderiam adicionar outras questões que tb está ligada ao tema.
 
 
Aqui vão algumas dos conceitos que titulo como in e out. Detalhe, isso é pessoal - o que é in e out pra mim pode não ser pra vc, se algo que não foi lembrado aqui e vc quiser adicionar nos comentários, sinta-se à vontade.
 
 
It's total in:
 
Textos curtos que facilitam a compreensão do comentarista - sei que algumas pessoas reclamam que às vezes a pessoa comenta algo que tem nada a ver com o post.É verdade, mas às vezes tem gente que escreve sobre 3 assuntos que não tem nenhuma ligação no mesmo post. É necessário que o seu texto seja conciso e coeso( ui, redação?!?!). A Eve do blog Rindo de Mim Comigo faz isso super bem! Se for fazer um texto médio, faça questão de que seja um texto "bem amarrado"(elaborado).
 
 
Comentar informando de onde vc veio: Como a Flávia frizou bem, se apresentar.Olha que na maioria das vezes, não faço isso.Confesso que é algo que tenho que me policiar.Às vezes visito uns blogs e à medida que visito, fecho as janelas do blog que possivelmente me linkou para aquele espaço, kkkkkkkkk ... Porém noto quando vc faz referência, isso quer dizer que aquela pessoa que achou seu blog através de outra pessoa te prestigia de alguma maneira e isso é muito bom.
 
Quando já se é amiga, comentar convidando a pessoa para participar de uma blogagem coletiva/meme/vídeo ou brincadeira: Gosto muito disso, pois mostra que a pessoa tem iniciativa, e assim nos ajudamos a divulgar umas as outras, e mesmo que seja virtual[pelo menos pra mim], me empolga e me estimula a criatividade.
 
Comentar o que marcou naquele post, contando um pouco de uma experiência pessoal: Pode ser uma frase, uma fotografia, um parágrafo.Quando a pessoa escreve sobre algo chave que encontrou naquele post, e diz que ela precisava ler aquilo ou que precisava aplicar aquilo na vida dela, ganhei o dia. Pq? Pq tem muita gente que escreve coisa trash em blog...Só notícia ruim , reclamações...parece até jornal das 8 e isso não é motivador.
 
 
It's out !!!!
 
- Comentário anônimo. Como a Flávia tb já falou, parece que a única maneira que é possível vetar comentários ruins é não dá ao anônimo essa opção.
 
- Verificação de palavras + moderação de comentário. Por favor, tirem a verificação de palavras do blog e deixem a moderação.Às vezes aquelas palavrinhas dificultam muitas coisas.Já teve situações que tive que digitar 4x pq nem dava pra entender o que estava escrito, e logo após as 4 tentativas,aparece a frase : SEU COMENTÁRIO ESTARÁ AGUARDANDO MODERAÇÃO(ou algo assim). Gente, é de dar raiva! Vc desperdiçou uns minutos para ainda ter que aguardar moderação? Não,por favor!!!
 
- Seguidor Fantasma. Tô te seguindo, mas nunca comenta.Se não vai poder ler ou comentar, seguir pra quê? É melhor que não faça essa desfeita.
 
- Comentar negativamente sobre um post positivo. Tem gente que tem a capacidade de vir no blog alheio e comentar o que ficou faltando e falar de algo negativo ao invés de tentar extrair algo positivo dali. Dica: se não tem nada positivo a comentar, aperta o X do lado direito e vá embora. COMENTAR NÃO É OBRIGAÇÃO DE SEU NINGUÉM. Às vezes aquele assunto não bate com vc ou às vezes vc simplesmente não tem nada a dizer. É melhor ficar sem dizer nada do que ser aquele que chupou limão azedo e não gostou.
 
 
Bom, esses foram os meus pontos, se alguém tiver mais, por favor levem o selinho, MAS NÃO DEIXEM DE DAR CRÉDITO À FLÁVIA E VISITAR SEU BLOG  , e adicionem mais conceitos aos comentários.Eu fiz um pouco de mix entre postando e comentando, mas eu acho que assim fica justo pra quem estar nos dois lados do teclado.
 
Grande abraço!
 
Gisley.

ps: quero agradecer à Flávia por ter a iniciativa de ajudar muitos blogueiros e solucionar as  dúvidas em relação à esse assunto.
 

7 comentários:

  1. Querida Gisley!
    Muito obrigada por postar aqui a NOSSA campanha!!
    Sinceramente não imaginava que tomaria tamanha proporção! Estou muito feliz porque sinto que muitos blogueiros aprovam ou reprovam comportamentos muito semelhantes. As queixas são parecidas.

    Me parece que outras blogueiras estão começando a lançar campanhas parecidas com selinho e tudo mais. Bom, se copiaram a idéia é porque gostaram não é mesmo?
    Só não vale plágio (copiar o texto e não dar os créditos).

    É isso amiga.
    Mais uma vez muito obrigada!!!!

    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Aiiiii! Adorei a citação do meu blog. A Sra é uma pessoa muito fofa. Obrigada! ;)

    ResponderExcluir
  3. Verificação de palavras + moderação de comentário! Boa dica... vou ver se libero o meu.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  4. Eis que essa história de comentários é um assunto polêmico. Concordo com quase tudo o que vc falou, só não acho, de verdade, que seja preciso comentar sempre, em todo post. Eu, pelo menos, não tenho esse tempo, mas gostaria de ter. Beijão.
    Ei tô indo pra terrinha na próxima semana. Quer alguma coisa de lá?? (Se não for nada enoooooooorme nem pesado, posso trazer!)

    ResponderExcluir
  5. O que para uns pode ser azul para outro pode ser amarelo.
    e nao podemos todos ter a mesma opiniao se nao que seria do amarelo se toda a gente gostasse do azul?
    por isso abstenho-me de dizer algo sobre este assunto , psi como dizes tu : é muito controverso.
    kis :=)

    ResponderExcluir
  6. Essa campanha é muito boa! uma ótima idéia e serve tbm como guia pra quem está iniciando agora na blogosfera ou pra quem já está nela a tempos mas que andou tropecando na etiqueta virtual rsrsrs

    ResponderExcluir
  7. adorei as dicas!!!!! e seu blog tb Gisleye super bacana,estou aki rindo de seus videos!!bju

    ResponderExcluir

Exporte pensamentos e idéias vc tb!
Aqui, elas chegam rápido e vc não paga nada :)!
Divirta-se e volte sempre :)!

Por favor, deixe e-mail e nome de contato caso não tenha blog ou conta do google.

AVISO: Caso não goste ou não se indentifique com o material aqui exposto, vc tem todo o direito de ir ao topo da página do lado direito e apertar o X.

Não espere que nenhum(a) blogueiro(a) mude o formato ou conteúdo do blog para adequar à sua comodidade/pensamento.


A autora se faz no direito de reprovar todo e qualquer conteúdo que não traga nada à acrescentar ao blog.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...