FONTE: PHOTOBUCKET Tradução: Nenhum ato de bondade, por mais pequeno que seja, é um ato desperdiçado. |
Lá estava eu fazendo o meu devocional em Filipenses 4. E daí que vem essa frase...
Seja a vossa moderação conhecida de todos os homens. Perto está o Senhor.
(Filipenses 4:5)
Notei que tinha o número 1 em cima da palavra moderação e fui checar o que tinha na nota de rodapé... E lá encontro a palavra gentleness ( cortesia, gentileza). Acabei de ir no dicionário e vi que gentleness está tb ligado à kindness(bondade, bom tratamento). Vou na internet e vejo que na versão inglês da Bíblia King James, a palavra bondade aparece 43 vezes na Bíblia.
É impressionante como essa palavra tem sido deturpada ao longo dos anos. Gentileza, antes vista como algo nobre, agora é vista como algo desnecessário, bobo e ridículo.Graças à nossa sociedade chamada de moderna e pós-moderna, defraudamos a palavra e ainda lhe damos a pior das conotações...E todo aquele que ousa executá-la leva nome de otário, boboca, banana, abestado, retardado, bocó, Madre Teresa(no mal sentido), barriga branca,pau mandado. Para pessoas modernas estamos bem neandertais atrasadas, não?
Por cair no ridículo , a palavra é desvalorizada à medida que conceitos como grosseria, estupidez, falta de educação,tirar vantagem dos outros firmam os pilares das relações diárias, do momento em que acordamos até o momento que vamos dormir.Já não sabemos mais diferenciar um mal trato de tratamento comum, pq tudo é tão normal, fazer o quê , é assim mesmo!Ao brincar de ciranda cirandinha com a indiferença e a apatia , fechamos os nossos olhos para as pessoas e para as oportunidades de fazer o dia delas mais doce, porque afinal, nós temos uma agenda e temos pressa... Observe esses cenários:
CASO 1 :
Ouve-se muito entre pessoas casadas : ah ele(a) mudou... No começo fazia tudo para impressionar, tinha cuidado nas palavras, sempre procurava saber se eu estava bem, era um querer imenso, um xodó, um precisar de mim...Tinha medo de me ferir ou de me ofender.Hoje diz cada brutalidade e não tá nem aí.. O descaso é muito comum...É como se não amasse mais, não valorizasse.Sei lá!Estou para perguntá-lo(a), que caso ele(a) encontre o(a) meu(minha) esposo(a) por aí, que ele(a) me avise!
O que realmente está sendo dito nas entrelinhas é : essa pessoa não é mais gentil.Não é que a pessoa mudou, só parou de se importar. Nesse post , tratamos do assunto de como as ações geram emoções e não o contrário, e aquilo que não é nutrido, morre. Com a gentileza não é diferente. Se você não cultiva gentileza, com ctz cultivará a rudeza.
Conheço pessoas que fazem a seguinte afirmação :
CASO 2
Fulando(a) tolera tudo dos outros, mas deixa os da família fazer o mesmo pra tu ver uma coisa? Se os de fora tem uma necessidade ou um favor, ele(a) nem pensa duas vezes, faz todo e qualquer sacrifício, mas quando a gente precisa dele(a), é cada obstáculo e a gente sempre tem que dar algo em troca, ou do contrário a pessoa está muito ocupada, cheia de afazeres.
O que realmente está sendo dito nas entrelinhas é : Não sei a quem ela(e) quer enganar/ impressionar.Faz tanto pelos outros mas na hora do pega pra capar não tem que dê a mão à ele(a) e ela ainda fica reclamando.Não custava nada ser gentil com os de dentro e ser mais flexível com os da própria família. Lembre-se que não há nada de errado em dar à mão a quem precisa, mas quando os de fora ganham prioridade entre os mais próximos, algo está errado.Porque vc faz o que faz? Pq vc não diz não? Tem medo de deixar as pessoas te conhecerem de verdade? E quanto aos de dentro, pq vc não dá a devida honra? Pq vc sabe que tem liberdade? Esse conceito é errado. Qto mais próximo, mais gentis/cordiais devemos ser.Toda vida que vc faz isso vc passa a idéia de que os de dentro não tem valor nenhum pra você, que de agora em diante, eles precisam provar que são dignos do seu favor, tempo e recursos.Muros passarão a ser construídos entre vc e os seus e quando vc menos esperar, não haverá nem mais uma comunicação aberta e saudável.Você vai ser levado(a) à pensar que eles estão te isolando, mas quem os isolou foi vc!
O problema é que a gentileza não espera data comemorativa ou ocasião especial para entrar em ação. Ela simplesmente rouba a cena deixando a platéia estarrecida. Se tem uma oportunidade, ela faz e acontece.Ela observa as pessoas em volta.Ela faz bonito pq separa tempo para pensar em "algo mágico".Nas coisas simples das quais já não vemos mais a beleza, a gentileza vem e chama aquilo de arte.
Note que no começo do post mencionei a citação de Filipenses 4:5, que nos desafia a sermos pessoas conhecidas pela nossa gentileza. Quando diz "seja conhecida", isso não é uma opção, mas sim uma frase imperativa. Quando penso nesse conceito, alguns nomes pipocam na minha mente, mas pra ser sincera, o meu não me vem à mente. É algo que preciso trabalhar, admito.Não sou de ser grosseira com as pessoas, mas tb não sou gentil, no sentido de ser algo super natural pra mim, entende? Não penso em como adocicar a vida das pessoas ou ter consideração de fazer algo que seja pequeno just because . Creio que seja pelo fato de ter feito isso antes e ter levado muita patada, mas no caso de viver em solo americano, toda vida que eu agradecia mais do que o simples obrigado, parecia que as pessoas achavam que eu era boboca. Tipo: "nossa, nem precisa disso tudo..." Não diziam mas dava pra ver isso estampado no rosto delas. Não importa o que eu tenho experimentado por aqui : explica, mas não justifica!
Comecei a praticar hoje um pouquinho desse conceito...Baixei algumas músicas da banda favorita do marido.Vou transferir para o seu mp3 e colocar uma pilha nova, então da próxima vez ele terá algo bom pra ouvir enquanto corre.Já que estamos curtos de grana, decidi fazer chocolate chip cookies pra ele(não aqueles que vc compra e coloca no forno pra assar não, caseiro mesmo!).Isso não é nada demais, só vai levar algumas horas enquanto eu faço outras coisas tb, e são esses tipos de coisa que são tão bobinhos aos nossos olhos, mas que fazem a diferença nos relacionamentos.
Duas perguntas pra vcs :
Na sua opinião, por que a gentileza não é mais praticada com naturalidade nos dias de hoje?
Onde você precisa praticar esse conceito na sua vida?