E o post de hoje tem trilha sonora.
Não deixe de conferir!
ATB (wapos.ru) - Fahrenheit 451
Essa semana me dei de cara com um devocional bíblico que trazia essa questão. Hoje eu vi essa citação na internet e sabia que eu precisava falar sobre isso: viver o momento. Quando falo de viver o momento, não falo daquela coisa louca, sem responsabilidade, inconsequente, mas falo de ficar focado[a] naquilo que se executa, que se desfruta, que se realiza.
Você já se pegou tendo certos pensamentos do tipo:
- Quando eu conseguir isso, a vida vai melhorar[mais dinheiro, mais tempo livre, mais amigos, mais lazer, mais reciclagem profissional/acadêmica].
- Se eu pudesse fazer isso agora, a vida seria diferente.
- Se fulaninho e silcraninho não foi assim e assado, eu não seria grelhada ou tostada.
- Se a minha vida não fosse tão difícil, eu já teria alcançado isso ou aquilo.
Não sei quanto à você, mas eu já lidei com esse tipo de pensamento de tal modo à me alienar e ir para o meu happy place. O problema é que esses tipos de pensamentos não me ajudam a viver no momento, a apreciá-lo e a vê-lo como uma ponte para algo maior[ um aprendizado, uma experiência, etc].
Pessoas que se preocupam ou que são ansiosas são feras em perder momentos que poderiam ser tão bons e gratificantes se elas apenas aprendessem a relaxar. Quantas vezes você já perdeu noites de sono por coisas que estavam totalmente fora do seu controle[ a reação de uma pessoa, uma situação, etc] ?
Quantas vezes você desperdiçou momentos com amigos e familiares porque você simplesmente não se desprendeu do seu ideal de como as coisas deveriam para acontecer?
Quantas vezes você desperdiçou momentos preciosíssimos porque decidiu se apegar à uma situação que a chateou/lhe feriu?
O idealismo faz com que odiemos a nossa realidade. Ela nos cega para as possibilidades diante de nós. Acabamos funcionando em um modo operacional desesperado que nos leva à desmotivação e depressão. E sabe por quê? Por que o ideal nos paralisa, fazendo-nos acreditar na mentira que a vida não presta ou não é boa suficiente ao menos que as coisas saiam de acordo com o script. Essa é uma das razões pelas quais nunca gostei de livros de romance. Costumo a dizer que romances são pornografia feminina. O homem é perfeito, disponível, 0% de gordura no corpo e à serviço da moçinha.Ele não fede, não arrota, não peida e não tem um momento de egoísmo.
Por isso, essa frase me chamou atenção. Qual o antídoto para que a gente não desperdice os dias que nos são dados?
Fazer o que pode.
Com o que tem.
Onde estivermos .
Faça o que você pode e não o que você queria que já tivesse atingido.
Com o que você tem e não o que você acha que precisaria ter para executar ou atingir um objetivo.
Onde você estiver e não aonde você acha que seria favorável/conveniente.
Vou dar-lhes um pequeno exemplo que aconteceu comigo recentemente. Eu e o grings queríamos muito sair pra jantar, ver aquele filme no cinema e depois disso fazer uma atividade bacana, porém a nossa realidade financeira não nos permitia " esse luxo".
Ao invés de maldizer da vida e ficar com cara de tacho, resolvemos comprar 2 pizzas, alugar 2 lançamentos na redbox e jogar cartas em casa ao som de uma ótima trilha sonora. Te digo sem mentira nenhuma: Não fui menos feliz porque não fiz o que podia.Apenas aprendi a reinventar a diversão. Algo tão simples nos deu tanto prazer.
Outro aprendizado que tive foi com as amizades. Quando deixei de ser bitolada se uma nova amizade viria pra ficar, me permitir viver mais, apreciar a compania da outra pessoa ao invés de focar nas más experiências que tive com outras pessoas.Aprendi que não cabe a mim fazer com que as pessoas fiquem, com que elas me amem. Amor é decisão e não sedução.
Enquanto o amor não veio, aprendi a me conhecer, a me amar, a saber do que era capaz, a conhecer o meu potencial.Saber do que gostava e não gostava. O que aturava e não tolerava. Aprendi a me amar.Sabia que antes de conhecer alguém pra casar e ser dois, eu precisava ser uma comigo mesma e não metade de mim.
Quando atravessei o Ajuste de Status[AOS] e não podia trabalhar, estudar e dirigir, aprendi a ter gosto pela minha casa, a escrever mais no blog, a aprender a cozinhar, a ler e ver aquilo como um tempo de desfrute e novas experiências.Aquilo que parecia uma prisão se tornou um castelo com meu toque pessoal, um local que passei a habitar e delegar ao invés de simplesmente existir.
Tudo é uma questão de perspectiva.Quando a gente não ama a nossa vida, a nossa vida não nos ama. A nossa vida[naquilo que depende apenas da gente] é um reflexo das escolhas que fizemos.
A vida não é feita pra ser desgostosa, odiada ou detestada e sim vivida.
A Bíblia nos diz que "tudo tem a sua ocasião própria, e há tempo para todo propósito debaixo do céu."[Eclesiastes 3:1]
Pergunte-se:
Em que áreas da minha vida as ocasiões se mostram oportunas?Como posso tirar proveito disso?
Há tempo para todo propósito. Mas pra você, hoje é tempo de quê?
Uma vida mais frutífera e satisfatória no futuro começa hoje. Por isso, viva!