|
FONTE/SOURCE: GOOGLE |
Sejamos sinceros.Quer você seja hóspede, quer você esteja hospedando,jogo de cintura é fundamental.Estamos acostumados com o nosso próprio sistema, porém quando vamos nos hospedar na casa de alguém, é necessário que tenhamos ética, respeitemos o espaço do outro e não nos tornemos um peso.Não importa se você irá passar um dia ou 2 semanas, você precisa ter em mente que quer ser um hóspede tão bom, daqueles que as portas sempre estarão abertas para você, caso deseje voltar à cidade ou país.Tenha em mente de querer ser sempre um hóspede mara e não mala!
Essas regras não se aplicam para todos os americanos e é baseado no que eu pessoalmente vivi e tb nas reclamações que ouvi de brasileiros e americanos em relação à hóspedes.Vale levar em consideração o aspecto cultural à sério para que não haja frustração de ambas as partes.
#1 : Comunicação. O americano gosta das coisas às claras, bem-definidas e pré-estabelecidas.Nada de "ah não sei que horas vamos estar em tal local", "ainda não sabemos quanto dias ficaremos". Na visão deles isso significa que você não respeita apenas o espaço dele, mas também seu tempo e afazeres.Só porque você esteja vindo passar de férias, isso não significa que eles estão de férias tb. Por isso, seja claro, objetivo e decisivo.
# 2: Pergunte as regras da casa. Isso pode parecer uma besteira para muitos, mas digo por experiência própria que entrei em cana porque nunca perguntei as regras e tb nunca me foi dito o que se esperava de mim.Ficou um ambiente muito chato e depois fiquei sabendo que a pessoa saiu falando de mim nas minhas costas.Como falei no começo do post, cada pessoa tem o seu sistema e às vezes como o hóspede não está acostumado com o sistema do host, pode acabar comentendo deslizes sem intenção nenhuma de ferir a família.Ele apenas não sabe que aquilo era um don't.Vá por mim, pergunte as regras sempre! Pergunte o que eles esperam de um hóspede, e quais são os do's e don't s da casa.Isso vai fazer com que você ganhe pontos com eles.
#3:Não espere que seu host/hostess faça tudo por você. Se você veio passar um tempo na casa de um americano e espera que ele seja seu motorista[levar você para todos os lugares que você quer conhecer em 3 dias], guia turístico, cozinheiro, faxineiro, organizador de eventos, empregado, vai dançar feio.Ele não vai ter nenhum problema de você se servir, mas não espere que ele o faça.
Na visão do americano, se você quiser um lugar pra ficar, onde você não cozinha, onde você não lava sua roupa,você não levanta um dedo, deixa bagunça em todo canto e tudo é lhe dado de mão beijada, é pra um hotel que você tem que ir.
#4: Mantenha seu quarto limpo,organizado e de porta aberta.O lugar que te foi concedido deve sempre estar da mesma maneira como você encontrou.No Brasil a gente costuma a fechar a porta do quarto, mas aqui eles preferem que você deixe a porta aberta.
#5: Compre/traga/mande um presente ou um cartão para o seu host. Quando eu hospedei estrangeiros na minha casa, eles sempre traziam presentes para gente.Não era nada caro, mas era a forma deles dizerem: obg por confiar a sua casa à mim e me hospedar! Parece algo bobo, mas não é. Isso pode ser feito de várias maneiras:
- Você pode trazer um presente[algo singelo]
- Se forem sair para jantar, pode dizer que é só uma conta e você pagar por isso.
- Vão pegar um filme na locadora? Pague pelo entretenimento.
- Caso você esteja sem carro e eles estão te levando para conhecer os lugares, você pode se oferecer para dar uma help com a gasolina.
Procure saber do que eles gostam.O que importa é a intenção.
#6: Não traga gente estranha para a casa do seu host. Gente estranha não quer dizer gente que você conheceu no meio da rua, mas pessoas que são suas amigas mas seu host não as conhecem.Quer marcar de se encontrar e rever outros amigos na cidade? A melhor pedida é se encontrar em público, talvez em um restaurante, shopping center, ponto turístico, etc.
#7: Tenha consideração quando usar o banheiro. Caso você esteja dividindo o banheiro com outras pessoas, não se delonge no banho e quando for se arrumar, não ocupe o banheiro por muito tempo.Se for fazer #2, ascenda muitos fósforos.Sim, mata o fedido na hora!
#8: Seja uma pessoa organizada.Não deixe seus pertences espalhados pela casa.Saiu do quarto? Apague a luz. Entrou em casa? Tranque a porta.
#9: Não drene seu host. Não espere que ele vá lhe entreter do momento que você acordar até o momento que você for dormir.Dê espaço para que eles tb façam outras coisas ou descansem.
#10: Não fique mais do que o tempo combinado. Se disse que iria ficar 2 dias, nada de ficar 3,4 ou 5.Lembre-se, aqui é outra cultura. Eles já programaram o que irão fazer ou o que terão que fazer quando você sair.
#11: Converse sobre os horários e saídas. Seus hosts vão te dar a chave da casa caso vocês cheguem tarde da noite? Eles dormem cedo? Eles acordam cedo? Eles acordam tarde e você precisa se levantar mais cedo? Você quer fazer uma programação com outros amigos na cidade? Quer fazer algo só pra você e esposo(a)? Faça questão de ter todos os pingos nos "i" quanto à esse assunto.
# 12: Seja cortês no uso do telefone e de internet. Nada de ficar altos papos no telefone ou varar a noite na internet ou na televisão, a não ser que eles não tenham problema com isso.
# 13:Respeite o estilo de vida do seu host. Se ninguém na casa fuma e você fuma, então fume lá fora. Se ninguém na casa bebe e você bebe, não traga bebida p/ casa do seu host, beba quando estiver turistando, mas não volte pra casa deles bêbado!
#14: Inclua seu host na programação/atividades: Não seja daquelas pessoas que só se lembra do fulano e do silcrano quando precisa de um lugar pra ficar.Além de grosseiro, é super deselegante.
#15:Tenha expectativas realistas quanto à sua programação. Já passou o dia batendo perna? Seu host tá cansado? Então não mata ficar em casa.Tb tenha sensibilidade no quesito financeiro.Se você sabe que seu host tem um orçamento limitado, nada de extravagância.A última coisa que você quer é fazer com que o dono da casa se sinta mal ou inadequado.
Eu tive uma situação assim.Dois amigos estrangeiros queriam porque queriam andar de jetski na Lagoa do Banana.O dia estava chuvoso, terrível para dirigir, mas eu e minha família os levamos mesmo assim.O lugar era longe .Ajeitamos nossa agenda para melhor beneficiá-los e eles nem se quer contribuíram com a gasolina.Ficamos super chateados.Achei uma falta de educação só!
#16:Abra-se para o novo. Experimente a comida local.Nada de ser aquele tipo de pessoa que saiu para viajar e quer comer o que come em casa todos os dias.
Estes são os pontos que me vieram à cabeça, se você que mora nos EUA lembra de algum ponto importante que eu não cobri, pode mencionar nos comentários.
E você que mora em outro país, fala aí pra gente: o que os nativos esperam de um hóspede?